Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educacao Em Ciencias
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formacao
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formacao de Professores da Educacao Basica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Diario de Leituras na Escola e na Universidade

- Estudos do Gênero e Práxis Pedagógica (Organização: Ermelinda Barricelli e Geam Karlo-Gomes)

• Ermelinda Barricelli
• Geam Karlo-Gomes

DE R$ 74,00     POR R$ 51,80

Quando conheci Anna Rachel Machado, na década de 90, em Genebra, passamos muitos momentos juntos dialogando sobre as nossas pesquisas. Ela estava, naquele momento, em plena fase de elaboração da tese sobre o Diário de leituras, orientada por Jean-Paul Bronckart e Maria Cecília Camargo Magalhães. Lembro-me com nostalgia dos intercâmbios apaixonados entre nós sobre a análise do corpus inspirados no modelo genebrino e das sequências textuais de Jean-Michel Adam. [...] Este livro que tenho a honra de introduzir, coordenado por Geam Karlo-Gomes e Ermelinda Barricelli, mostra as repercussões na prática pedagógica e na pesquisa acadêmica do Diário de leituras. Anna Rachel Machado tinha razão em querer registrar as impressões pessoais do leitor e insistir sobre a importância do dispositivo didático. Era dever de justiça com ela reconhecer que o tempo lhe deu razão. Vou tratar neste prefácio de situar o Diário como um gênero reflexivo que combina a leitura estruturadora e crítica de textos com uma escrita dinâmica e reguladora de sentidos, de conhecimentos, de ações e de sentimentos.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ermelinda Barricelli - Graduada em Letras e em Pedagogia, Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na linha Linguagem e Educação pela PUC-SP, e Doutorado pelo mesmo programa na linha Linguagem e Trabalho, realizou estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris (CNAM). Possui Pós Doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Grupo de pesquisa ALTER-Age / USP. Atua como Professora em curso graduação e pós-graduação lato sensu e como Professora-pesquisadora vinculada a projetos de instrumentos de avaliação e a elaboração de prescrições governamentais na Fundação VUNESP.

Geam Karlo-Gomes - Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB), com concentração de estudo na linha de pesquisa Literatura e Hermenêutica. É líder do ITESI-UPE-CNPq. Membro do GEPEL-UPE-CNPq. Tem experiências nas áreas de Letras, literatura e imaginário mítico-simbólico, imaginário, cultura e educação. Suas pesquisas se expandem para a metodologia e ensino de língua materna e da leitura/escrita, ensino de gêneros textuais, multimodalidade, letramento digital, letramento literário e formação de professores. Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco atuando nos cursos de Letras e Pedagogia, na Pós-Graduação lato-sensu em Ciências da Linguagem e no Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

SOBRE OS AUTORES:

Ana Paula Silva Dias - Mestre pela Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura com dupla habilitação, português e francês, pela mesma universidade. Sua pesquisa teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento das capacidades de linguagem ligadas à escrita acadêmica, bem como, o ensino-aprendizagem da língua francesa por meio de gêneros textuais produzidos em contexto universitário. Faz parte do Laboratório de Letramento Acadêmico FFLCH-USP ao qual sua pesquisa está vinculada.

Auricélia Pires -  Especialista em Linguística pela Universidade de Pernambuco - UPE. Especialista em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA). Licenciada em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF. Possui formação tecnológica em Informática pela Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães. É professora efetiva da Rede Estadual de Pernambuco e atua como Formadora de Língua Portuguesa na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco - GRE Petrolina. Possui experiência em orientação de estudantes na participação de Olimpíadas de Jogos Digitais Educacionais. Suas pesquisas são voltadas para o letramento, leitura/escrita, ensino de gêneros textuais e mídias na educação.

Dilian Cordeiro - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) onde atua com formação de professores nas áreas de alfabetização e letramento desde 2005. Tem experiência como professora na Educação Infantil e no ensino superior. Atualmente é professora da Universidade de Pernambuco atuando nas disciplinas de alfabetização e letramento e Literatura Infantil  É pesquisadora vinculada aos Grupos de Pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano”.

Eliane Gouvêa Lousada - Mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), É líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq. Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. Foi professora da graduação e do mestrado em Estudos Franceses na Universidade de Guelph, Canadá, onde ainda atua como Professora Visitante e orientadora. Tem experiência e publicações nas áreas de formação e desenvolvimento de professores, letramento e gêneros textuais, elaboração de material didático, além de análise de textos/discursos produzidos em situações de trabalho docente.

Fabiana Ramos - Doutora em Linguística (2015) e Mestre em Língua Portuguesa (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professora na Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, em disciplinas de Língua Portuguesa, Linguística e Literatura Infantil, como também no Programa de Pós-graduação em Educação da referida instituição. Atualmente, desenvolve trabalhos voltados para os temas letramento, formação do professor, construção identitária docente, literatura infantil e formação de leitores.   

Fernando Silvério de Lima - Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP de São José do Rio Preto com estágio sanduíche em estudos vygotskianos pela University of California, San Diego. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, atua no ensino de oralidade e escrita acadêmica em língua inglesa.

Francisco de Assis Silva Panta - Mestre em Educação (2004) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Atua como docente na Graduação no curso de Letras nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Linguística Textual. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Línguas. Atualmente desenvolve trabalhos no Programa de Extensão “Faculdade Aberta da Terceira Idade - FATI” (nas disciplinas Língua Inglesa e Língua Espanhola), assim como no Programa “Teste de Proficiência em Língua Estrangeira - TEPLE”.

