Os textos reunidos neste livro têm origens diversas que, entretanto, relacionam-se diretamente: são resultado, por um lado, dos Encontros Regionais de História da Associação Nacional de História - Seção São Paulo (Anpuh-SP) e dos Simpósios Nacionais de História - realizados desde 2007 - e, por outro, da criação, em 2009, do grupo História & Teatro, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Diretório de Pesquisa - o que possibilita reunir maior número de pessoas interessadas em se integrar a essas discussões.
Seu objetivo não é outro senão oferecer ao leitor um quadro inicial das diferentes categorias de discursos e de práticas teatrais, indo além das formas hegemônicas existentes. Nesse sentido, volta o olhar para discursos e práticas teatrais não iluminadas pela crítica, para discursos e práticas teatrais deslocadas ou subjugadas.
Se é verdade que a obra deve ser analisada em suas articulações internas, não é menos verdade que, ao apreciá-la isoladamente, perdemos outros sentidos que ela possa ter e nos privamos da possibilidade de pensar até que ponto estaríamos apenas repetindo interpretações consagradas.
SOBRE A ORGANIZADORA:
Kátia Rodrigues Paranhos - Doutora em História Social pela Unicamp. Professora do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro, da Fapemig. Autora de Era uma vez em São Bernardo: o discurso sindical dos metalúrgicos (1971-1982). Campinas: Editora da Unicamp, 2011. Organizou com Adalberto Paranhos e Luciene Lehmkuhl a obra História e imagens: textos visuais e práticas de leituras, Campinas: Mercado de Letras, 2010. É editora de ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte (www.artcultura.inhis.ufu.br).
DEMAIS AUTORES:
Berilo Luigi Deiró Nosella - Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UniRio. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Débora El Jaick Andrade - Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Fundamentos das Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes.
Dione Pizarro - Mestre em Educação pela Unicamp. Professora da Escola Estadual Aníbal de Freitas, Campinas, SP.
Elizabeth Azevedo - Doutora em Artes Cênicas pela USP. Professora da Escola de Comunicação e Artes da USP e do Programa em Artes Cênicas da USP. Coordenadora do Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas da ECA. Autora de Breve manual de conservação de trajes teatrais. São Paulo: ECA/USP, 2006.
Gilson Motta - Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor da Escola de Belas Artes da mesma universidade. Autor de O espaço da tragédia. São Paulo: Perspectiva, 2011.
João André Brito Garboggini - Doutor em Artes pela Unicamp. Professor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, SP.
Larissa de Oliveira Neves - Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Artes da mesma universidade. Autora de O theatro: crônicas de Arthur Azevedo – Artur Azevedo nos rodapés de A Notícia. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
Maria do P. Socorro Calixto Marques - Doutora em Estudos Literários pela Unesp. Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Autora do livro A cidade encena a floresta. Rio Branco: Edufac, 2005.
Narciso Telles - Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UniRio. Professor do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Pesquisador do CNPq e do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas (Geac). Ator, diretor e membro do Coletivo Teatro da Margem. Autor de Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Mediação, 2008.
Vera Regina Martins Collaço - Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc. Autora de O teatro da União Operária: um palco em sintonia com a modernização brasileira. Florianópolis: Udesc, 2010.