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Este livro é um convite à reflexão sobre a inclusão não só no âmbito da Educação Matemática, como: nas práticas profissionais e na formação de professores, mas também enquanto sociedade. A Educação Inclusiva vai além da integração da pessoa com deficiência no ambiente escolar. O conceito é muito mais amplo e extensivo a todas as pessoas, pois a inclusão deve seguir na contramão da padronização, da homogeneização dos discentes e docentes e do pensar uma aula diferente ou alternativa só quando eu tenho um aluno “incluído”. Deve-se pensar em todos como pessoas heterogêneas que tem hábitos diferentes e aprendem de formas distintas, objetivando assim reduzir a exclusão, preconceito e desvalorização atribuídas a quem “foge à regra”, seja em função de suas limitações, rendimento cognitivo, raça, gênero, classe social, estrutura familiar, estilo de vida ou sexualidade.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa é Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de Rio Claro; docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: fernanda.malinosky@ufms.br
Ivete Maria Baraldi é licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru (1992). Mestre (1996) e doutora (2003) em Educação Matemática pela Unesp, Rio Claro. É professora, com dedicação exclusiva, do Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências da Unesp, Bauru. Docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (Unesp, Rio Claro) e Educação para Ciências (Unesp, Bauru). Membro do Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Maria M. R. Kaleff é Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora Titular da mesma Universidade - Departamento de Geometria, Niterói, RJ. E-mail: anakaleff@vm.uff.br
Clélia Maria Ignatius Nogueira é Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; docente do Centro de Estudos Superiores de Maringá/Unicesumar. E-mail: voclelia@gmail.com
Edinéia Terezinha de Jesus Miranda é Mestre em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru/SP. Professora da Rede Municipal de Ensino de Bauru/SP. E-mail: neia.terezinha@gmail.com
Elielson Ribeiro de Sales é Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, Belém, PA. E-mail: esales@ufpa.br
Eunice Maria Figueira Cajango é Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/UFPA). Professora da Secretaria de Educação do Pará. Belém, PA. E-mail: eunicefigueira@hotmail.com
Fábio Alexandre Borges é Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá/UEM; docente da Universidade Estadual do Paraná/Câmpus de Campo Mourão. E-mail: fabioborges.mga@hotmail.com
Miriam Godoy Penteado é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp; docente na mesma universidade, campus de Rio Claro. E-mail: mirgps@gmail.com
Renato Marcone é Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de Rio Claro; docente na Universidade Federal de São Paulo/Unifesp. E-mail: marcone.renato@gmail.com
Vanessa de Paula Cintra é Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de Rio Claro; docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
E-mail: vanessacintra@yahoo.com.br