Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Linguagem, Cognição e Cultura - Estudos em Interface

(Organização: Heronides Moura, Rosângela Gabriel e Sandra Cavalcante)

• Heronides Moura
• Rosângela Gabriel
• Sandra Cavalcante

DE R$ 78,00 POR R$ 54,60

Este livro, por sua diversidade de temas e abordagens, é uma importante contribuição para os estudos de linguística cognitiva no Brasil. Os capítulos aqui reunidos mostram que uma das características da linguística cognitiva é a constante reelaboração de seus fundamentos teóricos e metodológicos. Este work in progress se dá por duas razões. Em primeiro lugar, a linguística cognitiva não assenta sobre um conjunto fechado de premissas teóricas e metodológicas. Trata-se, antes, de uma perspectiva de pesquisa, abarcando uma rede bastante variada de abordagens. Em segundo lugar, a linguística cognitiva está interessada no conhecimento do mundo propiciado pela linguagem. Nisso, aliás, ela se diferencia da gramática gerativa, que também é uma teoria cognitiva da linguagem, mas cuja indagação principal é sobre nosso conhecimento sobre a língua e não sobre nosso conhecimento sobre o mundo. Essa diferença de objeto resulta em metodologias também muito distintas: o conhecimento da língua como um sistema autônomo de regras (como é o caso da gerativa) pressupõe um objeto muito mais estável e apreensível por introspecção. [...] Desejamos que o passeio pelos capítulos que compõem esta obra tenha dado uma dimensão da diversidade e da profundidade dos temas investigados por grupos de pesquisa que se identificam com os estudos linguísticos em dimensão cognitiva e sociocultural.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Heronides Moura - Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do CNPq. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou estágio de pós-doutoramento na Sorbonne Nouvelle (2000) e foi pesquisador visitante na James Cook University, na Austrália, em 2020. Desenvolve pesquisas nos campos da semântica lexical e da Linguística Cognitiva, focalizando fenômenos como a metáfora e a relação entre forma e sentido. Seu livro mais recente é A Linguagem não é transparente: um estudo sobre a relação entre forma e sentido (Ed. da UFSC, 2018). Foi Presidente da Anpoll (2012-2014) e coordenador da Pós-graduação em Linguística da UFSC (2010-2014). Coordena o Núcleo de Estudos Semânticos (NES) da UFSC.

Rosângela Gabriel - Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração “LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos”, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), RS, Brasil. Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras / Linguística, tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Inglaterra (1999-2000). Coordenadora do GT Linguística e Cognição da Anpoll nos biênios 2012-2014 e 2016-2018. Pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Université Libre de Bruxelles (BEX CAPES), no período de fev. / 2015 a jan. / 2016. Editora da revista Signo - ISSN 1982 2014. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq desde 2003. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Membro da Society for the Scientific Study of Reading (SSSR). Membro da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação (RNCE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita.

Sandra Cavalcante - Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil e Literatura Brasileira pela PUC Minas. Como pesquisadora, investiga fenômenos de caráter semântico-pragmático com base em arcabouços teóricos do campo da Linguística Cognitiva e da Semiótica Cognitiva. É coordenadora do grupo de pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição (Elinc) e integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar Complex Cognitio (PUC Minas) e do Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (UFMG). Coordena o projeto de pesquisa e extensão Leitura e escrita com refugiados e migrantes (LER) e o projeto de pesquisa interinstitucional Narrativas multimídia e multimodais no campo da migração e do refúgio (UFMG / PUC Minas). É afiliada à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), na qual coordena o Grupo de Trabalho Linguística e Cognição, biênio 2018-2020, e à Associação Brasileira de Linguística (Abralin).

PARTICIPAM DA COLETÃNEA:

Adriana F. Barbosa - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Agni Veatriki Stanopoulou - Vrije Universiteit Amsterdam
Alan Cienki - Vrije Universiteit Amsterdam
Ana Flávia Souto de Oliveira - Universidade Federal de Santa Maria
Ana Margarida Abrantes - Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Beatriz Graça - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Edwiges Maria Morato - Universidade Estadual de Campinas
Heliana Mello - Universidade Federal de Minas Gerais
Hugo Mari - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Larissa Moreira Brangel - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Lilian Ferrari - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Maíra Avelar - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mara Sophia Zanotto - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Márcia M. de Morais - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Margarida Salomão - Universidade Federal de Juiz de Fora
Per Aage Brandt - Case Western Reserve University
Rove Chishman - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Solange Vereza - Universidade Federal Fluminense
Thaís R. Tavares - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 
 
Por: R$ 54,60
ISBN: 978-65-86089-47-9
Páginas: 464
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento