Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Infância na TransAmazônica

As Ações da Prelazia do Xinzu no Atendimento à Criança (1970-1979 )

 

• Laura Maria Silva Araújo Alves
• Léia Gonçalves de Freitas

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Fruto de um trabalho de pesquisa em nível de doutorado, este livro contém particularidade importantes de uma História Local, e de práticas educativas. Tomo essa amplitude, para designar diferentes ações destinadas à infância, desenvolvidas pela Prelazia do Xingu, no município de Altamira, no estado do Pará entre os anos de 1970 e 1979. Estudo que contempla nove anos de trabalho singular que incidiu sobre crianças articulando educação, proteção e assistência.

Trata-se sobretudo, de uma História Social da Infância entremeada por práticas educativas de diferentes naturezas, a educação escolar primária e profissional, proteção à saúde, a maternidade, entre outras. Situada no período da ditadura civil/miliar essa história resulta, em muitos aspectos, de inserção coletiva desenvolvida entre Igreja Católica e Estado no sentido de atender as amplas necessidades da infância advindas do antes e pós abertura da rodovia transamazônica.

Estudo minucioso tecido partir de variados documentos demarcados por um importante conjunto de fontes, tais como: atas, decretos, leis, relatórios, folders, cartas, estatutos, mensagens de governos, planos de ação, jornais, programas, revistas, livros, entrevista, entre outros, compõem uma gama de materiais diversos que serviram de base para a tessitura do estudo desenvolvido no decorrer desta obra.

 

 

Sobre as autoras

 

Léia Gonçalves de Freitas – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2019) e professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, atua nas áreas de Estágio Supervisionado em ambientes escolares e não escolares. Tem experiencia na área dos estudos da infância e na Educação Infantil, principalmente, nos seguintes temas: crianças e suas educações, educação em diferentes cenários, práticas educativas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD), também é coordenadora do setor de Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação/ UFPA/Campus Universitário de Altamira.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4829920653020369;

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1852-1106.

 

Laura Maria Silva Araújo Alves – Professora titular da Universidade Federal do Pará. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2020). Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-São Paulo. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA). Pesquisa a História da Infância e Educação na Amazônia. Tem publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e organização de coletâneas no campo da História da Infância na Amazônia Paraense. É associada a SBHE e ANPED.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4829920653020369;

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1852-1106.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-766-4
Páginas: 376
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 0 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2023
 
 
Formas de Pagamento