Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Culturas do Escrito, Educação e História

Percursos de Formação e  de Atuação de Uma Professora/Pesquisadora de Universidades Públicas Brasileiras

 

• Ana Maria de Oliveira Galvão

COMPRE AQUI

Ana Maria, que em Belo Horizonte se tornou Aninha, saiu de longe para fazer seleção para o Mestrado em Educação da UFMG e nos encontramos. Já se passaram quase 30 anos e continuamos a nos encontrar.

Aprendemos juntas o trabalho coletivo quando, no grande grupo que fazia a disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica, discutíamos os trabalhos uns dos outros. Continuamos a aprender quando, no pequeno grupo, fazíamos orientação de projetos. Eram duas alunas, dois alunos, e eu era a supervisora desse encontro de discussão de leituras, de ideias e daquilo que seria primeiramente o projeto e depois a dissertação. Era um grupo diverso que sabia articular ideias e afetos. Uns se deixavam afetar pela ideia diversa, outros pelo jeito de ser.

Aninha não vinha do Nordeste, ela vinha de Pernambuco, do Recife, e nos ensinou, pacientemente, que não tinha sotaque. Todos tínhamos. Ela me ensinou o Recife e sua história colorida, com cheiro de maresia e Nossa Senhora dos Prazeres. Mas eu já amava Totônio Rodrigues, Tomásia e Rosa levada pelos versos de Manuel Bandeira. E fomos enlaçadas pela literatura em sua dissertação de mestrado. José Lins do Rego nos alegrava com suas frases e os memorialistas nos mostravam o quanto a memória nos agarra pelo pescoço. Se a escola era um ponto de encontro, a educação, como eu já compreendera, alcançava outras esferas.

E ela aprofundou a noção apenas esboçada para enxergar com lupa os sujeitos da educação e suas circunstâncias.

Na leitura inicial de seu Memorial, agora um livro que vai marcar seus leitores e leitoras, a primeira palavra que me ocorreu foi coerência. Eu, que já declarei ser uma metamorfose ambulante, me deslumbrei com a coerência naquela vida, que os atalhos não impediram de seguir uma linha. [Eliane Marta Teixeira Lopes]

 

Ana Maria de Oliveira Galvão é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestra (1994) e doutora (2000) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique, na França, pós-doutorado no PPGH/UFPE e estágio sênior/Capes na Northern Illinois University, Estados Unidos. Foi, ainda, investigadora visitante (Capes) na FCSH/Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Seus interesses concentram-se nas áreas de história da cultura escrita, história da educação e metodologia da pesquisa. É autora de diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-633-9
Páginas: 236
Formato: 14 x 21
Altura: 14 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2023
 
 
Formas de Pagamento