Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
X Forum Mineiro de Psicanálise

De R$ 76,00 Por R$ 53,20.

O Fórum Mineiro de Psicanálise consagrou-se como polo de convergência e diálogo, reunindo uma pluralidade de caminhos formativos. Neste volume sobre “As dificuldades da psicanálise”, procura-se resgatar a radicalidade da conferência de Freud sobre “Os caminhos da terapia psicanalítica”, conhecida por formular uma mudança de horizonte da psicanálise depois da guerra e da epidemia de gripe espanhola de 1919. Neste texto, salientam-se a presença da psicanálise como parte da política de saúde mental, a necessidade de ampliar seu acesso e os limites de sua execução. Cem anos depois nos vemos diante de novos desafios e de caminhos que se abrem para a psicanálise no Brasil, desde que a pandemia reconfigurou o campo da saúde mental e atraiu a atenção mais genérica sobre si. Diante de uma nova epidemia e de um novo tipo de guerra, não mais entre países, mas dentro das nações, a psicanálise tem mostrado sua capacidade de responder ao horizonte de sua época tanto com a capilarização de sua presença social quanto pela radicalidade de sua ética. Mais do que nunca é momento de criação e retomada de fundamentos, de avanço e circunscrição de rigor, de mostrar sua importância sem que isso massifique a artesania da clínica. É isso que se encontrará nestas páginas que tematizam o estranho, o estrangeiro e a diferença como princípio indutor do fazer psicanalítico. (Christian Dunker)

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Abraão Lincoln Cerqueira de Sousa Moreira - Graduando em Psicologia no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS / UFBA), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX) e membro do Estori(a)rte (grupo de extensão de contação de estórias no hospital).

Adriane de Oliveira Teixeira - Graduanda em Psicologia no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS / UFBA), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX) e membro do Estori(a)rte (grupo de extensão de contação de estórias no hospital).

Alice Bruna Fernandes Benevides - Graduanda em Psicologia no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS / UFBA) e membro do Estori(a)rte (grupo de extensão de contação de estórias no hospital).

Alexandre S. Barbosa - Doutorado em Medicina / UFMG e pós-doutorado em Filosofia / UFMG.

Ana Luisa Sanders Britto - Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2020). Cursou Arte Contemporânea, Fotografia, Cinema e Vídeo-Arte no Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. Atua como estagiária no projeto Desembola na Ideia e desenvolve pesquisas a partir da articulação entre psicanálise, estética e política.

Ana Maria Fabrino Favato - Natural de Diamantina. Cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984). Iniciou a formação psicanalítica em 1987. Psicanalista, membro da ATO - escola de psicanálise (Belo Horizonte / MG). Mestre pela UFMG com linha de pesquisa em Estudos Psicanalíticos (2004). Especialista pela UFMG em Teoria Psicanalítica (2003). Especialista em Saúde Mental pela Fundação Ezequiel Dias (2000).

Ângela Maria Resende Vorcaro - Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro do Grupo de Pesquisa Anppep - Psicanálise e Educação e do Centro de Pesquisas Outrarte (IEL / Unicamp).

Bárbara Maria Brandão Guatimosim - Psicóloga, psicanalista e membro do Fórum do Campo Lacaniano BH, EPFCL - Brasil, com artigos publicados em várias revistas e coletâneas de psicanálise. Organizadora do livro Em torno do cartel, pela AFCL. Mestre e doutora em Estudos Literários pela UFMG, na linha de pesquisa Literatura e Psicanálise.

Carolina Nassau Ribeiro - Psicanalista, membro do Aleph - Escola de Psicanálise (Belo Horizonte), possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente, faz doutorado em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Christian Ingo Lenz Dunker - Psicanalista, professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP. Analista membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, duas vezes agraciado com o Prêmio Jabuti, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, youtuber, coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de mais de 100 artigos científicos e de 10 livros, entre eles O palhaço e o psicanalista (Planeta 2018), Transformações da intimidade (Ubu 2017), Mal-estar, sofrimento e sintoma (Boitempo 2015) e Estrutura e constituição da clínica psicanalítica (Annablume 2012).

Claudete Justino Correa - Mestranda pelo programa de pós-graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ (2019). Possui graduação em Psicologia pelo Unilavras (2011-2015). Psicanalista. Psicóloga clínica.

Daniela Paula do Couto - Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa “Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura”.

Daniela Rodrigues Goulart Gomes - Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA), coordenadora do Grupo Estori(a)rte de contação de estórias no hospital e do Grupo Unheimlich de estudos psicanalíticos (IMS / UFBA) e doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Danty Dias Marchezane - Psicólogo e mestrando em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Elaine Azevedo - Psicóloga, psicanalista, professora universitária e autora do livro Da pressa à urgência do sujeito. Psicanálise e urgência subjetiva no hospital geral (Appris Editora 2019).

Eliana Rodrigues Pereira Mendes - Nascida em Belo Horizonte. Psicóloga pela PUC Minas. Psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG). Presidente do CPMG de 1997 a 1999 e de 2011 a 2014. Vice-presidente de 2017 a 2020. Coordenadora do Seminário de “Psicanálise e suas contribuições à cultura”, nos seminários de formação de novos psicanalistas do CPMG. Delegada do Brasil na International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS). Editora da revista do International Forum of Psychoanalysis (IFP) para a América do Sul de 1997 a 2020, tendo sido editora especial convidada em três números da referida revista. Tem vários artigos sobre psicanálise publicados em revistas e livros nacionais e estrangeiros.

Fernanda de Barros Campos - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2017). Ganhadora do Prêmio Destaque com a Iniciação Científica “Língua e Linguagem em Wallon e Chomsky: investigação introdutória através de duas obras”. Atualmente, é graduanda em Letras / Português também pela UFSJ e escritora de romances e contos voltados para o público jovem adulto.

Flávia Drummond Naves - Psicanalista e escritora. Nasceu em Belo Horizonte (MG). Tem artigos de psicanálise publicados em revistas especializadas desde 1990. Participou de antologias de psicanálise e literatura, a mais recente “da solidão” (Quixote + Do, 2018). No campo da literatura, publicou quatro livros de poesia e um livro infantil. Ao longo de seu percurso como escritora, recebeu alguns prêmios. Em 2019, ganhou o Prêmio Matilde Rosa Araújo - Trofa, Portugal, na categoria escritores estrangeiros.

Gilson Iannini - Psicanalista, professor associado do Departamento de Psicologia da UFMG e editor das Obras Incompletas de S. Freud (Ed. Autêntica).

Gisele Scarpone Salem - Psicóloga, psicanalista em formação e membro do Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão. Especialista em Educação pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e em Saúde Mental pela Escola de Saúde de Minas Gerais (ESMIG). Nascida em Belo Horizonte, é servidora pública na Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (MG).

Guilherme Massara Rocha - Psicanalista, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFMG e membro da International Society of Philosophy and Psychoanalysis e da Fédération Européenne de Psychanalyse.

Hugo Silva Valente - Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Psicólogo clínico em Muriaé (MG) e professor de Psicologia no Centro Universitário Unifaminas e na Pós-Graduação em Psicanálise da Rede Performance de Ensino.

Humberto Moacir de Oliveira - Mestre em Psicologia pela UFMG e autor da peça As cornucópias da fortuna (2018), publicada pela Giostri Editora, de São Paulo (SP), e do romance O dia em que conheci Sophia (2007), edição do autor. Atua como psicólogo clínico desde 2006 e é o atual coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP).

Juliana de Jesus Marçal - Psicóloga, psicanalista e professora da Faculdade de Nova Serrana (FANS).

Júlio Eduardo de Castro - Professor titular aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na área de Psicanálise (Freud e Lacan). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado em Psicologia pela PUC Minas (2012). Experiência em Clínica psicanalítica freudiana e lacaniana. Tem pesquisado na Pós-Graduação da Universidade principalmente os seguintes temas: ética da psicanálise; ensino e transmissão da psicanálise; desejo, discurso, ato e saber do psicanalista; e clínica da psicose.

Letícia Santos Cerqueira - Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA / RJ), especialista em Teoria Psicanalítica: Prática Clínica e Institucional pela Universidade Veiga de Almeida (UVA / RJ) e especialista em Saúde Coletiva. Psicóloga clínica. Professora da UNIREDENTOR e da Pós-Graduação em Psicanálise da Rede Performance de Ensino. Graduada em Psicologia pela UNIFAMINAS.

Marcelo Fonseca Gomes de Souza - Doutor pela UFMG e professor adjunto do curso de Psicologia da UFRB.

Marco Antonio Coutinho Jorge - Psicanalista, psiquiatra, professor associado e pesquisador procientista do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise e chefe do Departamento de Psicanálise do Instituto de Psicologia da UERJ. Fundador e diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris) e da Associação Insistance (Paris). Faculty member da Après-Coup Psichoanalytic Association (Nova York). Membro da PIP Section of the World Psychiatric Association. Autor, entre outros, da série Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan - v. 1: As bases conceituais (2000); v. 2: A clínica da fantasia (2010); v. 3: A prática analítica (2017); e v. 4: O laboratório do analista (2021, no prelo). Coautor de Transexualidade: O corpo entre o sujeito e a ciência (2018) e de Histeria - estrutura, discurso e epidemias (2021, no prelo), todos publicados pela Zahar.

Marcos Eichler de Almeida Silva - Professor adjunto do Departamento de Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Olívia Loureiro Viana - Psicóloga graduada pela UFMG (2017), com pós-graduação em Psicanálise: Clínica da Criança e do Adolescente (2019). Atua como psicóloga clínica em consultório particular e como oficineira nas instituições Freud Cidadão e Desembola na Ideia.

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly - Psicóloga (PUC Minas, Belo Horizonte), Mestre em Psicologia (PUC-Campinas), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP, São Paulo) e Pós-Doutora em Filosofia da Educação (USP, São Paulo). Psicanalista em permanente formação. Docente universitária. Coordenadora do NEPE - núcleo de estudos em psicanálise e educação (Poços de Caldas, MG). Estuda Psicopatologia, Educação e Clínica Psicanalítica.

Rosely Gazire Melgaço - Psicóloga, psicanalista, membro da Escola Freudiana de Belo Horizonte / Iepsi, membro da Rede RIEPP e da La Cause des Bébés e co-coordenadora do PREAUT Brasil em Minas Gerais. Diretora da coleção Aventuras e travessuras na linguagem, da Editora Instituto Langage; coautora dos livros O porão da família, Entre atos e laços, Da solidão, clínica psicanalítica contemporânea e Texturas do vazio em Psicanálise. Foi organizadora do livro A ética na atenção ao bebê - Psicanálise, saúde e educação e O bebê e as palavras - uma visão transdisciplinar sobre o bebê. Dedica-se à Clínica Psicanalítica no consultório e à Transmissão em Psicanálise através de cursos e seminários.

Sidney Kelly Santos - Arquiteto e psicanalista em formação. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER). Mestrado Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade (UNIFAE). Membro do NEPE (núcleo de estudos em psicanálise e educação), de Poços de Caldas (MG).

Vanilza Corradi - Psicóloga clínica.

Vinícius Moreira Lima - Psicanalista, mestrando em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG (2020-2022), sob orientação do Prof. Dr. Gilson Iannini. Bolsista de mestrado do CNPq. Coordenador, com o Prof. Dr. Guilherme Massara Rocha, da pesquisa “Psicanálise lacaniana e teoria queer: um debate possível?”, bem como de seu subprojeto, “Quem a drag monta? Psicanálise, teoria queer e a função subjetiva da drag”, no Departamento de Psicologia da UFMG.

Viviane Rocha Dias - Graduanda em Psicologia no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS / UFBA) e membro do Estori(a)rte (grupo de extensão de contação de estórias no hospital).

 
 
Por: R$ 53,20
ISBN: 978-65-86089-13-4
Páginas: 304
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento