Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Impressos que Educam VL2

 

  • Kênia Hilda Moreira
  • Ana Maria de Oliveira Galvão
  • (organizadoras)

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Impressos que educam, Volume 2, é, acima de tudo, um livro com o qual se aprende muito. Pode-se dizer que a leitura de cada capítulo é uma “aula” de história e historiografia, de pesquisa, de metodologia, de trabalho empírico, de narrativa histórica. Aprende-se sobre todos esses aspectos, mas, sobretudo, aprende-se um novo modo de fazer pesquisa sobre/com impressos, sejam aqueles de caráter geral – a imprensa periódica – ou especificamente os de cunho educacional. Parte de um largo programa de pesquisa, cujos envolvidos/as mais diretamente são os/as integrantes dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e inseridas no campo mais amplo de investigação das “culturas do escrito”, as pesquisas que resultaram nos textos aqui apresentados foram conduzidas com maestria, competência, inventividade e sensibilidade de quem conhece as práticas da “operação historiográfica” (Certeau) e tem pleno domínio da temática da imprensa e dos impressos.

 

 

Sobre as organizadoras

 

Ana Maria de Oliveira Galvão – graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestra (1994) e doutora (2000) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique, na França, pós-doutorado no PPGH/UFPE e estágio sênior/Capes na Northern Illinois University, Estados Unidos. Foi, ainda, investigadora visitante (Capes) na FCSH/Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Seus interesses concentram-se nas áreas de história da cultura escrita, história da educação e metodologia da pesquisa. É autora de diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros.

 

Kênia Hilda Moreira – bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa, professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Escrita.

 

 

Participam da coletânea:

 

Ana Paula Gontijo da Fonseca

Andrea Moreno

Cristiane Oliveira Pisani Martini

Dálete C. S. Heitor de Albuquerque

Eglem de Oliveira Passone

Elizabeth Figueiredo de Sá

Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão

Jaime Magalhães Sepulcro Júnior

Jaíne da Silva Massirer

Marco Antonio de Santana

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira

Maurilane de Souza Biccas

Meily Assbú Linhales

Mônica Yumi Jinzenji

Pedro Henrique Prado da Silva

Priscilla Verona

Raquel Discini de Campos

Tatiana de Andrade Fulas

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-53-0
Páginas: 308
Formato: 16x23
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento