COMPRE AQUI
A criança forma sua imagem como leitora desde muito cedo, em situações em que vive em meio aos livros, ao olhar o outro lendo, ao ouvir histórias e folhear livros de todos os formatos e materialidades. No entanto, é preciso que esse bebê ou a criança pequenininha seja inserido no processo educativo da leitura literária. Neste sentido, a obra: Literatura e Educação infantil: para ler, contar e encantar abre caminhos na constituição do humano em cada uma dessas crianças.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - Livre-docente em Leitura e Escrita pela Unesp (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015). Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela UFSCar (1995). Pedagoga pela Unesp (1992). Desde 2000 é professora na FFC - Unesp, Marília, junto ao Departamento de Didática, e do Programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO “Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação”.
Renata Junqueira de Souza - Livre-docente em Metodologia, Conteúdos e Práticas em Língua Portuguesa (2012). Pós-doutorado em Literatura e Ensino na British Columbia University (2001) e Ohio State University (2001, 2005, 2012). Graduada em Letras pela Unesp (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Unesp (2000). É professora da FCT - Unesp - Presidente Prudente desde 1994, junto ao departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” - CELLIJ. Atualmente é professora visitante da Universidade do Minho, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2015.
SOBRE OS AUTORES:
Angela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça - É licenciada em Estudos Portugueses, Universidade Nova de Lisboa e é doutora em Ciências da Educação, Universidade de Évora, Portugal, onde é professora no Departamento de Pedagogia e Educação. Em 2010 foi professora visitante na Universidade Estadual Paulista - UNESP. É membro do CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. É coordenadora em Portugal da Rede Internacional de Universidades Leitoras.
Celso Sisto - Possui graduação em Artes Cênicas (1989), graduação em Educação Artística (1992) e Especialização em Literatura Infantil e Juvenil (1990) pela UFRJ, Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC (2004) e Doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS (2012). Atualmente, desenvolve pesquisa na UFRGS e atua, principalmente, nos temas: performance literária, teatro na educação, formação de leitores e agentes de leitura, escrita criativa, crítica literária, ilustração de livros infantis e juvenis, teoria e história do teatro e história da literatura infantil e juvenil.
Cinthia Magda Fernandes Ariosi - É doutora em Educação (2010) e mestre em Educação (2004) pela Unesp. Fez especialização em Alfabetização na Unesp (1999) e no ensino de artes na Uninter (2012). Graduada em Pedagogia pela USC (1997) e cursou o magistério pelo CEFAM-Bauru (1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e políticas educacionais para a infância. É docente na Unesp/Presidente Prudente. Coordena projetos de pesquisa e é fundadora e líder do Grupo de estudo e pesquisa sobre a primeira infância - GEPPI.
Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes - Graduada em Pedagogia (1999), mestre em Filosofia (2003), doutora em Educação, na linha de pesquisa em Educação Especial no Brasil (2010), pós-doutora em Educação (2013) e (2014) pela Unesp. É membro do grupo de pesquisa: Desvio, diferença e estigma e do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil-História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em Formação de Professores, atuando nos temas: formação de recursos humanos especializados em educação especial, educação especial, educação inclusiva, currículo e formação de conceitos.
Eliane Debus - Possui graduação em Letras pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela UFSC (1996) e doutorado em Linguística e Letras pela PUCRS (2001). Atualmente, é professora da UFSC e líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da UFSC. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando nos seguintes temas: literatura infantil, literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.
Elié Bajard - Graduado em Letras Francesa pela Universidade de Argel (1968) e doutor em Linguística pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1986). Atualmente, é pesquisador em duas ONGs da periferia da capital paulista e consultor junto à Secretaria da Educação do Município de Marília, SP. Atua na área de Educação, com ênfase na formação de docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos temas: leitura, escrita, alfabetização e aprendizagem de línguas. Foi condecorado em 2014 com o título de Chevalier de Ordre National du Mérite.
Elieuza Aparecida de Lima - Graduada em Pedagogia pela Unesp (1996). Concluiu Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, é docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unesp/Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s, e Didática. É membro dos Grupos de Pesquisa: “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural”; e “GP FORME: Formação do Educador”; cadastrados junto ao CNPq.
Gilka Girardello - Possui graduação em Comunicação pela UFRGS (1978), mestrado em Ciências Humanas (1990) e pós-doutorado (2011) pela New School for Social Research de Nova York, doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (1998). Professora associada da UFSC, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: comunicação, cultura, infância, imaginação, narrativa e formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental.
Gislene Aparecida da Silva Barbosa - Possui graduação em Letras pela Unesp (2002) e em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2013). Mestre em Educação pela Unesp (2011). Atualmente, é diretor técnico I da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, professor mestre da Faculdade de Presidente Prudente e aluna do doutorado em Educação da Unesp. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos temas: sequência didática, produção de texto, ensino de língua portuguesa, metodologias de ensino e estratégias de leitura.
Irando Alves Martins Neto - Possui graduação em Letras pela Faculdade de Presidente Prudente (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professor do IFSP - Campus Presidente Epitácio. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de leitura, ensino, material didático, leitura e formação de leitores.
Juliane Motoyama - Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da FCT, UNESP (2015) e Doutoranda em Educação pela mesma instituição (2016 - 2020). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), graduação em Letras pela FAPEPE (2014). Atuou como Orientadora Pedagógica na rede municipal de Presidente Prudente-SP e, atualmente, é Diretora de Escola no mesmo município. Possui experiência na área de produção textual, literatura infanto-juvenil e contação de histórias.
Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva - Licenciada em Letras (2000), especialista em Língua Portuguesa (2004) e mestre em Educação (2009) pela UFMT; Pedagoga (2012) pela FALBE. É docente da Universidade Federal de Goiás. É estudiosa da área Educação e Linguagem, com ênfase em leitura, literatura infantil, formação e trabalho docente da Educação Infantil e literatura para bebês. É integrante do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil Maria Betty Coelho Silva (CELLIJ). É autora do livro O Nascimento do Leitor: ler, contar e ouvir histórias na Educação Infantil (2012).
Maria Amélia Dalvi - É licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Ufes, onde trabalha como docente. Interessa-se por questões relacionadas à educação literária e às inter-relações entre impressos, leitura e literatura. É autora de obras, como, Drummond: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático (2011) e é co-organizadora de A crítica literária: percursos, métodos, exercícios (2009), Leitura de literatura na escola (2013) e de Bravos Companheiros e Fantasmas: estudos críticos sobre o autor capixaba (vol. 5, 2014).
Marta Campos de Quadros - Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo (1983) e doutorado em Educação (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas (2007) e mestrado em Educação (2005) pela Universidade Luterana do Brasil. Desenvolve pesquisas na perspectiva dos Estudos Culturais e Educação focando pedagogias culturais, mídia, leitura e literatura, cultura e educação. Atualmente é pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade do PPGEDU-UFRGS.
Rosane Michelli de Castro - Atua como professora assistente na Unesp/Marília. Possui Graduação em Educação Física pela UNIMAR (1988), Graduação em Pedagogia (1995), Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Unesp, Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Coordena, atualmente, o projeto integrado A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e História da Educação, atuando nos seguintes temas: formação de professores, ensino fundamental, ensino superior, pesquisa educacional.
Silvana Ferreira de Souza Balsan - Possui graduação em Pedagogia pela Unesp (2005), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra” (1998) e mestrado em Educação pela Unesp (2009). É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp. Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Dracena. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: literatura infantil, formação de leitores, estratégias de leitura, fábulas e história em quadrinhos.
Valéria Santos da Silva - Mestre em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2009) pela Unesp. É membro do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário e orientadora do Projeto “Hora do Conto”, ambos pelo Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). É atriz; diretora de espetáculos; professora de teatro e contadora de histórias. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: literatura infantil, contação de histórias, oralidade e teatro.
Vania Kelen Belão Vagula - Possui graduação em Pedagogia (2001) e mestrado em Educação (2005) pela Unesp. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação da FCT/UNESP, atua como professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e como formadora do programa federal de formação de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, avaliar, leitura, formação de professores e aprender.