Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Democracia e Participação das Infâncias e Juventudes no Brasil: Cidadanias Mutiladas
Heloísa A. Matos Lins.
ISBN: 978-85-7591-608-7
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 66,50

De R$ 95,00

Sinopse:

 

Os temas aqui abordados por professoras e pesquisadoras de diferentes universidades do país são emergentes e ainda lacunares no mercado editorial. Esses estudos oferecem uma abordagem pouco usual quanto ao direito à educação e à participação social e ativa das infâncias e juventudes, ou seja, seu protagonismo como sujeitos políticos de direito. Destaca-se ainda a abordagem temática interseccional de classe, gênero/ sexualidade, "raça" e etnia, ainda pouco disponíveis a pesquisadores/as e profissionais que atuam na área. Um livro especialmente relevante num momento em que o Brasil sofre importantes refluxos na democracia, com a desvalorização da ciência, da escola, de professores/as, das classes, culturas e existências historicamente marginalizadas e violentadas. Momento em que se coloca em pauta até mesmo o direito da criança à escola, através da proposta de "educação domiciliar", limitadora do acesso aos conhecimentos universalmente compartilhados e valorizados e à escola como espaço de proteção à infância e formação pluralista e cidadã.

 

SOBRE A ORGANIZADORA

 

Heloísa A. Matos Lins é Professora Doutora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou Pós-doutoramento na Universidad de Huelva, Espanha, na área dos Estudos da Infância. Integra o Grupo de Pesquisa DIS -- Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância, da Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Observatorio Latinoamericano Infancias Vulneradas.  Foi professora e orientadora pedagógica de educação básica em escolas públicas, onde se tornou ativista pelos direitos das crianças, com as Sem-Terrinha (no Assentamento I, Sumaré, SP, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST), as crianças de salas especiais e com tantas outras infâncias marginalizadas. Principais áreas de atuação/ interesse: infâncias e diferenças; direitos cívicos e políticos na infância e adolescência; subjetivação política; cultura (i) material e infâncias; educação em direitos humanos/ não-humanos; infâncias surdas; pedagogias decoloniais.

 

Participam da coletânea

 

Águida Cristina Gomes Pardinho

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis

Cristiano Sant’Anna

Gabriela Tebet

Jacqueline Moraes Teixeira

Janaina Cabello

Maria Anória de Jesus Oliveira

Marisa Demarzo

Stela Guedes Caputo

Tamiris Cristina Valentim Cypriano

Sobre os Autores:
Heloísa A. Matos Lins - Heloísa A. Matos Lins é Professora Doutora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou Pós-doutoramento na Universidad de Huelva, Espanha, na área dos Estudos da Infância. Integra o Grupo de Pesquisa DIS -- Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância, da Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Observatorio Latinoamericano Infancias Vulneradas. Foi professora e orientadora pedagógica de educação básica em escolas públicas, onde se tornou ativista pelos direitos das crianças, com as Sem-Terrinha (no Assentamento I, Sumaré, SP, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST), as crianças de salas especiais e com tantas outras infâncias marginalizadas. Principais áreas de atuação/ interesse: infâncias e diferenças; direitos cívicos e políticos na infância e adolescência; subjetivação política; cultura (i) material e infâncias; educação em direitos humanos/ não-humanos; infâncias surdas; pedagogias decoloniais.

Formas de Pagamento