Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Leitura, História e Provocações - Sob Múltiplos Olhares

(Organização: Antonio Freitas, Marinaide Freitas e Nadja Naira Ribeiro)

• Antonio Freitas
• Marinaide Freitas
• Nadja Naira Ribeiro

De R$ 52,00 Por R$ 36,40.

O surgimento deste livro foi motivado a partir do Observatório Alagoano de Leitura em Educação de Jovens e Adultos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a partir de 2011, e implantado no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (Nepeal), do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As suas páginas são um convite ao debate por meio do diálogo entre autores, autoras, leitores, neoleitores, leitoras e neoleitoras, no sentido de construir possibilidades de contribuições significativas entre todas as pessoas que se dedicam ao ensino e pesquisa sobre leitura. Tanto no âmbito da educação básica ou em nível universitário, não temos a pretensão de trazer receitas e sim propor provocações e novos olhares enriquecedores que devem ser ressignificados no processo de ação-reflexão-ação sobre o ato de ler.

Este livro focaliza-se numa das dimensões essenciais para a promoção do alfabetismo - o ensino e as práticas  da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os autores presentes neste livro trazem múltiplos olhares e sentidos de pesquisas sobre a formação de leitores no processo de alfabetização de jovens e adultos. Alguns dos processos investigativos nos oferecem a análise de como se desenvolvem o ensino e as práticas de leitura na sala de aula assentes numa práxis teórico-metodológica colaborativa, que promove uma formação dos sujeitos que fazem parte das investigações. Em outros surgem narrativas de alfabetização dos sujeitos da educação de Jovens e Adultos, o Ensino da leitura, a relação com os saberes na escolarização, a identidade e ação leitora.

Nas temáticas e problemáticas propostas no livro não se negligencia as subjetividades e complexidade dos contextos e dos sujeitos em ação. É dentro deste quadro que emerge a urgência de reflexão-ação/ação-reflexão, no sentido de alterar, reconfigurar, ressignificar e mudar as práticas, neste caso específico as práticas de leitura. Ou seja, é no contexto com os sujeitos e não para o contexto e para os sujeitos que dever-se-á construir e desenvolver processos de mudança. É neste campo que esta obra é também um excelente contributo para a tomada de consciência que professores, alunos e escolas têm uma cultura que não pode ser ignorada e é dentro dessas culturas que os sujeitos se identificam e têm a possibilidade de mudança e emancipação.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Antonio Freitas - Pós-Doutor em Mídia e Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (FPCE/UP, 2007). Doutor em Linguística (Ufal, 2002). Mestre em Letras (Ufal, 1996). Especialização em Língua Portuguesa (1994, Ufal). Graduação em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp, 1981). Professor Associado IV do Curso de Jornalismo da Ufal. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Jornalismo, Linguagem e Multimídia (Comulti). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Cedu/Ufal). Atua nas áreas de Comunicação, Linguagem e Educação. Linhas de pesquisa: Jornalismo, Gêneros midiáticos, Estética midiática, Retórica jornalística, Educomunicação, Discurso da mídia. Pesquisador Associado do Observatório de Educação na pesquisa sobre Leitura na Educação de Jovens e Adultos (2010-2014) financiada pela Capes (Edital nº. 38/2010) realizada junto ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização em Alagoas (Nepeal/Cedu/Ufal). Atualmente pesquisa a estética do discurso radiofônico grotesco tendo como objeto analítico o programa A Hora do Mução.

Marinaide Freitas - Professora Associada da Ufal. Pós-doutora em Formação Docente pela Universidade do Porto, Portugal (FPCEUP). Ministra aulas na Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação Brasileira (PPGE/Ufal), nas linhas: a) História e Política, e b) Educação e Linguagem. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja). Coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação (Cedu) da Ufal. Coordenadora do Observatório Alagoano de Leitura em EJA financiado pela Capes (2001-2014) e coordenou também o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Casadinho) entre as Universidades: Federal de Alagoas (Ufal), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no período 2011-2016. Integra o comitê científico do GT 18 (Educação de Jovens e Adultos) da Anped.

Nadja Naira Ribeiro - Professora Associada (Cedu/Ufal,  Aposentada). Estágio Pós-doutoral em Educação pela UERJ (2014-2015); Doutora em Linguística (PPGL/Ufal, 2006); Mestra em Letras e Linguística (PPGL/Ufal, 1999); Especialista em Didática do Ensino Superior (1986) e Psicologia Social (1992). Graduada em Pedagogia (Ufal, 1982); Editora da Revista Debates em Educação (PPGE/Ufal, 2012/2015); professora do PPGE/Ufal (2012 a 2016). Líder do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas em EJA (2012 a 2014); membro do Observatório de Leitura em EJA (2011 a 2103); membro do Grupo de Pesquisa Currículos Praticados (PROPED/UERJ, 2014 a 2015); membro do Grupo de Pesquisa Formação continuada de professores e intervenção na prática docente ((Uneal - CNPq), desde 2014) e atualmente vinculada ao Programa de Pós-graduação (Mestrado) da FAT.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Adriana Cavalcanti dos Santos
Antonio Freitas (org.)
Edna Telma Fonseca e Silva Vilar
Jane Paiva
Kátia Maria Santos Mota
Marcia Soares de Alvarenga
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
Maria Luiza Wilker da Silva Cortes
Marinaide Freitas (org.)
Nadja Naira Ribeiro (org.)
Priscila L. de C. Cerqueira
Rita de Cássia Souto Maior
Rodrigo Matos de Souza
Sara Menezes Reis
Valéria Campos Cavalcante

 
 
Por: R$ 36,40
ISBN: 978-65-86089-03-5
Páginas: 196
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2020
 
 
Formas de Pagamento