Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Gestão e Planejamento da Educação Básica - Nos Cenários Nacional e Internacional

(Organização: Elisangela Alves da Silva Scaff e Marília Fonseca)

 

• Elisangela Alves da Silva Scaff
• Marilia Fonseca

 

O planejamento da educação nacional se constitui em objeto de estudo da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (Replag) desde o início dos anos 2000. A trajetória do grupo, bem como a sua integração com outros grupos de pesquisa em nível nacional e internacional, possibilita a consolidação Replag, cujos resultados das pesquisas desenvolvidas encontram-se sistematizados nesta obra. As organizadoras desta coletânea esperam que as análises apresentadas possam dar a conhecer as questões teóricas e metodológicas que subjazem ao ato de planejar, bem como as especificidades do planejamento da educação nacional em países de diferentes continentes. O grupo de pesquisa terá o seu esforço recompensado se os resultados das pesquisas sistematizados nesta obra puderem elucidar as dúvidas referentes aos ganhos e às dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais e pelas escolas no decorrer dos quase sete anos da implantação do Plano de Ações Articuladas - PAR.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Elisangela Alves da Silva Scaff - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo. Coordeandora da Seção MS da ANPAE e Coordenadora do GT5 da ANPED Centro-Oeste. E-mail: elis-scaff@hotmail.com

Marilia Fonseca - Possui Doutorado em Educação pela Université de Paris V (René Descartes) (1992). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E-mail: mariliasfonseca@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Alda Maria Duarte Araújo Castro - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: aldacastro01@hotmail.com

Antônio Cabral Neto - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2003-2007. Atualmente é vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. E-mail: cabraln@ufrnet.br

Belmiro Gil Cabrito - Graduado em Economia (1972) e em Ciências Sociais e Políticas (1978) pela Universidade Técnica de Lisboa; mestre (1993) e doutor em Ciências da Educação (2000), pela Universidade de Lisboa, é Professor Associado Aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desde 2011. Até essa data foi coordenador da pós-graduação (mestrado e doutoramento) em Ciências da Educação daquele Instituto de Educação, tendo orientado (e orienta) dezenas de mestrandos e doutorandos de Portugal, Brasil, Guiné Bissau, Cabo Verde e Angola e de pós-doutorandos de Portugal, Brasil e Espanha. Membro e investigador principal em diversos projectos de pesquisa nacionais e internacionais, nomeadamente nos domínios da economia e financiamento da educação bem como da mobilidade internacional dos diplomados do ensino superior e da emigração altamente qualificada. É membro do Conselho Científico e/ou Consultivo de diversas revistas científicas e membro fundador da EDUCA e da AFIRSE Portugal.
E-mail: b.cabrito@ie.ulisboa.pt

Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB). E mail: celeidams@uol.com.br

Cibele Maria Lima Rodrigues - Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação, culturas e identidades (PPGECI), programa associado entre a Fundaj e a UFRPE. Atualmente coordena o Curso de Especialização Políticas de Promoção da igualdade Racial na Escola promovido pela Fundaj inserido nas atividades da SECADI/MEC por meio da RENAFORM. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: Cibele.rodrigues@fundaj.gov.br

Eliza Bartolozzi Ferreira - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES). Email: eliza.bartolozzi@gmail.com

Elisangela Alves da Silva Scaff  - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo. Coordeandora da Seção MS da ANPAE e Coordenadora do GT5 da ANPED Centro-Oeste. E-mail: elis-scaff@hotmail.com

Henry Hugo Alarcón Diaz - Doctor en Educación por la Universidad de San Martín de Porres (Perú). Es docente investigador en las líneas de los factores que intervienen en la calidad educativa. Actualmente es profesor principal en la Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle, UNE (Perú) y docente en diversas universidades peruanas. E-mail: henry.alarcon56@gmail.com

Isaac Paxe - Doutorado em Educação (2014) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Administração Escolar (2004) pela Lynch School of Education da Boston College, Boston MA, EUA. Possui Licenciatura em Ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira (2000) pela Universidade Agostinho Neto, Angola.  Leciona atualmente nos programas de graduação e de pós-graduação (Mestrados) no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) em Luanda, Angola, vocacionado à formação de professores e outros profissionais da educação. Lecionou no ensino fundamental e ensino médio (escola de formação de Professores). É o diretor do Centro de Estudos Multidisciplinares do ISCED Luanda. E-mail: isapaxe@gmail.com

Lucas Krotsch - Es doctor en Ciencia Política por la Universidad de Barcelona (España). Realizó su Pos-doctorado en el Programa de Posgraduación en Educación de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD) - Mato Grosso do Sul con una beca posdoctoral PNPD/CAPES. Actualmente se desempeña como Profesor Adjunto Regular (a cargo) de Sociología de la Educación de la Universidad Nacional de Lanús (UNLa). Es investigador principal del programa de investigación “Transformaciones sociales, Subjetividad y Procesos Educativos” con sede en el Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación (IICE) de la UBA, dirigido por Dra. Carina Kaplan. Integra el Consejo Editorial de la Revista Pensamiento Universitario. E-mail: lkrotsch@gmail.com

Maria Alice de Miranda Aranda - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizou Estágio de Pós-Doutoramento pelo PNPD/CAPES na Universidade Federal de Uberlândia. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) atuando na Graduação e na Pós-Graduação no Mestrado em Educação. Coordena o Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID/CAPES. Participa do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). Email: mariaaranda@ufgd.edu.br

Mitchell Alberto Alarcón Diaz - Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle (Perú). Es docente investigador en Ciencias de la Educación. Actualmente es profesor de la asignatura de tesis en la Escuela de Posgrado de la Universidad Nacional de Educación.
E-mail: uapalarcon@hotmail.com

Paulo Sena - Bacharel e mestre em Direito (USP). Doutor em Educação (Unb). Consultor  Legislativo concursado, da Câmara dos Deputados, na área XV - Educação, Cultura e Desporto. Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) de cuja assembléia de fundação participou. Autor do livro Fundeb, Federalismo e regime de colaboração (Autores Associados, 2011) e diversos artigos. E-mail: paulo.martins@camara.leg.br

Regina Tereza Cestari de Oliveira - Doutora em Educação pela Unicamp. Professora (aposentada) da UFMS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado de Doutorado da UCDB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE) e Vice-presidente da ANPAE - Centro Oeste (Biênio 2015-2017). Pesquisadora produtividade CNPq.
E-mail: reginacestari@hotmail.com

Vilma Miranda de Brito - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Campo Grande, atuando nos cursos de Pedagogia e Mestrado Profissional em Educação. Desenvolve pesquisa na área de Políticas Educacionais e Formação de Professores. E mail: vilmiranda@bol.com.br

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-450-2
Páginas: 300
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento