Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Práticas Educativas, Formação e Memória

(Organização: Maria Inês Sucupira Stamatto e Olívia Morais de Medeiros Neta)

• Maria Inês Sucupira Stamatto
• Olivia Morais de Medeiros Neta

DE R$ 64,00 POR R$ 44,80

São as modificações nas instituições escolares e nas práticas pedagógicas que constituem o cerne deste livro.

Os processos educativos tornam-se evidentemente elucidativos das transformações sociais em momentos de mudanças de regimes políticos, pois estão estreitamente relacionados às formas de conceber o novo, o diferente, os propósitos da nova forma de governo. São momentos em que a sociedade se debruça sobre o seu futuro, reflete sobre suas aspirações e metas, planeja e reorganiza seu porvir. Que maneiras de viver, diferentes das anteriores, se busca na nova forma do regime político que se estabelece? Como construir o novo?

Assim os autores através de suas pesquisas, buscam compreender a relação histórica estabelecida entre a sociedade e os processos educativos. Investigam a forma como se organizam as instituições escolares; os objetivos educacionais que se pretende alcançar na escolarização da população; os métodos e práticas de ensino; a formação e o exercício do magistério.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Maria Inês Sucupira Stamatto. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É doutora em História pela Université de la Sorbonne, Paris, e fez o Pós-Doutorado em Educação pela Université de Québéc à Montreal, Canadá. Organizadora, em parceria, de vários livros, entre eles, O ofício docente no Norte e Nordeste, 2011 e coautora do livro Escola da ordem e do progresso: Grupos escolares em Sergipe e no Rio Grande do Norte, 2012. E-mail: stamattoines@gmail.com

Olivia Morais de Medeiros Neta. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ensinada, História e Espaços, Historiografia e História da Educação. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

SOBRE OS AUTORES:

Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor do Departamento de Filosofia e do Programa do Pós-Graduação em Educação da UFRN e membro do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Práticas Culturais tem trabalhos publicados na área de Fundamentos, História e Filosofia da Educação, com ênfase especial nos temas: Modernidade, Higienismo, Governamentalidade e Normalização. Contato: gpfe@ufrnet.br

António Manuel S. P. Silva. Mestre e doutorando em Arqueologia (Universidades do Porto e de Santiago de Compostela). Para além da área da sua formação e atividade profissional tem desenvolvido investigação sobre história do protestantismo em Portugal na época contemporânea. Coordena o Instituto Anglicano de Estudos Teológicos, da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana). E-mail: amspsilva@hotmail.com

Francinaide de Lima Silva Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Graduada em Pedagogia pela UFRN (2007); Mestre em Educação pela UFRN (2010); Doutora em Educação pela UFRN (2013).

Iran de Maria Leitão Nunes Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Educação II, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte/2006).

Janaina Silva de Morais Bolsista de Iniciação Cientifica do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Turismo pela UFRN (2005). Graduanda em Pedagogia pela UFRN.

José António Afonso. Doutorado em História da Educação pela Universidade do Minho, em cujo Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Educação Física lecciona. Entre outras áreas, tem desenvolvido investigação sobre o ensino protestante em Portugal, numa perspectiva histórica e sociológica. E-mail: jafonso@ie.uminho.pt

Karoline Louise Silva da Costa. Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Graduada em Pedagogia pela UFRN (2011); Mestre em Educação pela UFRN (2013).

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e mestrado em Pedagogia Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (1999). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História e Política da Educação Infantil e Fundamentos da Educação. Atua na docência do curso de Pedagogia e desenvolve pesquisas na área de fundamentos da educação, História da educação escolar e não escolar memória e práticas sócio-culturais. E-mail: kilza.fernanda@hotmail.com

Lucrécio Araújo de Sá Júnior. Doutor pela Universidade Federal da Paraíba com estágio na Universidade de Lisboa pelo Programa de Doutoramento no Exterior - PDEE/CAPES. É Professor Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus I Natal. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, pesquisa tradições discursivas a partir de textos orais e manuscritos da cultura popular. Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFRN na área de Didática e Ensino de Filosofia. Coordena o Projeto Ateliê de Filosofia, problematizando e investigando a Formação de Professores e as práticas de Ensino nas Escolas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve Pesquisas em Filosofia e História da Educação. Atualmente é Coordenador Institucional do Programa de Iniciação à Docência, Pibid/UFRN.

Maria Arisnete Câmara de Morais. Professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero. É pesquisadora do CNPq. É Licenciada em Letras pela UFRN (1970); Mestre em Educação pela UFRN (1983); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Realizou estágio de Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris-França.

Marlúcia Menezes de Paiva. Graduação em pedagogia (UFRN), Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade (PUC/SP); pós-doutorado na Ècole des Hautes Ètudes en Sciences Sociales (Paris) e no Proedes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), do Centro de Educação da UFRN. Desenvolve estudos e pesquisas na área da História da Educação, particularmente os movimentos e práticas educativas da Igreja Católica. Atualmente pesquisa, também, a institucionalização da escola primária no Brasil, com o advento da República. Possui livros e artigos publicados nessas áreas temáticas.

Rosangela Silva Oliveira. Pedagoga, especialista em Alfabetização e Letramento pela PUC-MG, Mestre em Educação pela UFMA e atualmente doutoranda em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce  docência no Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Bacabal da  Universidade Estadual do Maranhão. Suas pesquisas e publicações estão na área de história da educação maranhense, fontes de pesquisa e projeto político-pedagógico.

Rossana Kess Brito de Souza Pinheiro. Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Professora no Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV - Litoral Norte, em Mamanguape-PB.

Walter Pinheiro Barbosa Junior. Professor do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e da Pós-Graduação em Educação da UFRN. Consultor do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares SEB/MEC. Líder do Grupo de Pesquisa Sertania, Educação e Práticas Culturais da UFRN. Pesquisa a relação entre o ethos e a práxis escolar. Compreendendo ethos como modo de ser e de viver do ser-aí no sendo. Foca seus estudos em políticas públicas e gestão democrática da educação.

 
 
Por: R$ 44,80
ISBN: 978-85-7591-367-3
Páginas: 236
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento