Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formacao
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Presenças de Michel Pêcheux - Da Análise do Discurso ao Ensino

(Organização: Lucas Nascimento)

• Lucas Nascimento

DE R$ 66,00 POR R$ 46,20

Muitos são os sentidos e sinônimos dicionarizados para “PRESENÇA”, o que por si justifica o emprego do plural. Dentre eles, encontram-se: 1. Comparecimento: vinda, aparecimento, acompanhamento, assiduidade, assistência, comparência, estada, frequência; 2. Existência: vida; 3. Figura: porte, postura, talhe, aparência, apresentação, ar, aspecto, compleição, face, fachada, parecer, vista; 4. Personalidade: caráter, individualidade, originalidade, temperamento, essência; 5. Influência: participação, prestígio, vitalidade. Michel Pêcheux apresenta todos esses sentidos: compareceu, existiu, figurou, teve personalidade e influência. Influenciou. Figurou a luta! Por isso, escolhemos a criação de uma coleção voltada ao ensino em sua homenagem. Para Presenças de Michel Pêcheux, pensamos nos sentidos de: (a) seu comparecimento em cada texto apresentado - ele ainda nos acompanha, portanto, ainda existe! (b) sua vida, seu espírito, sua figura ainda é aparente nos nossos textos e nas almas de nós, analistas de discurso - nos talha com sua força e com a vivacidade de luta presente! (c) sua originalidade ainda tempera o conhecimento e faz resistência! Resistimos com a influência paterna. Sua vitalidade está presente por mãos que escrevem e leem, por olhos que leem, por sujeitos que ousam pensar e ousam se revoltar. As ideias ousadas e desenvolvidas qualificadamente, aqui, fazem com que o prestígio do renomado autor ainda se faça inevitável. Isso justifica que, neste início de século XXI, chega o momento de materializarmos discursivamente uma coletânea de textos da Análise do discurso ao ensino.

SOBRE O ORGANIZADOR:

Lucas Nascimento - Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Realizou estágio de pesquisa em Stockholm (Suécia) pelo Departamento de Estudos Românicos e Clássicos (Romklass) da Stockholm University. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, na subárea de Teoria e Análise Linguística, com especialidades em Análise do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa. Estuda os autores franceses Michel Pêcheux, Michel Foucault, Jacques Guilhaumou e Jean Jacques Courtine. Atua principalmente em temas como: produção e circulação do conhecimento, políticas de produção escrita, escrita da análise do discurso, ensino de leitura e escrita, leitura de imagem, percurso de leitura do olhar.

SOBRE OS AUTORES:

Adelino Pereira dos Santos - Professor titular da Universidade do Estado da Bahia. Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestre em Letras e Linguística pela UFBA (2007), especialista em Estudos Linguísticos: Leitura e Produção de Textos (UNEB, 2001), possui graduação em Letras: habilitação em Língua Portuguesa / Língua Inglesa e Literaturas pela UNEB (1998). Professor do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) no Departamento de Ciências Humanas do Campus V da UNEB, onde coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos do Núcleo Texto, Discurso e Ensino - Grupo GENTE. Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco, de março de 2016 a fevereiro de 2017 e Estágio de Pós-doutorado em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia, de junho de 2018 a maio de 2019.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, Pesquisa e Prática Pedagógica de Língua Portuguesa / Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de textos, gêneros discursivos, análise de discurso e projetos pedagógicos.

Carolina Fernandes - Professora Adjunta do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, RS. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração Estudos da Linguagem, com especialidade em Análises Textuais e Discursivas e mestre pela mesma instituição e área de concentração. É licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e respectivas literaturas. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Estudos Pecheutianos (UNIPAMPA e outras instituições) e, como pesquisadora, participa dos grupos de pesquisa Oficinas de Análise do Discurso (UFRGS) e Linguagem e Currículo (UNIPAMPA).

Claudiana Narzetti - Professora Adjunta no Curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA (Mestrado). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Araraquara (2012). Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Araraquara (2008); Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal do Amazonas (2003); Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase na área de Análise do discurso, Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa. Foi Coordenadora de gestão de projetos educacionais no PIBID-UEA (2016-2018). Faz pesquisas: A. na área de Análise do Discurso de linha francesa, em especial a história da constituição do campo e o diálogo com as ideias do Círculo de Bakhtin; B. na área de ensino de Língua Portuguesa.

Freda Indursky - É licenciada em Letras pela UFRGS (1965). Possui Licence en Lettres - Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Besançon (1967); Maîtrise en Lettres - Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Besançon (1970). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Professora Titular, aposentada, atua, como Professora Convidada, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrando disciplinas e orientando mestrandos e doutorandos cujos projetos se inscrevam na Linha de Pesquisa Análises Textuais e Discursivas, onde sua pesquisa também está inscrita. Publica em periódicos científicos nacionais e internacionais. Autora e organizadora de vários livros e capítulos de livros.

Jacques Guilhaumou - Associado ao laboratório Triangle e ao UMR TELEMME (MMSH Aix-en-Provence). Diretor Honorário de Pesquisa do CNRS, em Ciências da Linguagem. É historiador, linguista, pesquisador do CNRS. Autor de inúmeras obras entre as quais se destaca La langue politique et la Révolution Française, é especialista em usos linguísticos da Revolução Francesa e nas relações entre História e Análise do discurso.

Jandira Pilar - Tem Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas UCPel (2013), em Pelotas-RS; Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000), em Santa Maria-RS; Especialização em Letras - Português e Literatura pelo Centro Universitário Franciscano, UNIFRA (1994), em Santa Maria; e Graduação em Letras com habilitação em Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegrete, FAFIAL (1982), em Alegrete. Tem experiência no ensino de Produção Textual, Redação Acadêmica e Português Instrumental.

Marilei Grantham - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (1979), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande. Na mesma instituição, é professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa. Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e Análise do Discurso.

Marineia Lima Cenedezi - Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Linguística e Ensino (UNESP), em Língua Portuguesa (UNICAMP) e em Design Instrucional para EaD Virtual (UNIFEI). Atuou como coordenadora pedagógica para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, assessora da coordenação do curso de Letras para o Centro Universitário UNISEB. Leciona Língua Portuguesa e Literatura para níveis de Ensino Médio, Técnico Integrado e Superior. Integrante do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas (GPEA) filiado à Universidade Federal de Uberlândia e do Grupo de Pesquisa em Estratégias e Metodologias de Ensino de Língua (EMEL), certificado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, ambos cadastrados junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Desenvolve estudos no âmbito da Didática de Literatura e da Análise do Discurso francesa, atuando principalmente na investigação de materialidades discursivas relacionadas aos temas: discurso, espaço, narrativas insólitas, subjetividade, leitura e figurações de leitor.

Michele Dias - Possui graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e graduação em Letras - Português pelo Centro Universitário Franciscano (2000). Tem especialização em Comunicação e Linguagem pela Unifra (2006). Atuou por 15 anos como repórter, editora e apresentadora da Rede Brasil Sul de Telecomunicações e por 2 anos como professora de graduação do Centro Universitário Franciscano, atual Universidade Franciscana, UFN. Atualmente, cursa o Mestrado no ICS, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo e prática.

Tania Conceição Clemente de Souza - Possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pela Universidade Paris 7 (1996). Atualmente, é professora associada (II) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas, desde 1981. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense e foi professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal. É líder de vários projetos de pesquisa subsidiados por diferentes editais (CNPq e FAPERJ). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Labedis, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Edita a Revista Policromias - Estudos do Discurso, Imagem e Som, com publicação de artigos de renomados autores nacionais e internacionais.

 
 
Por: R$ 46,20
ISBN: 978-85-7591-539-4
Páginas: 296
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2019
 
 
Formas de Pagamento