COMPRE AQUI
Este livro foi construído: na contação de histórias de sala de aula, de espaços formais e não formais de ensino de Matemática, de espaços formativos de professores, dentre outros. São histórias que buscam compreender a dimensão criativamente insubordinada das práticas de Educação Matemática. Os personagens são estudantes, aprendizes, pessoas que experimentam pensar matematicamente de forma crítica, porque são provocados, instigados e seduzidos por seus formadores a fazê-lo. Que possamos nos colocar em escuta atenta de tais histórias, porque também para nós são aprendizagens, ressignificações, produção e compreensão sobre o movimento de educadores matemáticos insubordinados criativamente. Que possamos nos reconhecer nas histórias narradas neste livro, compreender o papel da formação matemática e crítica de nossos estudantes e contar a outros sobre o lido, para que essas histórias possam chegar a mais pessoas.
Esta obra traz um conjunto de textos produzidos por professores e professoras subversivamente responsáveis que narram sobre suas investidas em educar matematicamente seus estudantes. Contar histórias é uma das maneiras que temos para começar o processo de construção da comunidade, dentro e fora da sala de aula. É nessa perspectiva que esse livro foi construído. Na contação de histórias de sala de aula, de espaços formais e não formais de ensino de Matemática, de espaços formativos de professores, dentre outros. São histórias que buscam compreender a dimensão insubordinada criativamente das práticas de Educação Matemática.
Sobre as organizadoras
Celi Espasandin Lopes – Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Católica Universidade de Campinas. Pesquisadora nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática e Estatística. E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com.
Regina Célia Grando – Licenciada em Matemática pela UNICAMP (1990), professora de Matemática da Educação Básica por 11 anos. Mestre (1995) e Doutora (2000) em Educação pela UNICAMP e Pós-Doutora em Educação Matemática (2017) pela UNESP. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), orientando dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, bem como supervisionando estudantes em Pós-Doutorado. Coordena a Câmara de Pesquisa do Centro de Educação (UFSC) e desenvolve pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática, Desenvolvimento profissional docente, Educação Matemática e Infância, jogo, resolução de problemas e insubordinações criativas em Educação Matemática. É líder dos grupos de pesquisas GEPPROFEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática) e ICEM (Insubordinações criativas em Educação Matemática). E-mail: regrando@yahoo.com.br.
Participam da coletânea
Daniel Clark Orey
Fernando Henrique de Lima
Gabriel Mancera-Ortiz
Gelsa Knijnik
Juliana Schreiber Moraes
Jussara de Loiola Araújo
Marcos Antonio Gonçalves Júnior
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (Ção)
Maria das Graças dos Santos Abreu
Marisa Gomes dos Santos
Milton Rosa
Renata Rodrigues de Matos Oliveira
Roberta Schnorr Buehring
Rosângela Alves de Assunção
Thais Fernanda Pinto