Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Políticas Públicas para a Formação de Professores - Impactos e Desafios

(Organização: Marinalva Vieira Barbosa e Natalia Ap. Morato Fernandes)

• Marinalva Vieira Barbosa
• Natalia Ap. Morato Fernandes

As políticas públicas para formação de professores, dentro do escopo de preocupações relacionadas à melhoria da educação no Brasil das últimas décadas, ganharam relevância como tema de pesquisas acadêmicas e também como objeto de investimentos realizados pelos governos das esferas municipal, estadual e federal com vistas à melhoria da educação básica. Entretanto, esse tema continua presente nos debates em ambos os lugares em razão dos desafios que apresenta e também pela sua relevância política. A formação de professores é não só uma demanda não esgotada, mas também segue como um grande desafio, principalmente quando se focaliza os avanços ou não das políticas públicas implantadas e, sobretudo, quando se coloca em tela os rumos políticos da educação, da escola que queremos ter. Diante disso, neste livro, pesquisadores de diferentes universidades brasileiras analisam os impactos e os desafios apresentados por quatro importantes programas que compuseram/compõem as políticas públicas para formação de professores do Brasil recente. São eles: Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), Plano Nacional de Formação de Professor (Parfor), Educação a Distância (EaD), Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A escolha desses quatro programas para compor as reflexões deste livro se justifica pelo seguinte: a) são de abrangência nacional, portanto alcançam professores de todas as regiões do Brasil; b) alcançam professores de todos os níveis da educação básica, principalmente a partir do ensino fundamental; c) criam as condições de possibilidades para a realização, entre formação inicial e continuada numa espécie de continum entre os tempos de realização, pelo professor, dessas formações.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Marinalva Vieira Barbosa - Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre (2004) e Doutora (2008) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon - L’ENS LSH. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. É organizadora e coorganizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa entre os quais Leitura e Mediação - Reflexões Sobre a Formação do Professor (Mercado de Letras 2013), Leitura, Escrita e Pesquisa em Letras - Análise do Discurso de Textos Acadêmicos (Mercado de Letras 2014) e A Boniteza de Ensinar e a Identidade do Professor na Contemporaneidade (Mercado de Letras 2015) e autora do livro O discurso emotivo nas interações em sala de aula. É docente do Programa de Mestrado em Educação e Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFTM.

Natalia Ap. Morato Fernandes - Graduada (1997) em Ciências Sociais, mestre (2001) e doutora (2006) em Sociologia pela UNESP, campus de Araraquara. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. Atuou em programas de formação de professores, como Pibid, Novos Talentos e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, Pibid e ensino médio.

SOBRE OS AUTORES:

Adriana Santos Batista - Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia; doutora em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep) e co-coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura Educação e Linguagens (Geicel). Sua tese, que discutiu arranjos de vozes em textos jornalísticos sobre avaliações externas, recebeu menção honrosa no 6º Prêmio Tese Destaque USP, em 2017.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, teorias da enunciação, Historiografia Linguística e formação de professores.

Amanda Regina Gonçalves - Doutora em Geografia, Mestre em Educação e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro/SP. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG e coordenadora do Laboratório de Educação Geográfica (Labeduc-Geo).

Ana Virgínia Lima da Silva Rocha - Professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora (2013) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado estágio de doutoramento no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação da professora Maria Antónia Coutinho. Desenvolve projetos envolvendo leitura, produção oral e escrita na Educação Básica e no Ensino Superior, formação docente e interdisciplinaridade. Membro do grupo de pesquisa Letramento e Etnografia, na linha de pesquisa Letramento e gêneros discursivos (UFRN); e do grupo GEMULTE - Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (UFES), na linha de pesquisa Gêneros textuais, discurso e ensino.

Fernanda Borges Andrade - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba; Especialista em Didática e Metodologia do Ensino; graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1983) e Administração Escolar de 1º e 2º Graus pela Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves (1991). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde ministra as disciplinas Política e Organização da Educação Básica no Brasil; e Planejamento Educacional; nos cursos de licenciatura da UFTM. De fevereiro de 2011 até junho de 2015 foi Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UFTM. Principais temas: ensino, educação, escola cidadã, formação continuada e autonomia do professor.

Flávio Henrique Dias Saldanha - Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professor associado do departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e coordenador do curso de graduação em História. Desenvolve atividades de iniciação à docência e formação de professores, bem como pesquisas e orientações de trabalhos de iniciação científica e monografias de conclusão de curso nos seguintes temas: Formação do Estado, relações de poder, sociabilidade e cidadania no Brasil (século XIX).

