Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Interacionalismo Sociodiscursivo

Questões epistemológicas e metodológicas Ana Maria de Mattos Guimarães, Anna Rachel Machado e Antónia Coutinho (orgs.)

DE: R$ 93,00 

• Adail Sebastião Rodrigues-Júnior

 

O conjunto de artigos apresentados neste livro reflete a influência produtiva que a teoria do interacionismo sociodiscursivo (ISD) tem exercido nos últimos dez anos nas pesquisas brasileiras, e também portuguesas, da área da lingüística e da lingüística aplicada. Assumindo esse quadro teórico, vários pesquisadores têm buscado compreender o agir humano que se (re)configura nos textos e, em particular, o agir implicado no trabalho do professor. Outros se voltam para a análise de textos, com os mais diversos objetivos: para compreender o funcionamento dos diferentes níveis da textualidade e de suas relações com o contexto, com os gêneros e com o desenvolvimento humano, para elaborar e avaliar materiais didáticos, para analisar e avaliar experiências didáticas, para formar professores. [...]
O livro está organizado em três partes. A primeira retoma questões epistemológicas centrais e avança para conceitualizações do agir e do trabalho docente. A segunda revela debates possíveis sobre questões que a teoria vem desenvolvendo, como é o caso do estatuto que dá aos tipos discursivos e aos gêneros de texto, assim como ao contexto do agir. A última parte apresenta questões metodológicas. Lança-se, então, para a práxis ou sua análise, incluindo propostas e procedimentos de análise do agir docente, possibilidades de transposição didática e de inter-relação com o universo tecnológico.


SUMÁRIO

QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS


A atividade de linguagem frente à LÍNGUA:homenagem a Ferdinand de Saussure Jean Paul Bronckart (tradução de Anna Rachel Machado)



O estatuto da análise e da interpretação dos textos no quadro do Círculo de Bakhtin


Carlos Alberto Faraco



Textualização, ação e atividade: reflexões sobrea abordagem do Interacionismo  Sociodiscursivo
Maria de Lourdes Meirelles Matencio



Leituras possíveis do ISD: agir, produção de textos e trabalho


Glaís Salles Cordeiro

Por uma concepção ampliada do trabalho do professor
Anna Rachel Machado

QUESTÕES EM DEBATE

Textos e géneros de texto: problemas (d)e descrição
Antónia Coutinho

O Interacionismo sociodiscursivo, a inserção social, a construção dacidadania e a formação de crenças e valores do agir individual
Rosalvo Pinto

O estatuto dos gêneros no quadro do ISD: provocando o debate
Beth Brait

Hipótese sobre o funcionamento dos mundos e dos tiposdiscursivos nos textos artísticos
Mauricio Érnica

O conceito de tipos de discurso e sua relação com outros conceitos do ISD
Marcos Baltar

Os tipos de discurso em debate
Florência Miranda

O contexto do agir de linguagem
Lusinete Vasconcelos de Souza

Da conceptualização do contexto de produção e dasua produtividade na Didáctica da Escrita
Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça

Problemas na conceitualização do contexto de produção
Maria Cecília P. Souza-e-Silva

QUESTÕES METODOLÓGICAS

O agir educacional nas representações de professoresde língua materna
Ana Maria de Mattos Guimarães

Relatórios de estágio: opacidade e vaguidão na análisedo agir do professor
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes

O trabalho do professor: revelações possíveis pela análise do agir representado nos textos
Eliane Gouvêa Lousada, Lília Santos Abreu-Tardelli e Tânia Mazzillo

Procedimentos de análise e interpretação em textos de avaliação
Vera Lúcia Lopes Cristovão

Questões teóricas do ISD face à emergência da internet comocontexto de produção textual:um lugar para a emoção
Dinora Fraga

 
 
Por: R$ 65,10
ISBN: 978-85-7591-71-9
Páginas: 288
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 10 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento