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A Universidade Vai a Escola Publica em Tempos de Avaliacao em Larga Escala

- Práticas, Potências e Subversões (José Licínio Backes e Ruth Pavan)

 

• Jose Licinio Backes
• Ruth Pavan

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Nestes tempos de avaliação em larga escala, torna-se imprescindível que a universidade vá à escola pública para mostrar que, além do que se pretende impor como currículo, metodologia de ensino e prática docente, existe um conjunto de outras práticas. A escola pública possui uma grande potência. Os professores não são meros reprodutores das políticas oficiais - eles as ressignificam, as subvertem, enfim, desenvolvem outros currículos.

Esperamos que a leitura dos capítulos contribua para a percepção da relevância da permanente aproximação entre graduação (formação inicial), programas stricto sensu e escola. Por fim, desejamos que favoreça a compreensão da importância de políticas públicas que incentivem tal articulação.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

José Licínio Backes - É Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. É Bolsista Produtividade - CNPq. E-mail: backes@ucdb.br

Ruth Pavan - Possui graduação em Pedagogia (1988), mestrado em Educação Básica (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é coordenadora geral do Observatório da Educação - Projeto 13015, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação do professor e cultura. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). E-mail: ruth@ucdb.br

SOBRE OS AUTORES:

Adir Casaro Nascimento - Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação e Interculturalidade/CNPq. Coordena o Observatório da Educação/Edital 049/2012 - projeto: Formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar. E-mail: adir@ucdb.br

Antônio Carlos do Nascimento Osório - Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no ensino de graduação e de pós-graduação (PPGEdu e PPGPsi). Pesquisa nas temáticas educação e trabalho, educação, psicologia e subjetividade, relações de poderes e saberes com vistas a constituição do Sujeito e as relações de sujeitamento. E-mail: antonio.osorio@ufms.br

Carla Gonçalves Rodrigues - Doutora em Educação (UFRGS). Professora adjunta do Departamento de Ensino da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Psicologia e Licenciada em Matemática. Coordenadora do Núcleo UFPel do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. E-mail: cgrm@ufpel.edu.br

Carlos Magno Naglis Vieira - Doutor em Educação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. Vice - líder do Grupo de Pesquisa: Educação e Interculturalidade/CNPq. Pesquisador do Observatório da Educação/Edital 049/2012 - projeto: Formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar. E-mail: cmhist@hotmail.com

Carina Elisabeth Maciel - Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela Unemat em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas de Expansão da Educação Superior (Obeduc/Capes). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar - GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. E-mail: carina22em@gmail.com

Clenio Lago - Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000); Graduado em Filosofia - Faculdades Franciscanas (1996). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Unoesc, vinculado à Linha de Pesquisa - Processos Educativos e nos dois respectivos grupos de pesquisa da linha (Formação Docente e Práticas de Ensino; GEPeFE - Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação). Atua com os temas: Conhecimento e Educação; Hermenêutica e Educação. Diversidade, Alteridade e Educação. Estética e Educação. Coordenador Institucional do Projeto Estratégias e Ações Multidisciplinares - Capes/Obeduc, nº 12386.
E-mail: clenio.lago@unoesc.edu.br

Elton Luiz Nardi - É Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Pós-Dourado em Política Educativa, pela Universidade do Minho de Portugal. É professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe), membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Política Pública e Cidadania” (GEPeC). Foi coordenador do Projeto “Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”, vinculado ao Programa Observatório da Educação/ Capes.
E-mail: elton.nardi@unoesc.edu.br

Ester Maria Dreher Heuser - Professora-pesquisadora adjunta C da Unioeste, Campus Toledo (PR), nos cursos de Filosofia - Licenciatura, Mestrado e Doutorado. Pesquisa, publica e leciona em torno da Filosofia de Deleuze e seus intercessores, Filosofia da Educação e do Ensino de Filosofia. Graduada em Filosofia e mestre em educação pela Unijuí. Doutora em Educação, linha de pesquisa Filosofia da diferença e educação (2008), pela UFRGS. Coordenadora do Núcleo Unioeste do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. E-mail: esterheu@hotmail.com

Eva Batista dos Santos Silva - Pedagoga (Unemat) e Especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Associada ao Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA). Pesquisadora integrada ao GPAPES/Unemat e integrante do Coeduc/UFMT. Professora da educação infantil/Creche Evangélica de Cáceres/MT (KITA/ Kindertagesstatte. Alemanha, 2013-2017). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso/Unemat. Bolsista do Observatório da Educação Obeduc/UERJ. E-mail: evaraiodeluz@gmail.com

Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora em Educação Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Sapucaí. Pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos - LOED - Faculdade de Educação da Unicamp. Desenvolve pesquisa na área de avaliação educacional na educação básica. E-mail: geisavaz@gmail.com

Mara Regina Lemes de Sordi - Professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutora pela PUC-RJ. Pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) da Faculdade de Educação da Unicamp desenvolvendo e orientando pesquisas sobre avaliação educacional e políticas públicas educacionais. Desenvolveu trabalho de assessoria junto à SME/ Campinas para implementação do projeto de Avaliação Institucional Participativa. E-mail: maradesordi@uol.com.br

Margarida Montejano da Silva - Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência com Formação de Professores em cursos de graduação, de pós-graduação, Avaliação Institucional, Organização do Trabalho Pedagógico; desenvolvimento de projetos sociais e gestão administrativa. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/FE-Unicamp) e Supervisora Educacional da Secretaria de Educação de Campinas. E-mail: margmon@uol.com.br

Marilda Pasqual Schneider - É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-Dourado em Política Educativa, pela Universidade do Minho de Portugal. É professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Política Pública e Cidadania” (GEPeC). Foi integrante da equipe de pesquisa do Projeto “Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”, vinculado ao Programa Observatório da Educação/ Capes. E-mail: marilda.schneider@unoesc.edu.br

Paulino Eidt - Nasceu em 1963 no interior do município de Itapiranga/SC. Descendente de imigrantes alemães possui uma formação eclética: Graduado em História e Geografia, fez mestrado em Educação nas Ciências na Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí) e doutorado nas Ciências Sociais - Área de concentração em Antropologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Exerce docência na Educação Básica desde 1984 e no Ensino Superior a partir de 1998. Como pesquisador, apresenta pesquisas nas temáticas: Comunidades educativas; Alteridade e autoridade em educação e, Cultura e escola no contexto sócio histórico regional. É autor de várias obras. E-mail: paulinoeidt@unoesc.edu.br

Paulo Alberto dos Santos Vieira - Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior (GRAFITE). Integrante do Sub 5 - Acesso e Permanência (Obeduc/Capes/UERJ).
E-mail: vieirapas@yahoo.com.br

Ricardo de Aguiar Pacheco - Possui Doutorado em História (2004), Mestrado em História (1998) e Licenciatura em História (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco lecionando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Mestrado em História. Desenvolve e orienta pesquisas com ênfase em representações e práticas sociais, patrimônio cultural, memória social, ensino de história, educação em museus e história da educação. Em 2017 atua como Diretor do Memorial da UFRPE; Coordenador do PGH/UFRPE; Líder do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social. Coordenador dos Projetos: Observatório do Ensino de História em Pernambuco (financiamento Capes); O museu como lugar de aprendizagem (financiamento CNPq e FACEPE); Exposição de Ciência e Tecnologia em Camaragibe (financiamento CNPq). (Bolsista Obeduc/Capes). E-mail: ricardo.aguiar.pacheco@gmail.com

Roque Strieder - É graduado em Ciências 1º Grau e em Ciências Licenciatura Plena com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978, 1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986) e em Administração Escolar pela UFSC/SC (1991). Mestre em Educação pela UFSC/SC (1996). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atua como docente no programa de Mestrado em Educação da Unoesc. Envolvido em projetos de pesquisa da Unoesc e CNPq. É autor de várias obras.
E-mail: roquestrieder@unoesc.edu.br

Sandra Mara Corazza - Professora titular do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder dos Grupos de Pesquisa, cadastrados no Diretório CNPQ, 1) DIF - Artistagens, Fabulações, Variações; 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Coordenadora geral do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida.
E-mail: sandracorazza@terra.com.br

Silas Borges Monteiro - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor associado do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso; Coordenador do Núcleo UFMT do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. E-mail: silas@terra.com.br

Simone Ferreira Soares dos Santos - Graduada em Pedagogia com especialização em educação infantil e psicopedagogia. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. E-mail: simonne555@hotmail.com

Sirley Lizott Tedeschi - Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul - PUCRS e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Foi Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí e atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Tem experiência na área de Filosofia e Educação atuando nos seguintes temas: Filosofia e Educação, Identidade e Diferença.
E-mail: tedeschils@gmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-454-0
Páginas: 264
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
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