Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Processo Democrático Participativo - A Construção do PNE

(Organização: Magna França e Mariangela Momo)

• Magna França
• Mariangela Momo

DE R$ 78,00 POR R$ 54,60

Pautados nos sete eixos temáticos que constitui o Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), os artigos que compõem esta obra explicitam as diretrizes para as intervenções realizadas pelos autores, durante as dezoito Conferências Intermunicipais de Educação do Rio Grande do Norte, que ocorreram em 2013.

O Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte assumiu a responsabilidade de coordenar as dezoito Conferências Intermunicipais de Educação do RN (Coime/RN), reunindo profissionais, estudantes, pais, dirigentes, conselheiros da educação básica, tecnológica e superior, bem como setores organizados da sociedade civil, para “conferir” se e como foram viabilizadas as diretrizes e estratégias construídas em 2010, congregando mais de 3.000 participantes, entre maio a junho de 2013.

Os textos apresentam aos leitores, análises sobre recortes teóricos dos conceitos que orientam as discussões do Documento-Referência, bem como dados sobre a realidade educacional, desafios, expectativas, entendimentos, críticas e controvérsias sobre os contextos, atores e situações referentes à educação brasileira e do Rio Grande do Norte, com proposições para implantação de políticas de Estado que contribuam para a melhoria efetiva da qualidade da educação.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Magna França - Graduação em Pedagogia pela Universidade do Distrito Federal. Especialista em planejamento governamental. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN. Atualmente é professora associada do Centro de Educação da UFRN e pesquisadora da área de políticas educacionais - gestão e financiamento.

Mariangela Momo - Graduação em Pedagogia. Especialização em educação infantil e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do Centro de Educação da UFRN. Atualmente é pesquisadora da área de educação infantil - estudos culturais em educação.

SOBRE OS AUTORES:

Adir Luiz Ferreira - Licenciatura e bacharelado em História pela UFRGS, mestrado em Ciência Política pela UFRGS, doutorado em Ciência Política pela Université de la Sorbonne Nouvelle-Paris 3, pós-doutorado em educação pela Université du Québec à Montréal - UQAM. Professor Associado do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN e pesquisador no PPGED-UFRN. Áreas de interesse: Sociologia da educação e pesquisa educacional.

Alda Maria Duarte Araújo Castro - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de Políticas Educacionais. Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra/Portugal. Atualmente é professora associada do Centro de Educação da UFRN e pesquisadora da área de políticas educacionais.

Antônio Cabral Neto - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atualmente é vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e pesquisador da área de políticas educacionais.

Dante Henrique Moura - Graduação em Engenharia Elétrica. Mestre e Doutor pela Universidade Complutense de Madri - Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal Central. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

Gilmar Barbosa Guedes - Graduação em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da UFRN. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Participa do projeto de pesquisa Programa de Ações Articuladas do OBEDUC 2013, na UFRN. Desenvolve pesquisas na área de políticas educacionais - gestão e financiamento da educação básica e a participação estudantil na democratização da gestão escolar. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia presencial do Centro de Educação da UFRN.

Jefferson Fernandes Alves - Graduação em Pedagogia (UFRN). Mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto do Centro de Educação e pesquisador da área de Artes em interface com a educação de pessoas com deficiência.

Luciane Terra Garcia dos Santos - Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta do Centro de Educação da UFRN e pesquisadora da área de políticas e gestão da educação.

Luiz Fernandes Dourado - Professor Titular de Políticas Educacionais da Universidade Federal de Goiás. Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Membro do Conselho Superior e Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes e Coordenador do grupo de elaboração do Documento-Referência CONAE 2014.

Márcia Maria Gurgel Ribeiro - Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora associada do Departamento de Práticas Educativas e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é Diretora do Centro de Educação da UFRN e Coordenadora do Fórum Estadual de Educação do RN (FEE/RN).

Márcio Adriano de Azevedo - Graduação em Pedagogia. Especialista em Processos Educacionais. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Atua nas áreas de avaliação de políticas públicas, educação do campo e educação de jovens e adultos.

Maria Aparecida de Queiroz - Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas na área de políticas educacionais - educação do campo e pesquisa educacional. Participa da pesquisa Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) do OBEDUC (2012) na UFRN. Atualmente é Diretora da Seção Estadual - ANPAE/RN.

Maria Aparecida dos Santos Ferreira - Graduação em Pedagogia e especialização pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Macau e pesquisadora da área de políticas educacionais.

Maria Cristina Leandro de Paiva - Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio grande do Norte. Professora adjunta do Centro de Educação da UFRN. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de educação infantil, formação de professores alfabetizadores e educação a distância.

Maria Goretti Cabral Barbalho - Graduação em Pedagogia. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estagio Doutoral na Universidade de Coimbra. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora na área de políticas educacionais com ênfase em educação superior.

Moisés Domingos Sobrinho - Doutor em Sociologia pela Université Catholique de Louvain, com estágio pós-doutoral realizado no Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade de Valência (Espanha) e na Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Professor do Centro de Educação da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas voltados para a relação entre educação, a praxiologia social de Pierre Bourdieu e a teoria das representações sociais de Serge Moscovici; educação profissional e tecnológica; identidade social e formação docente.

Rosa Aparecida Pinheiro - Graduação em Licenciatura em Pedagogia, UFSCar, Mestrado em Educação pela UFPb, Doutorado em Educação pela UFRN com Estagio Doutoral na Universidad de Barcelona e Pós-Doutorado na UERJ. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dialogicidade e Práticas Culturais - CNPQ; da Cátedra de Jovens e Adultos UNESCO da UFRN e do GT 18 da ANPED.

Rosália de Fátima e Silva - Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Caen/França. Professora associada no Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora na Linha de Pesquisa de Práticas Pedagógicas e Currículo.

Soraneide Soares Dantas - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atualmente é professora associada do Centro de Educação e pesquisadora da área de formação e profissionalização da docência.

Walter Pinheiro Barbosa Junior - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Consultor do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Líder do Grupo de Pesquisa Sertânia, Educação e Práticas Culturais. Atualmente desenvolve pesquisa na área de gestão educacional e a relação entre ethos humano e práxis escolar.

 
 
Por: R$ 54,60
ISBN: 978-85-7591-3406
Páginas: 328
Formato: 14 x 21
Altura: 16 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Formas de Pagamento