Janaína Aguiar Mendes Galvão - Professora adjunta de língua espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde participa de projetos sobre ensino de língua espanhola e formação de professores. É mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com dissertação defendida na área de Literatura, história e memória cultural. É coordenadora de área do projeto de espanhol do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid, UFTM). É coordenadora geral do Núcleo de Línguas (Nucli/UFTM) e coordenadora pedagógica de língua espanhola do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFTM. Participou da comissão avaliadora de livros didáticos de língua espanhola do Ministério da Educação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013, PNLD 2014, PNLD 2017). É vice-presidente da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais (Apemg) desde junho de 2017.

Juliana Bertucci Barbosa - Possui mestrado e doutorado, ambos fomentados pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Campus de Araraquara. Realizou, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Atua na área de Sociolinguística, Sociolinguística e Ensino e na constituição de banco de dados para pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e líder do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas). Atua ainda com formação de professores da Educação Básica e é coordenadora local do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) também na UFTM.

Maíra Sueco Maegava Córdula - Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Atua no curso de Letras: Inglês. Teve experiência como coordenadora de área do PIBID Língua Inglesa e também como coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras Inglês. Seus interesses de pesquisa incluem aspectos de fonética e fonologia da língua inglesa e portuguesa, em especial, aspectos prosódicos e ensino de línguas (materna e estrangeira).

Milena Magalhães - Professora associada da área de Linguagens na Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado/Itabuna. Possui graduação em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal de Rondônia (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE/Unesp, com estágio na Université Paris VIII. É líder do GEPEC Grupo de Pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea. Atualmente, é Diretora de Ensino-Aprendizagem da Pró-reitoria de Gestão Acadêmica. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB. A partir de cursos de formação de professores e da inserção no Grupo de Estudos do Discurso e Ensino de leitura/escrita no Ensino Superior, mantém uma reflexão constante sobre o lugar da literatura na Educação Básica e no Ensino Superior.

Nilva Lúcia Lombardi Sales - Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente é responsável por disciplinas da interface da Física com o Ensino de Física incluindo questões  da História, Filosofia e Epistemologia da Ciência, além de temáticas de Física Moderna e Contemporânea. Foi coordenadora de subprojetos de Física do PIBID por cerca de 5 anos. Coordenadora e vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Física e também como chefe do Centro Cultural da UFTM (órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão). Atua na pós-graduação pelo Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, o PROFQUI. Coordena Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Física (LAPEEF), que desenvolve atividades voltadas para formação inicial de continuada de professores de física em temas de Física Moderna e Contemporânea.

Thomas Massao Fairchild - Possui bacharelado (2002) e licenciatura (2003) em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, mestrado (2004) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor da Universidade Federal do Pará - UFPA, onde trabalha com formação de professores na graduação e na pós-gradução. É docente do PROFLETRAS desde 2013. Lidera o Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino (DISSE). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras de 2012 a 2016. É diretor-adjunto do Instituto de Letras e Comunicação. Trabalha com Análise do Discurso e Psicanálise, em sua articulação com o ensino de língua e a formação de professores.

Silvana Bandeira Oliveira - Professora efetiva de Língua Portuguesa na educação básica, desde 2013, na Rede Municipal de Belém/Pará, já atua na educação básica há mais de quinze anos como colaboradora em projetos sociais, centros educacionais e outros espaços educacionais. Possui experiência na área do sistema EAD- tutoria em Estudos Linguísticos e Literários. Desenvolve pesquisas na área de ensino e aprendizagem de língua materna. Tem interesse em temas relacionados a políticas públicas educacionais, sistemas de avaliação, bem como formação de professores de língua materna. É aluna no Programa de Pós-Graduação em Letras-Doutorado em Estudos Linguísticos (2017) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Letras (PROFLETRAS/2015). Graduada em Língua Portuguesa (2007) e em Língua Inglesa (2010) pela mesma universidade (UFPA).

Sulemi Fabiano Campos - Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Alto Araguaia; Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

Valnecy Oliveira Corrêa Santos - Docente da  Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do curso de Letras - Campus de Bacabal. Formada em Letras pela UFMA. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como professora da Educação Básica nos níveis fundamental e médio entre os anos de 2001 a 2014. É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED) e do Grupo de Pesquisa, Ensino, Leitura e Escrita (GPELE). Seus estudos concentram-se na Análise do Discurso de linha francesa, dando na leitura e na escrita acadêmica. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino e formação continuada de professores de Língua Portuguesa, com foco no processo de ensino e aprendizagem de leitura.

Vera Lúcia Bonfim Tiburzio - Professora associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente coordena a área do Pibid/UFTM e trabalha com atividades de iniciação à docências e práticas de extensão universitária. Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mestre e doutora pela Unicamp, ambos em Biologia Molecular e Funcional com ênfase em Bioquímica e experiência em Química de Proteínas.

 
 
Por: R$ 62,00
ISBN: 978-85-7591-478-6
Páginas: 236
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2020
 
 
Formas de Pagamento