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Neste volume discute-se a formação do professor no Brasil após os anos de 2000. O objetivo dos autores foi o de oferecer, a docentes e estudantes dos cursos de licenciaturas e interessados, evidências acerca do gigantismo da “fábrica de professores” e do vasto mercado da certificação em nível superior no Brasil. Sob a batuta de interesses nacionais e internacionais do grande capital, instituições particulares encontraram na modalidade de Educação a Distância um campo específico de produção de lucro, largamente sustentado por bolsas públicas e privadas, com o inconsequente endividamento juvenil. Tal política, implementada pelo Estado na virada do século, teve em vista obliterar a possibilidade da emergência da consciência de classe do trabalhador, posto que o contingente principal de trabalhadores vem sendo formado via privatização da qualificação dos profissionais da escola pública. Desejam os autores que as reflexões apresentadas fecundem ações políticas a favor da construção de uma consciência política que nos leve, a todos e todas, a cerrar fileiras na defesa inconteste da escola pública brasileira.
SOBRE OS AUTORES:
Allan Kenji Seki - Bacharel em Psicologia (UFSC). Mestre em Educação (UFSC). Doutorando em Educação (UFSC). Pesquisador do Grupo de Investigação em Política Educacional, sediado na UFSC (Gipe-Marx) e do Centre d'Economie de l'Université Paris Nord (CEPN). Bolsista Capes/DS. E-mail: allan.kenji@ufsc.br
Artur Gomes de Souza - Professor temporário de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Licenciado em Educação Física e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Grupo de Investigação sobre Política Educacional, sediado na UFSC (Gipe-Marx). E-mail: artur.gsouza@hotmail.com
Astrid Baecker Avila - Licenciada em Educação Física (UFSM). Mestre em Educação Física (UFSC) e Doutora em Educação (UFSC). Realizou estágio em pesquisa na Universidade de Hannover, Alemanha. Atualmente é professora do curso de Pedagogia na UFSC. Pesquisadora do Grupo de Investigação em Política Educacional, sediado na UFSC (Gipe-Marx). E-mail: abaeckeravila@gmail.com
Mauro Titton - Licenciado em Educação Física (UFSM), Mestre em Educação (UFBA) e Doutor em Educação (UFSC). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do CED/UFSC. Vice coordenador do Grupo de Investigação sobre Política Educacional (Gipe-Marx). maurotitton@gmail.com
Olinda Evangelista - Licenciada em Filosofia (UFPR). Mestra e Doutora em Educação (PUC-SP). Pós-doutora em Educação (UMinho/PT). Professora aposentada voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Investigação em Política Educacional, sediado na UFSC (Gipe-Marx)/UFSC/Unoesc). Bolsista do CNPq. E-mail: olindaevangelista35@hotmail.com