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Os autores que assinam este livro fazem parte de um grupo que há mais de vinte anos - sob variadas formas - vêm falando e escrevendo contra a prática universitária que adota o procedimento reprodutivo como modus operandi, reduzindo o professor em formação e aquele que já está no exercício da docência à condição de porta-voz de conhecimentos produzidos por terceiros.
São vários os enfoques utilizados pelos autores para demonstrar como o processo de formação inicial, em diferentes cursos de graduação em Letras, leva à constituição de um sujeito pouco autônomo com relação à produção de um conhecimento próprio acerca do ensino da linguagem.
O leitor encontrará, em todos os textos, de forma explícita ou implícita, a defesa de que é necessário questionar a universidade como lugar que forma o professor de língua portuguesa e também como produtora de discursos sobre essa formação. O eixo central das discussões é, portanto, a constituição do professor como sujeito de conhecimento, pois a formação que lhe permite assumir tal posição, certamente, precisa dar-se sob-bases que se compõem, de um lado, por amplo referencial teórico e metodológico, de modo a dar-lhe a possibilidade de escolher dentre as várias opções que são oferecidas durante o curso e, de outro lado, de experiência investigativa, que o prepare para assumir o conhecimento específico por critérios que venham culminar na sustentação de um discurso no qual possa reconhecer os próprios anseios profissionais e interesses de reflexão.
SOBRE OS AUTORES:
Valdir Heitor Barzotto é graduado em Letras pela UFPR, com mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp. Professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para a Licenciatura em Letras e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: a alfabetização para o curso de Pedagogia, e Metodologia do Ensino de Linguística, para a Licenciatura em Linguística, na FE/USP. Ministra a disciplina Análise do Discurso e Ensino no Programa de Pós-graduação em Educação da FE. Ministra também a disciplina Discurso, Língua e Metalinguagem no programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH-USP. Desenvolve e orienta pesquisas sobre Ensino de Língua Portuguesa, Formação de Professores, Análise do Discurso e História da Leitura.
Marinalva Vieira Barbosa graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Possui doutorado - este com Estágio no Laboratório Icar (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon L ENS LSH, e mestrado em Linguística pela Unicamp. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e formação de professores, atuando nos seguintes temas: análise do discurso, escrita, leitura e metodologia do ensino da língua portuguesa. Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Vem desenvolvendo pesquisas sobre a leitura e escrita no ensino superior e, na UFTM, é coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid.
Enio Sugiyama Junior é Graduado em Letras (Português / Linguística) e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, professor da área de língua portuguesa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Daniela Eufrásio possui bacharelado e licenciatura plena em Letras, nas habilitações Linguística e Português, pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou o mestrado na Faculdade de Educação da USP, no qual investigou processos de iniciação à pesquisa na graduação, focalizando as contribuições desta iniciação para a formação do licenciando em Letras. Atualmente, cursa Doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É Professora Assistente II da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), em que ministra disciplinas de Literatura Infantil, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Como principais linhas de pesquisa, investiga temas voltados para a produção no ensino superior, leitura e produção textual, ensino de língua materna e formação de professor.
Sulemi Fabiano possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. É professora adjunta II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores, mudanças em apropriações de conceitos teóricos. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso, Geted do Departamento de Letras da UFRN e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise, Geppep da Faculdade de Educação da USP.