Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Boniteza de Ensinar e a Identidade do Professor na Contemporaneidade

(Organização: Amanda Regina Gonçalves, Beatriz Gaydeczka, Fernanda Borges, Andrade Dantas, Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa e Natalia Morato Fernandes)

 

• Amanda Regina Gonçalves
• Beatriz Gaydeczka
• Fernanda Borges Andrade Dantas
• Juliana Bertucci Barbosa
• Marinalva Vieira Barbosa
• Natalia Ap. Morato Fernandes

COMPRE AQUI

Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central está num terceiro termo - profissão - e tudo o que nele implica de referenciais teóricos e práticos, de conhecimentos e de cultura, de identidade e de experiência.

Por isso, tenho insistido na importância de trazer a profissão para “dentro” da formação, sem nunca reduzir a profissão à prática. Trata-se de trazer toda a profissão, na sua complexidade e na diversidade das suas dimensões políticas, sociais, culturais e pessoais. [...] “Trazer a profissão” quer também dizer “trazer as escolas”, isto é, aproximar a formação de professores do trabalho pedagógico.  Antônio Nóvoa

A reflexão sobre a boniteza do ato de ensinar e a constituição da identidade do professor na contemporaneidade, considerando a ótica freiriana, trouxe para este livro a necessidade de pôr em discussão as relações entre educação, escola, formação de professores e sociedade. As reflexões foram organizadas de modo a possibilitarem uma compreensão de que o processo educativo - o ensinar e aprender - é um processo de formação humana, de constituição de sujeitos sociais singulares. Estes, sempre inacabados em sua humanidade, se produzem como sujeitos históricos, consumidores e produtores de conhecimento, nas múltiplas relações que desenvolvem nos espaços de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os artigos, produzidos por pesquisadores, profes-sores universitários e da escola básica, colocam no centro das discussões ações e atividades que focam sempre a formação inicial e continuada do professor da e para a escola básica. Com isso, a proposta desta obra é construir uma dimensão caleidoscópica da identidade do professor na contemporaneidade, visando uma reflexão, sem simplificação, sobre a boniteza de ensinar, tal como propôs Paulo Freire.

SÃO AUTORES DESTA OBRA:

Acir Mário Karwoski
Agustina Rosa Echeverría
Amanda Regina Gonçalves
Andréia da Cunha Malheiros Santana
Arlindo Jose de Souza Junior
Beatriz de Paula Souza
Beatriz Gaydeczka
Danielle de Almeida Menezes
Derval Santos Rosa
Dileno Dustan Lucas de Souza
Diogo Michel Veloso Oliveira
Éliton Meireles de Moura
Elizandra Zeulli
Fernanda Borges Andrade Dantas
Flávio Henrique Dias Saldanha
Geraldo Gonçalves de Lima
Hélder Eterno da Silveira
Janaína Aguiar Mendes Galvão
José Carlos Libâneo  
José Carlos Rothen
Josemir Almeida Barros
Juliana Bertucci Barbosa    
Lucineide Mendes Pires
Lucy Duró Matos Andrade Silva
Marcel Mano
Marili Peres Junqueira
Marinalva Vieira Barbosa
Marta Sueli de Faria Sforni
Marvile Palis Costa Oliveira
Milena Magalhães  
Natalia Ap. Morato Fernandes
Neide Borges Pedrosa
Orlando Fernández Aquino
Rodrigo de Freitas Costa

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-349-9
Páginas: 420
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento