A presente obra evidencia um coletivo de adjetivos que seria difícil precisar, dada a sua relevância para o cenário das pesquisas históricas em educação da região Centro-Oeste, sobejamente na região do atual Mato Grosso do Sul, por vezes alijada dos processos de configuração histórica local, em detrimento de outras localidades. O estudo aqui desvelado em livro se apresenta como importante dispositivo de comunicação da história de seu tempo, com suas marcas de leituras, eximiamente pontuadas pelos estudos que perpassam aos capítulos desta obra, em um compromisso de dar a ler, nas palavras de Roger Chartier, um produto cultural verbo-visual: com palavras, ilustrações, que permitem recompor cenários, histórias, ativar/acionar memórias, tecer críticas, estabelecer contrapontos, escrever dissertações e teses, ou, simplesmente, como possivelmente foi feito à época de sua produção, servir ao bem comum.
SOBRE AS AUTORAS:
Eglem de Oliveira Passone é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2014). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Capes) em 2011 e foi Bolsista de Iniciação Científica (Pibic-CNPq) entre 2012 e 2014. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD (2017), com bolsa Capes. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (Gephemes), sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), com capítulos de livros e artigos em revistas científicas publicados sobre imprensa periódica como fonte para a História da Educação. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na UFGD, na linha de história da educação, memória e sociedade, com bolsa Capes.
Kênia Hilda Moreira é professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em História (Universidade Federal de Goiás, 2002), mestre e doutora em Educação pela Unesp / Araraquara, com estágio de doutorado na Universidade de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Autora dos livros A República no livro didático de História do Brasil (Mercado de Letras, 2019); História da Educação e Livros Didáticos (Pontes Editora, 2017), organizado em coautoria com José María Hernández Díaz e Um inventário: o livro didático de História em pesquisas (Editora da Unesp, 2011), em coautoria com Marilda da Silva, além de artigos publicados em revistas científicas sobre imprensa / impressos como fonte de pesquisa para a história da educação.