Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
Entre Saberes, Encantos, Festas e Lutas
Eliene Lopes Faria, Genesco Alves de Sousa, José Alfredo Oliveira Debortoli, Sônia Cristina de Assis.
ISBN: 978-85-7591-675-9
Formato: ePub | Acabamento: Ebook
Páginas: ePub | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Práticas de Lazer nas Encruzilhadas do Cotidiano

Sinopse:

Ebook disponivel para leitura gratuitamente, programa CAPES/PROAP

Link para o Download do Ebook:

https://drive.google.com/file/d/1mMOvequcdNJ4-Ngel92-5xQQDTFQXu0S/view?usp=share_link

 

Os textos que compõem esta publicação se originam de uma história de encontros proporcionados pelo Núcleo de Estudos sobre aprendizagem na Prática Social, que, ao longo de mais de uma década, vem estabelecendo diálogo entre os campos da Educação, dos Estudos do Lazer, da Antropologia e das Artes. Abraçamos experiências de pesquisa e aprendizagem que convidam ao conhecimento como horizonte de expressão nas práticas sociais e culturais, criativas, de resistência e de luta; nos saberes de gentes que nos convidam a aprender outros sentidos para pensar a educação, a escola e os contextos educativos sob princípios outros, como “ecologias” e “economias” que interpelam relações mais coletivas, cuidadosas, colaborativas, identificadas aos diversos Movimentos Sociais que articulam formas não patriarcais, não extrativistas, antirracistas, anticolonialistas de existir. Assinalamos modos de ser e habitar o mundo como compartilhamento de situações práticas e de experiências culturais, de maneira que, nas respostas aos desafios da vida, abrem-se possibilidades de acesso, aprendizagem, consciência, modos de festejar, encantar, existir e reexistir. Propomos uma abertura para diálogos, movimentos, sonhos, saberes, lutas, encantamentos... modos de vida !!!

 

 

Sobre os organizadores(as)

 

Eliene Lopes Faria é professora de educação física do Colégio Técnico da UFMG, doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG e professora do programa de pós-graduação (mestrado profissional Educação e Docência – Promestre) da Faculdade de Educação da UFMG. Tem como interesse de pesquisa os temas educação, cultura e aprendizagem.

 

Genesco Alves de Sousa é integrante do Nzo Atim Kitalodé. Professor na Escola de Design/ UEMG. Coordenador do Centro de Estudos em Design da Imagem (ED/UEMG). Doutor em Estudos do Lazer (EEFFTO/UFMG). Mestre em Letras (UESC/FAPESB). Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais (UESC). Graduado em Artes Plásticas (Escola Guignard/UEMG). Membro do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NaPrática (UFMG/COLTEC/UEMG), do Núcleo de Ilustração e Quadrinhos (NIQ+/ED UEMG) e do Coletivo Rebolo. Colabora com os grupos de pesquisa Artefatos Lúdicos e Quebra-cabecedário (ED/UEMG).

 

José Alfredo Oliveira Debortoli é Professor do Departamento de Educação Física – EEFFTO/UFMG. Credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Estudos do Lazer EEFFTO e Mestrado Profissional Educação e Docência FaE. Cursou Mestrado em Educação – UFMG; Doutorado em Educação – PUC-Rio; Pós-Doutorado em Antropologia Social – UnB. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NAPrática. Desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Cultura, Saberes Tradicionais e Educação.

 

Sônia Cristina de Assis. Professora na Escola de Música/UEMG com pesquisa e estudos na área da Educação Musical e etnomusicologia, especificamente sobre o Reinado e o Reisado Mineiro. Cursou Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos do Lazer – (EEFFTO/UFMG). Mestrado em Educação, Cultura e Organização Social – (UEMG/FUNEDI); Especialização em Educação Musical – (MÚSICA/UFMG); Graduação em Educação Artística – Habilitação em Música (ESMU/UEMG). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NaPrática. Coordenadora do Coletivo Rebolo, criado em 2019, na ESMU/UEMG.

 

 

Participam da coletânea:

 

Alanyni Silva De Jesus

Avelin Buniacá Kambiwá

Bartos Batista Bernardes

Bruno Silva Nigri

Camille Moliere Freitas

Claudia Franco Monteiro

Cristiane Miryam Drumond de Brito

Dirceu Ferreira Sérgio

Eliene Lopes Faria

Gabriela Ferreira Curi

Genesco Alves de Sousa

Gláucio Campos Gomes de Matos

Jéssica Marroques

Joise Simas de Souza Maurício

José Alfredo Oliveira Debortoli

Júlia Dias Lino Moreira

Karla Occeli Costa

Khellen Cristina Pires Correia Soares

Lucas Brandão Procópio (Krishna)

Mam’etu Kitaloyá

Maurício Tizumba

Naiara Paola de Oliveira

Paula Lúcia de Moura Pinto

Raquel Magalhães Borges

Raquel Rocha Nunes

Renata Martins

Sônia Cristina de Assis

Swami Aghorananda Saraswati

Valdir de Assis Cruz

Sobre os Autores:
Eliene Lopes Faria - Eliene Lopes Faria é professora de educação física do Colégio Técnico da UFMG, doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG e professora do programa de pós-graduação (mestrado profissional Educação e Docência – Promestre) da Faculdade de Educação da UFMG. Tem como interesse de pesquisa os temas educação, cultura e aprendizagem.

Genesco Alves de Sousa - Genesco Alves de Sousa é integrante do Nzo Atim Kitalodé. Professor na Escola de Design/ UEMG. Coordenador do Centro de Estudos em Design da Imagem (ED/UEMG). Doutor em Estudos do Lazer (EEFFTO/UFMG). Mestre em Letras (UESC/FAPESB). Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais (UESC). Graduado em Artes Plásticas (Escola Guignard/UEMG). Membro do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NaPrática (UFMG/COLTEC/UEMG), do Núcleo de Ilustração e Quadrinhos (NIQ+/ED UEMG) e do Coletivo Rebolo. Colabora com os grupos de pesquisa Artefatos Lúdicos e Quebra-cabecedário (ED/UEMG).

José Alfredo Oliveira Debortoli - José Alfredo Oliveira Debortoli é Professor do Departamento de Educação Física – EEFFTO/UFMG. Credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Estudos do Lazer EEFFTO e Mestrado Profissional Educação e Docência FaE. Cursou Mestrado em Educação – UFMG; Doutorado em Educação – PUC-Rio; Pós-Doutorado em Antropologia Social – UnB. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NAPrática. Desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Cultura, Saberes Tradicionais e Educação.

Sônia Cristina de Assis - Sônia Cristina de Assis. Professora na Escola de Música/UEMG com pesquisa e estudos na área da Educação Musical e etnomusicologia, especificamente sobre o Reinado e o Reisado Mineiro. Cursou Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos do Lazer – (EEFFTO/UFMG). Mestrado em Educação, Cultura e Organização Social – (UEMG/FUNEDI); Especialização em Educação Musical – (MÚSICA/UFMG); Graduação em Educação Artística – Habilitação em Música (ESMU/UEMG). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social – NaPrática. Coordenadora do Coletivo Rebolo, criado em 2019, na ESMU/UEMG.

Formas de Pagamento