Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Um Estudo Sobre Versos Para os Pequeninos

- Manuscritos de João Köpke

 

• Norma Sandra de Almeida Ferreira

 

Um livro - a pesquisa; uma pasta - o objeto material de estudo; um manuscrito quase (in)acabado; uma obra - Versos para os pequeninos (João Köpke).

A possibilidade de Leitura que Norma nos apresenta com essa pesquisa de Versos para os pequeninos, agora na forma de livro, mobiliza-nos porque se faz tensa - pelo caudal de perguntas que dispara, qual um balanço que começa pendular e, manso, aos poucos torna-se o movimento cada vez mais cheio, espaçoso; porque se faz dançarina - provoca ao mesmo tempo que constata, indaga, confronta estudos que dão materialidade ao objeto de estudo, que indiciam pistas por entre detalhes nunca dantes abordados. Uma imagem de João Köpke e de sua produção “que entrou para a história dos livros mas que não foi construída apenas porque esta obra encerra uma qualidade em si mesma, fora da rede de pessoas (educadores, jornalistas, mestres, homens públicos, intelectuais) que a promoveram e dos leitores que lhe deram vida.”

Leitura que é desdobramento do escrever estético das palavras, formas, conteúdos, estilo, composição dos Versos para os pequeninos. O linguajar a que recorre [João Köpke], sejam onomatopeias ou “ato ilis” refrão ou frases curtas ritmadas, a poesia, mais do que um gênero ou uma forma ou um interesse estético, está num modo de relação com o mundo.

Leitura que é uma abertura à invenção pela leveza da composição, pelas estampas delicadas nos traços, nas imagens - austeras, porque advindas de um “clima” dito europeu, colonizador, modelador; pela distribuição espacial dos versos, que é um convite à instabilidade, à não fixidez do olhar, quiçá do pensamento; antes de ler as palavras, a dimensão visual da ocupação do espaço é movimento... Um autor que “impõe” um projeto tipográfico - visual - formal em suas obras, aliadas a um conteúdo, que instrui e educa / jogo lúdico, no século XIX.

A pesquisa, agora livro, que aqui se apresenta é recheada de referências que nos fazem transitar por campos que vão da leitura à escrita, à materialidade dos objetos de ensino, dos modos de ensinar, à potencialidade dos textos literários... ao que fomenta a história, a arte... um trabalho de investigação; o que transcende concepções universalizantes referendadas; interpenetram-se os objetos e os procedimentos, num fazer singular da Norma e do João Köpke. Vale conferir. (Maria Rosa R.M. de Camargo)

SOBRE A AUTORA:

Norma Sandra de Almeida Ferreira - Professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp). Integra o grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE). Foi presidente da diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB) (biênio 2009-2010). Além de publicações em diferentes periódicos e em capítulos de livros, tem os seguintes livros editados: Literatura infanto-juvenil: arte ou pedagogia-moral? (Cortez, 2000); A pesquisa em leitura no Brasil: 1980-1995 (Komedi; Arte Escrita, 2001); Leitura: um cons/certo (org.) (Nacional; IBEP, 2003); Livros, catálogos, revistas e sites para o universo escolar (org.) (Mercado de Letras; ALB, 2006); Leitura, cultura, infância: Lobato (org.) (Global; ALB, 2011); O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa (org.) (Autores Associados, 2014).
E-mail: normasandra@yahoo.com.br

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-421-2
Páginas: 276
Formato: 12 x 22
Altura: 16 cm
Largura: 11 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento