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Em A República no Livro Didático de História do Brasil, Kênia Hilda Moreira, prossegue seus esforços em torno da compreensão dos livros didáticos no Brasil, por meio da análise de obras de seis destacados autores, no período de 1889 a 1950. Busca compreender permanências e mudanças nos conteúdos historiográficos e nas concepções pedagógicas contidas nos livros didáticos, com a consideração da construção do conhecimento histórico, dos programas de ensino, da autoria e da editoração. Inicia pelo reconhecimento da fertilidade do livro didático como fonte investigativa. Em seguida, examina legislação, programas e livros didáticos do Ensino Secundário nacional. Depois, detém-se no exame dos conteúdos historiográficos e pedagógicos apresentados nos livros didáticos analisados.
É um livro que interessa tanto à pesquisadores e estudiosos da História da Educação, do Ensino de História e da História do Brasil, mas, também, ao público da área de Ciências Humanas de modo mais geral. Sem dúvida, é uma obra que merece nossa leitura atenta!
SOBRE A AUTORA:
Kênia Hilda Moreira é professora na Faculdade de Educação (FAED) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEd-UFGD). Historiadora, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre e doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Estágio de doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com estágio na Universidad de Educación à Distancia (UNED). Atua nas áreas de História da Educação, Livros Didáticos e impressos de modo geral. Escreveu “Um Inventário: O Livro Didático de História em Pesquisas (1980-2005)”, publicado em 2011 e organizou "História da Educação e Livros Didáticos", publicado em 2017.