CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
Esta ambiciosa apresentação geral da jurema, em sua vasta polissemia leva em conta suas características, seus usos e os materiais concretos e simbólicos a ela relacionados.
O autor, Rodrigo de Azeredo Grünewald, renomado antropólogo pesquisador de plantas de propriedades psicoativas, aborda amplamente as manifestações da jurema , enfocando desde a planta pioneira do interior do Nordeste brasileiro, até as extrações do alcaloide DMT, realizadas por psiconautas contemporâneos. Ressaltando seus usos místicos, dedica grande atenção a contextos religiosos nos quais a jurema se faz presente, como no caso dos cultos indígenas do Nordeste do Brasil, o catimbó, a umbanda e a religiosidade chamada simplesmente de jurema. Embora escrito de maneira a preencher plenamente os requisitos demandados pela seriedade acadêmica, este livro se destina ao leitor geral. Construído majoritariamente sobre dados coletados pelo autor ao longo de mais de vinte anos de convivência no campo juremeiro em toda a sua diversidade, estrutura-se também a partir de dados históricos e bibliográficos. Circunscrito fundamentalmente ao Nordeste brasileiro, não deixa de levar em conta outros aspectos pertinentes a diferentes regiões do Brasil e até do estrangeiro.
SOBRE O AUTOR:
Rodrigo de Azeredo Grünewald é professor titular de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UACS/UFCG). Defendeu tese de doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional (UFRJ) em janeiro de 2000. Nesta instituição, vinculou-se ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced/MN/UFRJ) desde seus primórdios. Por meio de programa de pós-doutorado, atuou como visiting scholar no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley entre 2005 e 2006. Além da publicação de livros e artigos, Rodrigo tem atuado em trabalhos diversos junto a sociedades indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Atualmente é coordenador do Laboratório de Estudos sobre Tradições (Letra/UFCG), atuando nas áreas de pesquisa sobre performance, religiosidades, turismo, patrimônio, territorialidades e etnicidade de povos e comunidades tradicionais de modo geral. Destacam-se também as reflexões do autor na área dos estudos sobre psicoativos, em especial sobre o uso ritual de plantas sagradas. O autor, por fim, foi membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup).