Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Educação Profissional no Brasil: Simbioses entre o Arcaico e o Moderno na Oferta e no Financiamento
Josué Vidal Pereira.
ISBN: 978-85-7591-597-4
Formato: 14 x 21  | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 48,30

DE R$69,00

Sinopse:

 

Este livro tem como objetivo apresentar ao leitor uma perspectiva de Educação Profissional situada criticamente, a partir da compreensão de que se trata de uma modalidade historicamente voltada aos grupos subalternos, o que a priori se constitui como elemento, talvez, o mais importante na formação da sua identidade enquanto educação de classe, numa sociedade profundamente dividida entre uma minoria detentora do capital e de uma imensa maioria cuja venda da sua  força trabalho é o único meio de obtenção de sua existência. No contexto da transição do Taylorismo/Fordismo para o Regime Flexível da acumulação capitalista, que traz consigo o fenômeno do desemprego estrutural, a Educação Profissional é chamada a cumprir um papel que não lhe é próprio, qual seja o da qualificação de mão de obra para postos de trabalho que não mais existem – ou pelo menos não existem para a maioria. É o que os ideólogos e beneficiários do modelo econômico atual costumam chamar de “apagão de mão de obra”, como forma de desviar o foco e a responsabilidade pelas mazelas do Estado para o trabalhador.

 

 

Sobre o autor

 

Josué Vidal Pereira - é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004), Licenciado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (2001). É professor efetivo do Instituto Federal de Goiás/Campus Goiânia. Foi pesquisador bolsista da CAPES/OBEDUC. É pesquisador da Linha de Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase no Financiamento da Educação Profissional e na área da Educação de Jovens e Adultos. Atua como docente no Curso de Licenciatura em História, na EJA Integrada à Educação Profissional, e na Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Também atua na oferta de cursos de Extensão voltados à Formação Continuada de Professores das Redes Públicas.

Sobre os Autores:
Josué Vidal Pereira - Licenciado em História, pela Fundação Universidade do Tocantins (2001), Especialista em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE - UFG. Atualmente, é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia. É pesquisador da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, com envolvimento em projetos e estudos nas linhas de pesquisa: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais e Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

Formas de Pagamento