Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Formação, Profissionalização e Trabalho Docente em Defesa da Qualidade Social da Educação

(Organização: Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza e Solange Martins Oliveira Magalhães

DE: R$ 73,00  

• Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
• Solange Martins Oliveira Magalhaes

 

Esta obra é publicada em contexto historicamente emblemático, mas também paradoxal, para os professores. Emblemático devido ao destaque ideológico que tem sido atribuído a estes profissionais, pela literatura educacional, não só brasileira, como pelo discurso das políticas educacionais, que juntos geram um movimento paradoxal em função do processo de reconversão e desvalorização docente em que esses se encontram submersos. O grupo de pesquisadores que escreve esse livro discute, numa perspectiva crítica e emancipadora, os vários condicionantes envolvidos na temática - professores. Buscam colocar em evidência pontos importantes que traduzem os embates travados com os discursos presentes nas diretrizes políticas da formação, profissionalização e trabalho docente e as mudanças que esses profissionais pretendem construir. Assumem assim sua maior relevância que se traduz em uma série de reflexões, práticas e diálogos que arquitetem o caminho da transformação. O livro é fruto do trabalho cooperativo entre pesquisadores do Brasil, da Argentina e da Espanha. Em seu conjunto, procura expressar diferentes e instigantes olhares, que defendem a qualidade da educação no sentido social, fundada num posicionamento crítico, ético, sensível e emancipador. Esperamos que essa obra possa subsidiar reflexões sobre a historicidade da função social dos professores, sua formação, profissionalização e trabalho.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza - É professora associada da Universidade Federal de Goiás. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade, na Linha de pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo. Pesquisa temas relacionados a professores(as). É coordenadora da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste (Redecentro). E-mail: ruthcatarina@gmail.com

Solange Martins Oliveira Magalhães - É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atua no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação dessa universidade, na Linha de Pesquisa Formação, Profissionalização e Trabalho Educativo. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores(as). É coordenadora da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste (Redecentro) em Goiás. E-mail: solufg@hotmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Clemencia Postigo de Caffe - Es profesora de Pedagogía y Licenciada en Pedagogía [Orientación Psicológica] de la Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Es especialista en Psicopedagogía Clínica de la Escuela de Psicopedagogía Clínica de Buenos Aires e magister en Investigación Educativa con mención Socioantropológica de la UNC. Actualmente es profesora titular interina en la cátedra de Psicología Educacional de la carrera de Licenciatura y Profesorado en Ciencias de la Educación en la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Jujuy (FhyCS/UNJu) y por extensión en el seminario del área de Comunicación y Educación para la misma carrera y para la Licenciatura en Comunicación Social de la FhyCS/UNJu. E-mail: cpcaffe@hotmail.com

Daniel de Freitas Nunes - É graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Tocantins, tendo atuado como bolsista do Programa Pibid. Desenvolve pesquisa na área de educação com ênfase em camadas populares e educação superior pública e formação inicial de professores. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe/UnB). Atua na rede privada de ensino do município de Palmas/TO.

José Vieira de Sousa - É professor da Universidade de Brasília, onde desenvolve estudos sobre avaliação, expansão, democratização e acesso à educação superior. Coordenou o GT 11 - Política da Educação Superior, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no biênio 2013-2015. É pesquisador da Rede Universitas/Br - Projeto Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (Obeduc/Capes). E-mail: sovieira1@gmail.com

Graciela del Rosario Wayar - Es profesora adjunta ordinaria de la Cátedra de Organización y Administración Educacional y por extensión en la Cátedra de Teoría y Desarrollo del Curriculum en Ciencias de la Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Jujuy (FhyCS/UNJu). E-mail: gracielawayar@yahoo.com.ar

Graciela María Elena Fernández - Es docente de grado en el Profesorado y Licenciatura en Educación Inicial de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen). Es docente de Posgrado de la Especialización en Nuevas Infancias y Juventudes de la Unicen. Es también investigadora en el Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES) e directora del proyecto de investigación “Enseñar y aprender en la universidad: aportes para una didáctica de la formación inicial de docentes”.

Iria Brzezinski - É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e professora aposentada da Universidade de Brasília. Atua como presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, nesta condição agraciada com o Prêmio Paulo Freire (2015), concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. É também coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq ”Políticas educacionais e gestão escolar”. E-mail: iriaucg@yahoo.com.br

Ivone Garcia Barbosa - É professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (Nepiec) e do GT 7 da ANPEd. Suas temáticas de pesquisa e atuação são: infância, educação infantil, políticas públicas, formação de professores, aprendizagem e desenvolvimento infantil, família, didática e formação de conceitos.
E-mail: ivonegbarbosa@hotmail.com

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva - É professora adjunta da Universidade de Brasília na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora adjunta desse programa. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente. Coordena o grupo de estudo e pesquisa em formação de professores/pedagogos (GEPFAPe). E-mail: katiacurado@unb.br

Lydia María Albarello - Es profesora titular de grado y de posgrado en la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidade Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen). Es Investigadora en el Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES). Es directora del programa de investigación “Sujetos que aprenden y sujetos que enseñan en la universidad: perspectivas actuales en la formación inicial de docentes”. E-mail: lydiatandil@gmail.com

Manuel Reyes-Santana - Es profesor titular de Didáctica y Organización Escolar en la Universidad de Huelva y director del Museo Pedagógico de la misma universidad. Imparte docencia igualmente en másteres oficiales y en programas de doctorado en Educación. Es miembro Del Observatorio Internacional de a Profesión Docente, de varias redes universitarias internacionales y del Grupo de Investigación Educativa “Doce”. E-mail: mrsant@dedu.uhu.es

Mara Cristina De Sylvio - É professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Goiânia/GO e pesquisa os processos de ensino e a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E-mail: mcsylvio@gmail.com

Nancy Nonato de Lima Alves - É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (Nepiec). Suas temáticas de pesquisa e atuação são: infância, educação infantil, políticas públicas, formação de professores, gestão, currículo, didática e estágio. E-mail: nancynlalves@gmail.com

Norberto Fernández Lamarra - Es profesor investigador y consultor nacional e internacional en el área de las políticas, la planificación, la gestión y la evaluación de la educación. Es director de posgrados en la Universidad Nacional de Tres de Febrero (Untref) y en diversas universidades argentinas y de otros países de América Latina. Dirige la Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación, la Revista Argentina de Educación Superior y la Revista Latinoamericana de Educación Comparada. E-mail: nflamarra@fibertel.com.ar

Sandra Valéria Limonta Rosa - É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo. Atua nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: trabalho docente e didática na escola pública de Educação Básica. E-mail: sandralimonta@gmail.com

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz - É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, com atuação na graduação e na pós-graduação. Atualmente é coordenadora da Editora IFG. Participa como pesquisadora colaboradora da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste (Redecentro) e realiza estudos sobre formação, profissionalização e trabalho docente. E-mail: vanderleida@gmail.com

 
 
Por: R$ 51,10
ISBN: 978-85-7591-406-9
Páginas: 244
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento