A sociedade brasileira vem discutindo desde o final do último período totalitário, na década de 80 do século XX, como formar as novas gerações para que os erros do passado não sejam repetidos e, principalmente, para ter-se uma democracia forte, em que todos tenham seus direitos respeitados e possam se desenvolver de forma integral e saudável. Entendemos que este processo passa pela compreensão das condições que a comunidade proporciona para que as crianças e adolescentes se desenvolvam socialmente, em especial, como vêm a respeitar as regras da comunidade em que vivem. Temos, então, por um lado uma sociedade que apresenta uma série de modelos nas propagandas, na mídia visual (filmes e vídeos nos cinemas, televisão e rede de computadores) e nas redes sociais que valoriza o consumo das drogas legais e a iniciação sexual precoce e, ao mesmo tempo, exige uma dupla abstinência. A sexual, até o casamento ou o estabelecimento de uma relação estável e a referente ao uso de bebidas alcoólicas (uma das drogas legais mais consumidas), até os 18 anos de idade.
Para discutir estas questões: desenvolvimento moral, uso de álcool e outras drogas e iniciação sexual os organizadores desta obra convidaram um grupo de colegas para apresentarem os resultados de suas pesquisas sobre os temas citados; e, esperam que o conhecimento aqui veiculado venha a colaborar no trabalho dos professores e pais na educação social das novas gerações.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Luciana Aparecida Nogueira da Cruz é professora assistente doutora do departamento de Educação do Ibilce/Unesp de São José do Rio Preto. Psicóloga pela FCL da Unesp de Assis, fez mestrado e doutorado em Educação pela FFC da Unesp, campus de Marília. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da Educação, voltadas para os temas: desenvolvimento moral, formação de educadores e consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes.
Raul Aragão Martins é graduado em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1977), Mestre (1986) e Doutor (1991) em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ. Pós-Doutorado em Drogadependência pela “The University of Washington” (Seattle, USA). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e credenciado como professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, campus de Marília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sócio moral, uso de álcool e outras drogas por adolescentes, desenvolvimento infantil, educação infantil e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
SOBRE OS AUTORES:
Alessandra de Moraes é psicóloga, mestre e doutora em Educação, é professora assistente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Sua área de pesquisa é a Psicologia do Desenvolvimento Moral, os Instrumentos de Medida de Julgamento Moral e a Teoria das Representações Sociais.
Fabiana Augusta Donati é psicóloga analítica, mestre e doutoranda em Educação pela FFC da Unesp de Marília, professora universitária, participa do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Moral e da Equipe de Apoio do Ibilce - a E aí?! da Unesp de São José do Rio Preto. Também participa do Laboratório de estudos em psicossomática da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Desenvolve estudos sobre sexualidade, HIV/Aids e desenvolvimento moral.
Julia Ferreira Bernardo é terapeuta ocupacional e mestre em Educação pela FFC da Unesp de Marília, Especialista em Farmacodependência pela Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve estudos sobre educação, saúde, e políticas públicas sobre drogas na perspectiva das vulnerabilidades e desenvolvimento moral. Atualmente coordena projetos e programas de políticas públicas sobre drogas na Secretaria de Governo de Barueri, SP.
Izabella Alvarenga Silva é licenciada em pedagogia pelo Ibilce/Unesp, campus de São José do Rio Preto, mestre e doutoranda em Educação pela FFC da Unesp de Marília. Atualmente, é professora da Rede Municipal de ensino de São José do Rio Preto e ministra disciplinas no curso de Pedagogia em uma instituição de ensino superior particular.
Luana Dallo é psicóloga pela Universidade Paranaense (UNIPAR), Mestre e Doutora em Educação pela FFC da Unesp, Campus de Marília. Atualmente é Professora do departamento de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba-Pr (PUC).
Maria Suzana de Stefano Menin, possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e dois Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales, no Laboratoire de Psychologie Sociale - Paris, França. É Professora Titular aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado da FCT da Unesp, Presidente Prudente. Atualmente é pesquisadora visitante da Fundação Carlos Chagas coordenando projeto de pesquisa juntamente com a pesquisadora Marialva Tavares sobre mensuração de valores morais. Tem experiência na área de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, com ênfase em Desenvolvimento Social e Moral, atuando em temas como: educação e representações sociais, desenvolvimento moral e educação moral. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2/CNPq.
Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann é psicóloga, mestre e doutoranda em Educação pela FFC da Unesp de Marília, membro do GEPEES (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade) da FCL da Unesp de Assis, atua na clínica psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos em Marília desde 2003, desenvolve pesquisas em psicologia do desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, desenvolvimento moral, educacional e consumo de drogas.
Patrícia Santos Teixeira é psicóloga formada pela FCL da Unesp de Assis, mestre em Educação pela FCL da Unesp de Araraquara, e doutora em Educação pela FFC da Unesp de Marília. É professora universitária, membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Moral, atua como psicóloga clínica. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da Educação, voltadas para os temas: consumo de álcool e/ou outras drogas entre adolescentes e medidas socioeducativas.
Patricia Unger Raphael Bataglia é psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília.
Rita Melissa Lepre é psicóloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, Campus Bauru. Desenvolve pesquisas na área da Psicologia da Moralidade Humana.
Solange Maria Beggiato Mezzaroba é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Campus Marília (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sócio moral, adolescência, bebidas alcoólicas, formação de professores e mediação de conflitos em contextos educativos.