Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Democracia e Participação das Infâncias e Juventudes no Brasil: Cidadanias Mutiladas

De R$ 95,00

• Heloísa A. Matos Lins

 

Os temas aqui abordados por professoras e pesquisadoras de diferentes universidades do país são emergentes e ainda lacunares no mercado editorial. Esses estudos oferecem uma abordagem pouco usual quanto ao direito à educação e à participação social e ativa das infâncias e juventudes, ou seja, seu protagonismo como sujeitos políticos de direito. Destaca-se ainda a abordagem temática interseccional de classe, gênero/ sexualidade, "raça" e etnia, ainda pouco disponíveis a pesquisadores/as e profissionais que atuam na área. Um livro especialmente relevante num momento em que o Brasil sofre importantes refluxos na democracia, com a desvalorização da ciência, da escola, de professores/as, das classes, culturas e existências historicamente marginalizadas e violentadas. Momento em que se coloca em pauta até mesmo o direito da criança à escola, através da proposta de "educação domiciliar", limitadora do acesso aos conhecimentos universalmente compartilhados e valorizados e à escola como espaço de proteção à infância e formação pluralista e cidadã.

 

SOBRE A ORGANIZADORA

 

Heloísa A. Matos Lins é Professora Doutora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou Pós-doutoramento na Universidad de Huelva, Espanha, na área dos Estudos da Infância. Integra o Grupo de Pesquisa DIS -- Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância, da Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Observatorio Latinoamericano Infancias Vulneradas.  Foi professora e orientadora pedagógica de educação básica em escolas públicas, onde se tornou ativista pelos direitos das crianças, com as Sem-Terrinha (no Assentamento I, Sumaré, SP, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST), as crianças de salas especiais e com tantas outras infâncias marginalizadas. Principais áreas de atuação/ interesse: infâncias e diferenças; direitos cívicos e políticos na infância e adolescência; subjetivação política; cultura (i) material e infâncias; educação em direitos humanos/ não-humanos; infâncias surdas; pedagogias decoloniais.

 

Participam da coletânea

 

Águida Cristina Gomes Pardinho

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis

Cristiano Sant’Anna

Gabriela Tebet

Jacqueline Moraes Teixeira

Janaina Cabello

Maria Anória de Jesus Oliveira

Marisa Demarzo

Stela Guedes Caputo

Tamiris Cristina Valentim Cypriano

 
 
Por: R$ 66,50
ISBN: 978-85-7591-608-7
Páginas: 292
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2022
 
 
Formas de Pagamento