Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Representação da Infância no Texto Literário

 

• Eliana Yunes
• Eliane Galvão
• Gilda Carvalho

Compre aqui

Esta obra reúne pesquisadoras e pesquisadores que têm dedicado seus estudos à causa da leitura literária como uma das vias de formação do ser humano. Nesta coletânea, o par infância e literatura são tomados pela raiz. Significa abordar obras de autoras e autores que compreendem o quanto rende de imaginação e de lições de mundo recriar esse período da vida em suas narrativas e poemas, sem menorizar sua linguagem, sem etarismo de endereçamento.  Mais ainda se volta à raiz desse gesto, quando especialistas se disponibilizam a problematizar e discutir essa literatura para a infância e adolescência, lançando pontes entre a obra e a sua recepção. As abordagens do texto literário feitas neste livro têm o cuidado necessário à mediação, por sua vez, comprometida com  quem estuda a literatura infantil e juvenil, e quer ler, ouvir mais, acatar o texto literário aberto democraticamente aos diversos olhares de suas leitoras e seus leitores. Um livro fundamental, seja para rasgar mais um pouco o horizonte das práticas nas salas de aula, seja para pais e pessoas interessadas na partilha da experiência narrativa e poética.

 

 

Sobre as organizadoras:

 

Eliana Lucia Madureira Yunes é professora universitária (1970-2017) no país e no exterior, com formação em filologia linguística, licenciatura em semiologia linguística e literatura. Atua como crítica e investigadora, com publicações em teoria da leitura e formação de leitores. Desenvolve estudos com enfoque interdisciplinar e transdisciplinar, nas áreas de hermenêutica, letras, educação, artes, teologia e políticas públicas de leitura.

 

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis-SP, onde atua como professora na graduação e pós-graduação. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR); RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC-Rio); Ensino e Linguagem (UFRN); e EnLIJ – Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (UERJ). Compõe o GT “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL, como vice-coordenadora.

 

Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, graduada em Administração e Comunicação Social. Atualmente, dirige o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer, no qual se encontra a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Coordena o programa de formação de leitores “Destrava Línguas”, para funcionários da Universidade e é pesquisadora da equipe do projeto “O Brasil que Lê”, conduzido pelo iiLer, em parceria com o Instituto Itaú Cultural e a JCastilho Consultoria. 

 

 

Participam da coletânea:

Alcioni Galdino Vieira

Alice Atsuko Matsuda

Alice Áurea Penteado Martha

Cleide Antonia Rapucci

Diana Navas

Eliana Lucia Madureira Yunes

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

Eliane Debus

Gilda Maria de A. Rocha Borges de Carvalho

Guilherme Magri da Rocha

 José Carlos dos Santos Debus

Karina de Oliveira

Rosa Maria Cuba Riche

Rosana Rodrigues da Silva

Sinara Dal Magro

Silvana Augusta Barbosa Carrijo

Thiago Alves

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-92-9
Páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2022
 
 
Formas de Pagamento