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Obra que reúne estudos amparados em diferentes abordagens teórico-metodológicas, mas que dialogam entre si por discutirem sobre os sentidos e os significados que emergem quando tratamos do tema da formação docente. Nessa perspectiva, os textos desta coletânea trazem ideias, pesquisas e relatos de experiência que discutem tanto sobre a formação inicial quanto continuada, como também acerca das práticas de trabalho docente, nas quais o professor é visto como sujeito (trans) formador e ativo no processo de pesquisa-ação-formação. Por essas razões, a obra se torna uma referência para professores e pesquisadores preocupados com a construção de uma educação transformadora, democrática, ética e de mais qualidade.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Cleide Inês Wittke - Professora Associada no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atuando na Graduação e na Pós-graduação. Cursou Graduação em Letras Português/Inglês e Português/Alemão na Universidade de Santa Cruz do Sul. É Mestra e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Pontífice Universitária Católica do RS, com Pós-doutorado em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra (UNIGE). Foi Coordenadora do PIBID/Letras da UFPEL e também Coordenadora do Curso de Bacharelado em Letras - Redação e Revisão de Textos. Suas atividades de ensino e de pesquisa pautam-se em teorias do texto e do discurso. Publicou três livros, vários capítulos e artigos em diferentes periódicos. E-mail: cleideinesw@yahoo.com.br
Glaís Sales Cordeiro - É doutora em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem e mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP/Bolsista CAPES). Realizou seu pós-doutorado em Didática do francês L1 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Ensina a didática do francês L1 e é co-responsável do Certificate of Advanced Studies em Suporte Pedagógico nessa mesma faculdade. É pesquisadora do grupo GRAFE (Groupe de Recherche pour l´Analyse du Français Enseigné), co-dirigido por Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz, e co-responsável do Réseau Maison des Petits. Desenvolve pesquisas sobre letramento e ensino-aprendizagem da produção e compreensão de gêneros orais e escritos em contexto escolar e pré-escolar a partir de uma perspectiva sócio-histórica. E-mail: Glais.Cordeiro@unige.ch
Milena Moretto - Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Atua no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. Participa dos grupos de pesquisa ALTER/AGE da Universidade de São Paulo e Relações de ensino e trabalho docente da Universidade São Francisco. É vice-líder do grupo ALTER/LEGE/USF. Suas pesquisas estão centradas nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino de gêneros textuais, análise linguística, letramento e formação docente.
E-mail: milena.moretto@yahoo.com.br
SOBRE OS AUTORES:
Anthony Coppola - É professor especializado no ensino da língua francesa e no acompanhamento dos alunos de diferentes línguas, nas escolas primárias suíças. Realizou Mestrado em Ciências da educação e atualmente é doutorando e assistente de pesquisa do professor Joaquim Dolz, em didática do francês.
E-mail: Anthony.Coppola@unige.ch
Carla Silva-Hardmeyer - Possui Pós-doutorado em didática de Línguas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (FAPSE/UNIGE). Doutorado e Mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (PUC/SP). Licenciatura em Letras - Português/Inglês. Atua na área da didática de línguas na Universidade de Genebra, sobretudo, no ensino do francês como língua primeira, português variante brasileira como língua primeira e de herança. Desenvolve pesquisas sobre o trabalho e o agir docente e didático do professor de línguas, letramento e ensino-aprendizagem da produção e compreensão de gêneros orais e escritos em contexto escolar. E-mail: carla.silvahardmeyer@unige.ch
Clecio Bunzen - Formado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou o curso de mestrado e doutorado no campo da Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Educação da UFPE. Sua atuação docente encontra-se vinculada ao curso de Letras/Português da UFPE como professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estágios Supervisionados. Além disso, é tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/Letras) e desenvolve pesquisas sobre os livros didáticos de português, a formação docente e o trabalho com práticas de linguagem no contexto escolar. E-mail: clecio.bunzen@gmail.com
Eliane Gouvêa Lousada - É mestra e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq. Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. Foi professora da graduação e do mestrado em Estudos Franceses na Universidade de Guelph, Canadá, onde ainda atua como Professora Visitante e orientadora. Tem experiência e publicações nas áreas de formação e desenvolvimento de professores, letramento e gêneros textuais, elaboração de material didático, além de análise de textos/discursos produzidos em situações de trabalho docente.
E-mail: elianelousada@uol.com.br
Fernanda Soares - É mestra em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e professora de Língua Portuguesa e de Francês Língua Estrangeira. Também é membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE-CNPq (Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino). Seus estudos apoiam-se nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade, abordando questões sobre o desenvolvimento de professores. E-mail: fffernandasoares@hotmail.com
Joaquim Dolz - É professor de didática de línguas e de formação de professores na Universidade de Genebra. É especialista do ensino de expressão oral e de produção escrita e autor de inúmeras publicações sobre esses temas, dentre as quais se destacam: Pour un enseignement de l’oral, Ensenyar (lengüas) en contextos multilingües, Production écrite et difficultés d’apprentissage, Des objets enseignés en classe de français. Interessa-se também pela análise dos fatores sócio-linguísticos que influenciam no ensino de línguas, razão pela qual é um dos criadores de uma rede de pesquisadores em sócio-didática das línguas. Co-responsável da equipe de pesquisa GRAFE (Groupe de recherche pour l’analyse du français enseigné), atualmente, dirige duas pesquisas sobre a formação de professores e sobre o ensino do oral na Suíça. E-mail: joaquim.dolz-mestre@unige.ch
Jossemar de Matos Theisen - é Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Católica de Pelotas, Brasil. Atualmente é professora de português para estrangeiros na International Student Organisation Wageningen (ISOW), na Holanda e pesquisadora externa na Universidade do Minho, em Portugal. De novembro de 2009 a outubro de 2013, atuou como docente e tutora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nos cursos de Letras em Licenciatura e Bacharelado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e metodologias de leitura online, gêneros textuais, estudos dos letramentos, ensino e aprendizagem de línguas. Pesquisa sobre a inserção das tecnologias digitais, práticas de letramentos digitais, leitura e escrita online no contexto acadêmico e aprendizagem da língua portuguesa para estrangeiros. E-mail: jossemarm@yahoo.com.br
Kátia Diolina - Pós-doutoranda (bolsista CAPES/PNPD) na Universidade São Francisco. Doutora e mestre (bolsista CNPq) pelo Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora contemplada pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PDSE) no Conservatorie National des Arts et Métier - Paris. Estuda a formação inicial e continuada segundo a Clínica da Atividade e a ergonomia francófona. Desenvolve pesquisas relativas ao processo de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais no âmbito do Ensino Superior, em prol do letramento acadêmico. Defende o papel central e decisivo da linguagem na formação e no desenvolvimento do homem dado o seu caráter interacionista, sociocultural, histórico e ideológico. E-mail: katiadio@gmail.com
Luzia Bueno - Fez Pós-Doutorado no IEL, Unicamp, sob a supervisão de Angela Kleiman. Cursou graduação em Letras e Ciências Sociais, na Unicamp. É Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp; doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Realizou estágio doutoral na Universidade de Genebra sob a orientação de J.P. Bronckart. É líder do Grupo ALTER-LEGE -USF/CNPQ e vice-líder do Grupo ALTER-AGE/USP. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco. E-mail: luzia_bueno@uol.com.br
Maria Izabel Rodrigues Tognato - Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR (2002). Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL - PUC/SP (2009), professora adjunta no Curso de Letras Anglo-Portuguesas e membro do corpo docente permanente no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - Mestrado Interdisciplinar (PPGSeD), da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR. Possui pós-doutorado como bolsista CAPES pela UNIGE, na Université de Genève, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FAPSE), sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz, subsidiado pelo sistema de bolsa CAPES Nº bex 0767/15-8, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. E-mail: belinhatog@yahoo.com.br
Mônica de Ávila Todaro - É graduada em Pedagogia, fez mestrado em Gerontologia e doutorado em Educação na Unicamp. É professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (MG) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação - da UFSJ. Pesquisa nas áreas de Educação e Gerontologia, com ênfase nos temas: Corpo e Educação; Ludicidade; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Alfabetização de idosos; relações intergeracionais; e práticas educativas. É líder do grupo de pesquisa “Pedagogia do Corpo Consciente (CNPq). E-mail: avila-todaro@uol.com.br
Paula Kracker Francescon - É professora de língua inglesa, graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Seu interesse de pesquisa se insere no campo de ensino e aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira, a partir da perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo e no ensino com base em gêneros textuais. E-mail: francescon.paula@gmail.com
Vera Lúcia Lopes Cristovão - É professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, líder do grupo de pesquisa “Linguagem e Educação” (UEL/CNPq) desde 2002, pesquisadora do grupo de pesquisa ALTER (USP/CNPq) e membro do corpo docente permanente do PPG em Estudos da Linguagem da UEL. Trabalha com projetos de Iniciação Científica na graduação desde 2002, tendo orientado 40 trabalhos. Possui doutorado pelo PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no LAEL da PUC-SP e em Estudos Linguísticos pela UFMG (2012). Teve bolsa CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia, EUA. Atualmente é pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá. E-mail: veraluciacristovao@gmail.com