Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formacao
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Saber, Sujeito e Acontecimentos de Ensino
• Luis Ernesto Behares

DE R$ 54,00    POR R$ 37,80

No conjunto de questões que foram debatidas, ao longo dos tempos, para conceitualizar o ensino, encontramo-nos de modo insistente e privilegiado com as que referem ao sujeito, em suas inúmeras formulações, ao saber e ao conhecimento, e à linguagem. Em ausência desses três componentes e considerando os múltiplos autores que durante dois mil e quinhentos anos têm se ocupado disso, é evidente que a representação teorética do ensino seria inviável. Igualmente insistentes e privilegiadas, ainda que com uma modalidade bastante diferente, elas surgem nas construções dos últimos cinquenta anos, apesar de que estarem reformuladas (ou dissimuladas) pela experiência "disciplinaria". Talvez por isso, os debates se circunscrevem à oposição entre as diferentes correntes psicológicas e a psicanálise, ou às diversas vertentes da epistemologia e da metodologia científica, ou às escolas linguísticas, ou, muito marcadamente, às disputas pedagógicas. (...) Nosso projeto teórico se articula - prima facies - nas encruzilhadas dos fatores que aqui temos apontado. Em primeiro lugar, recuperar a produtividade do passado que dá espessura às discussões. Em segundo lugar, terciar em algumas construções dadas por garantidas e que, em termos gerais, são simples aporias ideológicas, teoricamente heteróclitas e dúbias.

SOBRE O AUTOR:

Luis Ernesto Behares (Montevidéu, 1952) - É um pesquisador uruguaio focado nos temas que ligam linguística, psicologia e psicanálise com questões educacionais, especialmente aquelas relacionadas à teoria e aos fenômenos do ensino. O perfil de suas investigações tem a impressão densa e multifacetada das ciências humanas. Aposentou-se em 2015 como Professor de Ensino e Aprendizagem na Universidad de la Republica, na qual promoveu a discussão teórica sobre o ensino com um grupo de investigadores com presença e continuidade internacional na atualidade. Sua participação e o resultado de sua pesquisa no Brasil tem sido intensa e contínua, ligando-o a várias universidades, grupos de pesquisadores e programas em redes.

 
 
Por: R$ 37,80
ISBN: 978-85-7591-571-4
Páginas: 216
Formato: 12 x 22
Altura: 16 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2019
 
 
Formas de Pagamento