Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação e Imprensa - Folha da Serra - Revista Mensal Ilustrada
• Eglem de Oliveira Passone
• Kênia Hilda Moreira

De R$ 51,00 por R$ 35,70

A presente obra evidencia um coletivo de adjetivos que seria difícil precisar, dada a sua relevância para o cenário das pesquisas históricas em educação da região Centro-Oeste, sobejamente na região do atual Mato Grosso do Sul, por vezes alijada dos processos de configuração histórica local, em detrimento de outras localidades. O estudo aqui desvelado em livro se apresenta como importante dispositivo de comunicação da história de seu tempo, com suas marcas de leituras, eximiamente pontuadas pelos estudos que perpassam aos capítulos desta obra, em um compromisso de dar a ler, nas palavras de Roger Chartier, um produto cultural verbo-visual: com palavras, ilustrações, que permitem recompor cenários, histórias, ativar/acionar memórias, tecer críticas, estabelecer contrapontos, escrever dissertações e teses, ou, simplesmente, como possivelmente foi feito à época de sua produção, servir ao bem comum.

SOBRE AS AUTORAS:

Eglem de Oliveira Passone é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2014). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Capes) em 2011 e foi Bolsista de Iniciação Científica (Pibic-CNPq) entre 2012 e 2014. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD (2017), com bolsa Capes. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (Gephemes), sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), com capítulos de livros e artigos em revistas científicas publicados sobre imprensa periódica como fonte para a História da Educação. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na UFGD, na linha de história da educação, memória e sociedade, com bolsa Capes.

Kênia Hilda Moreira é professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em História (Universidade Federal de Goiás, 2002), mestre e doutora em Educação pela Unesp / Araraquara, com estágio de doutorado na Universidade de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Autora dos livros A República no livro didático de História do Brasil (Mercado de Letras, 2019); História da Educação e Livros Didáticos (Pontes Editora, 2017), organizado em coautoria com José María Hernández Díaz e Um inventário: o livro didático de História em pesquisas (Editora da Unesp, 2011), em coautoria com Marilda da Silva, além de artigos publicados em revistas científicas sobre imprensa / impressos como fonte de pesquisa para a história da educação.

 
 
Por: R$ 35,70
ISBN: 978-65-86089-70-7
Páginas: 204
Formato: 16 x 23
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento