Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Ensino de Línguas e Violência[Ebook]

Ebook disponibilizado por meio do Programa Capes / Proap

• Mayara Mayumi Sataka
• Valdir Heitor Barzotto
• Viviane Cabral Bengezen

Link para Download:

https://drive.google.com/file/d/1kh_L0pp4Ghs0rMaGOnu76DIm7tNn6kFG/view?usp=sharing

Esta coletânea reúne debates realizados no Ciclo de Colóquios do PPGEL em 2021, acerca do ensino das línguas quechua, guarani, espanhol, português e inglês, ligados a experiências vividas no Peru, na Argentina, na Colômbia e no Brasil. Considerando o fato de que a língua oficial desses países (ou a língua estrangeira obrigatória nas escolas) é a língua dos colonizadores, e que todas as centenas de línguas dos povos originários são rechaçadas, invisibilizadas ou proibidas, cada capítulo contribui para a construção de um caminho para delinear a relação entre ensino de línguas e violência. Este livro é o resultado desses debates, das pesquisas em torno do tema, das análises e do estreitamento dos laços acadêmicos interinstitucionais e internacionais.

Todos os textos deste livro são permeados pela tensão entre o ensino de línguas e a violência, escritos por pesquisadores, docentes e profissionais cujas agendas são dedicadas a provocações e problematizações das práticas normalizadas e estabelecidas.

 

 

Sobre os organizadores

 

Viviane Cabral Bengezen é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL do Instituto dos Estudos da Linguagem – IEL da Universidade Federal de Catalão – UFCAT. É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) e desenvolveu parte de seus estudos de doutorado na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, com bolsa do Programa Futuros Líderes das Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP). Ela ministra cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de formação antirracista de professores de línguas, ensino e aprendizagem de inglês, português como língua adicional e português para estudantes indígenas. É parecerista do periódico Teaching and Teacher Education e também vice-líder do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores - GPNEP. Tem publicado artigos e capítulos de livros na área de Estudos da Linguagem, Formação de Professores de línguas e Pesquisa Narrativa. E-mail: vbengezen@ufcat.edu.br

 

Valdir Heitor Barzotto é Professor Titular da Faculdade de Educação da USP (2019). Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) – bolsa FAPESP. Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) – bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris – França, 1996-1997) - bolsa CNPq. Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES. Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Ministra, desde 2001, as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. E-mail: barzotto@usp.br.

 

Mayara Mayumi Sataka é, atualmente, professora susbstituta de Português e Espanhol no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), câmpus Ituiutaba. Está finalizando seu doutorado no Programa  de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), na Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Filho» (UNESP), câmpus Araraquara. É mestra pelo mesmo programa e mesma instituição. Concluiu Especialização em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É também licenciada e bacharela em Letras (português/espanhol/inglês) pela UNESP/FCL, câmpus Araraquara. Seus interesses atuais dizem respeito aos estudos de ensino e aprendizagem de línguas, formação de professoras, pesquisa narrativa e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

 

 

Participam da coletânea

 

Andrey Castiblanco, mestrado em filosofia pela Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá.

 

Antônio Fernandes Júnior, doutor em Letras/Estudos Literários pela Unesp.

 

Daniel Rudas-Burgos, doutorando em antropologia e educação na Teachers College, Universidade de Columbia na cidade de Nova York.

 

Giovanni Martins, graduado e licenciado em letras Português e Japonês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.

 

Irene Izilda da Silva, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Pós-Graduanda em Relações Étnico Raciais e Afroindígenas pela UCAM/RJ.

 

Kauê Uematsu de Oliveira, mestrando em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

Mariano Dubin, pesquisador da Universidad Nacional de La Plata e da Universidad Pedagógica Nacional na Argentina.

 

Raquel Costa Guimarães Nascimento, mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão.

 

Roxana Quispe-Collantes, professora, pesquisadora e acadêmica peruanana Universidade Nacional de San Marcos.

 

Valeska Virgínia Soares Souza, doutora em Linguística Aplicada pela UFMG

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-716-9
Páginas: 0
Formato: ePub
Altura: 0 cm
Largura: 0 cm
Profundidade: 0 cm
Acabamento: Ebook
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2023
 
 
Formas de Pagamento