- Kênia Hilda Moreira
- Ana Maria de Oliveira Galvão
- (organizadoras)
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
Impressos que educam, Volume 2, é, acima de tudo, um livro com o qual se aprende muito. Pode-se dizer que a leitura de cada capítulo é uma “aula” de história e historiografia, de pesquisa, de metodologia, de trabalho empírico, de narrativa histórica. Aprende-se sobre todos esses aspectos, mas, sobretudo, aprende-se um novo modo de fazer pesquisa sobre/com impressos, sejam aqueles de caráter geral – a imprensa periódica – ou especificamente os de cunho educacional. Parte de um largo programa de pesquisa, cujos envolvidos/as mais diretamente são os/as integrantes dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e inseridas no campo mais amplo de investigação das “culturas do escrito”, as pesquisas que resultaram nos textos aqui apresentados foram conduzidas com maestria, competência, inventividade e sensibilidade de quem conhece as práticas da “operação historiográfica” (Certeau) e tem pleno domínio da temática da imprensa e dos impressos.
Sobre as organizadoras
Ana Maria de Oliveira Galvão – graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestra (1994) e doutora (2000) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique, na França, pós-doutorado no PPGH/UFPE e estágio sênior/Capes na Northern Illinois University, Estados Unidos. Foi, ainda, investigadora visitante (Capes) na FCSH/Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Seus interesses concentram-se nas áreas de história da cultura escrita, história da educação e metodologia da pesquisa. É autora de diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros.
Kênia Hilda Moreira – bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa, professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Escrita.
Participam da coletânea:
Ana Paula Gontijo da Fonseca
Andrea Moreno
Cristiane Oliveira Pisani Martini
Dálete C. S. Heitor de Albuquerque
Eglem de Oliveira Passone
Elizabeth Figueiredo de Sá
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão
Jaime Magalhães Sepulcro Júnior
Jaíne da Silva Massirer
Marco Antonio de Santana
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Maurilane de Souza Biccas
Meily Assbú Linhales
Mônica Yumi Jinzenji
Pedro Henrique Prado da Silva
Priscilla Verona
Raquel Discini de Campos
Tatiana de Andrade Fulas