Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação, Sociedade e Estética - Perspectivas Críticas

(Organização: Rita Márcia Magalhães Furtado, Silvia Rosa da Silva Zanolla e Tadeu João Ribeiro Baptista)

• Rita Márcia Magalhães Furtado
• Silvia Rosa da Silva Zanolla
• Tadeu João Ribeiro Baptista

O reconhecimento da importância de alguns elementos presentes na sociedade contemporânea que, no plano contextual apresentam um quadro sui generis de desestabilização dos cânones herdados da modernidade, e que, juntamente com o contexto político, se colocam como primordiais para o entendimento de tais modificações, situa a educação enquanto processo formativo imprescindível na análise crítica da sociedade. Nesse sentido, sua abrangência é bastante significativa na composição de um pensamento que perspectiva a análise crítica, mas também apresenta elementos significativos a serem incorporados numa referência que possibilita a autonomia e a emancipação humanas. Nesse sentido, a estética, dialogando com a educação, se apresenta como uma possiblidade de mediação entre a racionalidade e a sensibilidade e possui o grande desafio de resgatar a humanidade que ainda há no homem. Desse modo, os capítulos que compõem esta coletânea da linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, apesar da diversidade de abordagens conceituais, remetem a um eixo central, que é a interrelação entre educação, sociedade e estética.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Rita Márcia Magalhães Furtado - Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestra em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP); professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Silvia Rosa da Silva Zanolla - Psicóloga; assistente Social pela Universidade Católica de Goiás (PUC/GO); mestra em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); doutora e pós-doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP); professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Tadeu João Ribeiro Baptista - Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE) nos períodos 2011-2013 e 2013-2015 e da Direção Nacional do CBCE no período 2015-2017. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, atividade física, indústria cultural e saúde.

SOBRE OS AUTORES:

Bruno Pucci - Professor Titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da (UNIMEP); Docente aposentado da (UFSCar); membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação; pesquisador sênior do CNPq.

Cristiane Souza Borzuk - Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), professora da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jussimária Almeida dos Santos - Pedagoga; professora da Rede Municipal de Goiânia; mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Livia Santos Brisolla - Pedagoga; mestra em Arte e Cultura Visual; doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Lívia Costa Angrisani - Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG); professora da Rede Pública em Goiás.

Luiz Carlos de Andrade Aquino - Professor doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); docente da Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP/São José dos Campos, SP. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação da Unimep.

Luís César de Souza - Educador Físico, mestre e doutor pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Rômulo Fabriciano Gonzaga Pinto - Educador Físico pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Simei Araujo Silva - Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Verlaine Freitas - Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 
 
Por: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7591-425-0
Páginas: 148
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2020
 
 
Formas de Pagamento