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Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central está num terceiro termo - profissão - e tudo o que nele implica de referenciais teóricos e práticos, de conhecimentos e de cultura, de identidade e de experiência.
Por isso, tenho insistido na importância de trazer a profissão para “dentro” da formação, sem nunca reduzir a profissão à prática. Trata-se de trazer toda a profissão, na sua complexidade e na diversidade das suas dimensões políticas, sociais, culturais e pessoais. [...] “Trazer a profissão” quer também dizer “trazer as escolas”, isto é, aproximar a formação de professores do trabalho pedagógico. Antônio Nóvoa
A reflexão sobre a boniteza do ato de ensinar e a constituição da identidade do professor na contemporaneidade, considerando a ótica freiriana, trouxe para este livro a necessidade de pôr em discussão as relações entre educação, escola, formação de professores e sociedade. As reflexões foram organizadas de modo a possibilitarem uma compreensão de que o processo educativo - o ensinar e aprender - é um processo de formação humana, de constituição de sujeitos sociais singulares. Estes, sempre inacabados em sua humanidade, se produzem como sujeitos históricos, consumidores e produtores de conhecimento, nas múltiplas relações que desenvolvem nos espaços de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os artigos, produzidos por pesquisadores, profes-sores universitários e da escola básica, colocam no centro das discussões ações e atividades que focam sempre a formação inicial e continuada do professor da e para a escola básica. Com isso, a proposta desta obra é construir uma dimensão caleidoscópica da identidade do professor na contemporaneidade, visando uma reflexão, sem simplificação, sobre a boniteza de ensinar, tal como propôs Paulo Freire.
SÃO AUTORES DESTA OBRA:
Acir Mário Karwoski
Agustina Rosa Echeverría
Amanda Regina Gonçalves
Andréia da Cunha Malheiros Santana
Arlindo Jose de Souza Junior
Beatriz de Paula Souza
Beatriz Gaydeczka
Danielle de Almeida Menezes
Derval Santos Rosa
Dileno Dustan Lucas de Souza
Diogo Michel Veloso Oliveira
Éliton Meireles de Moura
Elizandra Zeulli
Fernanda Borges Andrade Dantas
Flávio Henrique Dias Saldanha
Geraldo Gonçalves de Lima
Hélder Eterno da Silveira
Janaína Aguiar Mendes Galvão
José Carlos Libâneo
José Carlos Rothen
Josemir Almeida Barros
Juliana Bertucci Barbosa
Lucineide Mendes Pires
Lucy Duró Matos Andrade Silva
Marcel Mano
Marili Peres Junqueira
Marinalva Vieira Barbosa
Marta Sueli de Faria Sforni
Marvile Palis Costa Oliveira
Milena Magalhães
Natalia Ap. Morato Fernandes
Neide Borges Pedrosa
Orlando Fernández Aquino
Rodrigo de Freitas Costa