Jaci Brasil Tonelli - Mestra pela Universidade de São Paulo. Realizou graduação em Letras na mesma instituição. Sua pesquisa de mestrado teve como objetivo estudar o desenvolvimento das capacidades de linguagem ligadas à escrita acadêmica em francês de graduandos de Letras ao longo de um semestre, por meio da análise de suas produções textuais. Faz parte da equipe do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH desde 2012 e interessa-se pelo desenvolvimento das capacidades de linguagem por meio de gêneros textuais, sobretudo em contexto universitário.

Janette Friedrich - Doutora em filosofia e professora e pesquisadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra na linha Abordagens da filosofia para a educação e para a formação. Suas pesquisas se voltam para as seguintes temáticas: história, epistemologia e filosofia das ciências do homem, debates filosóficos sobre os conceitos de reflexão, saber-fazer (savoir-faire) e experiência, e a relação pensamento e linguagem.

Joilma Barbosa - Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialização em Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e tem interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Inglês como língua internacional, interculturalidade, multimodalidade, livro didático, gêneros digitais e (multi) letramentos. Atualmente, está lotada no Colegiado de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE).

Katia  Diolina - Atualmente, é pós-doutoranda (bolsista PNPD-CAPES) na Universidade São Francisco, no programa em stricto sensu em Educação, Linguagens e Processos Interativos. Doutora e mestre (bolsista CNPq) pelo Programa em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde iniciou os estudos sob a orientação da profa. Anna Rachel Machado. Foi contemplada com bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) para estudos com o grupo da Clínica da Atividade, no Conservatorie National des Arts et Métier (CNAM) Paris. Desenvolve pesquisas relativas ao processo de ensino e aprendizagem dos gêneros do discurso/textuais, letramento acadêmico e trabalho docente.

Kátia Maria Rodrigues Gomes - Mestra em Crítica Cultura com foco na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação de Professores - pela Uneb/ Campus II - Alagoinhas-BA. Especialista em Língua Portuguesa com Formação Pedagógica para o Magistério Superior. Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/ Inglês pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Professora da Universidade de Pernambuco e do Departamento de Letras e da Pós-Graduação lato-sensu em Ciências da Linguagem. Tem experiência na área de Letras com o ensino e a metodologia da língua portuguesa; leitura e produção de textos; letramento e identidade; formação continuada de professores; estágio docente e educação escolar indígena.

Lília Santos Abreu-Tardelli - Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela Unicamp. É professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha Ensino e Aprendizagem de Línguas. É membro do GT Gêneros textuais/ discursivos da ANPOLL e líder do grupo de pesquisa ALTER-FIP.

Luzia Bueno - Realizou Pós-doutorado no IEL, Unicamp, sob a supervisão de Angela Kleiman. Cursou graduação em Letras e Ciências Sociais, na Unicamp. É Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp; doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, onde foi orientada pela profa. Anna Rachel Machado. Realizou estágio doutoral na Universidade de Genebra sob a orientação de J.P. Bronckart. É líder do Grupo ALTER-LEGE -USF/CNPQ e vice-líder do grupo Grupo ALTER-Age / USP. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Maria Aparecida Ventura Brandão - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atua como professora no Curso de Letras da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina - PE  - nas disciplinas de Teoria da literatura,  Leitura e Produção de textos e Literatura Brasileira.  Atualmente desenvolve pesquisas voltadas para os direitos humanos pela literatura,  formação de leitores, imaginário e representações identitárias na literatura brasileira.

Maria Jussara  Zamarian - Realizou Doutorado na Universidade São Francisco - USF, sob a orientação de Luzia Bueno. Cursou graduação em Pedagogia, na UNIFEOB. É Mestre em Educação pela UNISAL. Realizou estágio doutoral na Universidade de Genebra (Suíça) sob a orientação de Glaís Sales Cordeiro. É Supervisora de Ensino da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo e professora de Pós-Graduação - Especialização em Psicopedagogia, na Universidade Paulista e professora de Graduação em Pedagogia nas Faculdades Integradas Maria Imaculada.

Peterson Martins Alves Araújo - Doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN (PPGEL/CCHLA), mestre em Novas Tecnologias e Estudos Culturais pela UFPB (PPGE/CE). É vice-líder do grupo de pesquisa ITESI-CNPq (Itinerários Interdisciplinares em Estudos do Imaginário) e professor participante do grupo Literatura e Memória Cultural-CNPq.  Docente do Departamento de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE). Possui dois livros publicados: “Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna” (Ed. Appris) e o “Hiper-regionalismo nas literaturas de língua portuguesa” (EdUPE). Possui artigos e capítulos publicados em diversos livros e periódicos nacionais e apresentou inúmeros trabalhos em congressos internacionais. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Literatura Comparada, Letramento Digital, Estudos Culturais, Tecnologia Educacional, Estética Literária, Literatura e Cultura Popular, Estudos da Oralidade e Português como Língua Estrangeira (PLE).

Renata Ferreira Rios - Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Interacional, Análise do Discurso e Análise da Conversa, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia da comunicação, política, ideologia e linguística. É vice-líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Línguas (GEPEL), vinculado ao curso de Letras da Universidade de Pernambuco. Tendo ministrado as seguintes disciplinas: Introdução à Linguística; Linguística II: do Estruturalismo ao Funcionalismo; Linguística Aplicada; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Fonética e Fonologia e Psicolinguística.

 
 
Por: R$ 51,80
ISBN: 978-85-7591-541-7
Páginas: 300
Formato: 14 x 21
Altura: 21
Largura: 14
Comprimento: 2
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2019
 
 
Forma de Pagamento :