Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Entre Professor e Aluno

- Um Estudo Psicanalítico Sobre Transferência

 

• Elisabete Aparecida Monteiro

 

Quando pedagogos e educadores se interessam pela psicanálise, bem como, particularmente, pela incidência desta no campo da educação e da formação, eles logo cifram suas esperanças na transferência. Eles bem entendem que esse conceito encerra a chave da operação educativa. Porém, será que eles estão dispostos a pagar o preço embutido nesse entendimento? A julgar pela análise elucidativa realizada por Elisabete Monteiro neste livro que você - caro leitor - tem em mãos, uma resposta afirmativa e prematura deve ser descartada. Nossa autora esmiúça a voracidade por métodos e certezas que caracteriza todo espírito pedagógico que se preze muito moderno e atual. Segundo Elisabete, é essa voracidade de controle e eficácia que alimenta tanto o desconhecimento da psicanálise quanto o interesse rápido e inadvertido que não poucas vezes há por ela no campo pedagógico. De fato, quando alguns interessados tomam contato com a psicanálise logo se iludem com a possibilidade de vir a manejar controladamente aquilo que eles creem entender por transferência na cena educativa em prol da produção de certos efeitos buscados com clareza e distinção.

SOBRE A AUTORA:

Elisabete Aparecida Monteiro é pós-doutora, doutora e mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP, com Especialização em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise pelo Instituto de Filosofia da Unicamp e graduação em Psicologia pela PUC Campinas. Psicanalista. Docente no ensino superior, desde 1995.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-453-3
Páginas: 164
Formato: 12 x 22
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento