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Este livro apresenta um conjunto de reflexões visando dialogar com estudos teóricos e vivências empíricas. Os capítulos abordaram situações de crises nas estruturas sociais atuais e eventuais mudanças de ações de movimentos sociais. A partir de uma perspectiva geral, colocou em pauta contradições existentes na contemporaneidade. Não se pode, neste período histórico, ver as relações sociais com olhares de décadas anteriores, uma vez que o capitalismo, um dos geradores de crises, não se configura como em seu passado, nem mesmo com seu passado recente. Consequentemente, análises da estrutura social pressupõem levantamento de dados documentais, empíricos e circunstanciais, dando possibilidades de compreensão das metamorfoses que a sociedade contemporânea vive. Mesclamos estudos sobre movimentos e processos sociais, particularmente na América Latina e no Brasil. Abordamos temas sobre resistências, sobre Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sistemas educacionais. E temas relacionados à Movimentos sociais, ação pastoral, processo de formação popular e memória, numa perspectiva de criar sínteses, lapidando conceitos, costurando interpretações e buscando manter a memória viva.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
José Paulo Pietrafesa - Doutor em sociologia pela Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da UFG. Atua com os temas: Trabalho e educação, movimentos sociais rurais, educação do/no campo, desenvolvimento rural e trabalho, uso de tecnologias no meio rural e trabalho, sustentabilidade e agricultura familiar.
Maria Emília de Castro Rodrigues - Professora habilitada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG); com Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma faculdade. Atua no na pós-graduação da FE/UFG. Coordena o Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação (Obeduc), com financiamento da Capes e participa como vice-coordenadora do Projeto Centro Memória Viva (CMV).
Sérgio Sauer - Doutor em Sociologia e professor da Universidade de Brasília (UnB), na Faculdade da UnB de Planaltina (FUP), nos Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-Mader) e no Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT)e bolsista (PQ) do CNPq.
SOBRE OS AUTORES:
Amone Inácia Alves - Doutora em Educação pela UFG, professora na Faculdade de Educação (UFG). Atua com os seguintes temas: formação, trabalho, educação, história social, conhecimento e história, educação e trabalho. Representante institucional do Comitê Estadual do Campo e da Comissão Estadual da Educação do Campo do Estado de Goiás.
Clarice Aparecida dos Santos - Doutora em Educação pelo PPFH/UERJ (2016) e professora da Universidade de Brasília (UnB) no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). É coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários (NEAGRI), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB) e membro do Fórum Distrital de Educação (FDE/DF).
Cláudia Borges Costa - Professora da Rede Municipal de Goiânia-GO. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília-UNB. Participa da Pesquisa do subprojeto.
Elisa Guaraná de Castro - Doutora em Antropologia e professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuando na graduação, na Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) e na Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS).
George Mészáros - Doutor em Sociologia pela London School of Economics e graduado em Ciência Política pela University of Sussex, é professor da School of Law da University of Warwick.Foi diretor do Programa de Doutorado e ensina Direito Constitucional e Administrativo; Direito, movimentos sociais e economia. Pesquisa os movimentos sociais no Brasil, sendo autordo livro Social Movements, Law and the Politics of Land Reform, publicado em 2013.
Henry Veltmeyer - Doutor em Ciência Política pela McMaster University e professor de Estudios en Desarrollo de la Universidad Autónoma de Zacatecas, México. É autor, coautor e editor de mais de 40 livros sobre movimentos sociais e temas da América Latina e de desenvolvimento mundial, incluindo Dynamics of Social Change in Latin America (2007) e, publicados em coautoria com James Petras, Multinationals on Trial (2007) eWhat’s Left in Latin America (2009).
Márcia Santos Ferreira - Professora adjunta da UFMT, coordenadora do Centro Memória Viva-MT, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/campus Cuiabá e membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória/GEM. É, atualmente, vice-coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação, da ANPEd. Email: msf@ufmt.br
Maria Jacqueline Dias Alves - Professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia e da Rede Estadual de Educação de Goiás, na área de história. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), sob orientação do Prof. Dr. Wanderson Ferreira Alves.
Mônica Castagna Molina - Pós doutora em Educação, pela Universidade de Campinas (Unicamp, 2013). Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB),atuando na Licenciatura em Educação do Campo e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FE) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPGMADER/FUP). Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural-CTEC, da Faculdade UnB de Planaltina (FUP).
Nilce Vieira Campos Ferreira - Professora adjunta da UFMT, coordenadora adjunta do Centro Memória Viva-MT, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação/campus Cuiabá e membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória/GEM. Atualmente é, vice-coordenadora do GT 9 - Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, da ANPEd Centro-Oeste. Email: nilcevieiraufmt@gmail.com
Pedro Araújo Pietrafesa - Doutor em Ciências Sociais (UnB), Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e no Curso de Relações Internacionais (RI). Atua na área de Ciência Política principalmente nos seguintes temas: Análise de Política Externa, Políticas Públicas; Redes de Políticas Públicas, Relação executivo-legislativo, Políticas Climáticas, Integração Regional e Mercosul.
Vera Lúcia Alves Mendes Paganini - Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Campus Jataí, 1998). Especialista em Melhoramento da Qualidade da Educação Básica pelo Instituto de Estudos Avançados das Américas (INEAM), Estados Unidos (2005). Mestre em Estudos Literários pela UFG (2008). Professora de Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Inhumas. Doutoranda em Educação na UFG (PPGE).
Wanderson Ferreira Alves - Doutor em Educação, com pos-doutorado Ergologia (Université d’Aix-Marseille) e Sociologia do Trabalho (Université de Paris). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PPGE-UFG. Atua na área de Educação nos estudos sobre educação, trabalho, trabalho docente, políticas educacionais e trabalho do professor, avaliação do trabalho, saúde e trabalho, formação profissional contínua, saberes do trabalhador.