Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação: História e Política - Uma Discussão Sobre Processos Formativos e Socioculturais

(Organização: Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Nilson Thomé)

 

• Maria de Lourdes Pinto de Almeida
• Nilson Thomé

 

Este livro analisa a educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social,  uma tarefa nada fácil que envolve uma dimensão conceitual ainda insípida na Academia Brasileira, não totalmente resolvida, como é o caso do papel do Estado no Neoliberalismo frente a educação do campo, a educação formal nos presídios e a educação não-formal nos espaços de reciclagem, a dialeticidade das iniciativas educacionais fundamentadas em Paulo Freire, nos intentos educativos do pioneirismo no Centro Oeste de Santa Catarina, ou nas discussões sobre a educação no Brasil colonial e, contemporâneamente, nas discussões inevitáveis sobre o meio ambiente e as questões culturais. Nesta obra a educação não é um fato isolado, está engendrada em um contexto histórico e econômico, refém de políticas neoliberais que querem transformá-la em mercadoria. O que fica evidente em cada análise é a repulsa pelo ideal mercadológico da ciência e da educação, fugindo da tendência comportamentalista que se vê atrelada ao pensamento calculista, preocupado com as causas finalísticas. Esta coletânea vai trabalhar na corrente contrária acreditando e apostando em uma pedagogia histórico-crítica, fazendo do ser humano um sujeito histórico, portanto concreto, contextualizado, envolvido com o meio e suas circunstâncias.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Pedagoga e Historiadora, Mestre e Doutora em História, Filosofia e Educação pela FE da UNICAMP. Pós Doutora em Políticas da Educação. Fez um estágio pós doutoral em Política, Ciência e Tecnologia pelo IG da UNICAMP sob a tutoria do Prof Dr Renato Dagnino. (2009-2011). Pesquisadora do GEPES NACIONAL sediado na FE da UNICAMP. Professora e Pesquisadora do PPGE da UNIPLAC. Coordenadora do Mestrado em Educação da UNIPLAC e Coordenadora do Curso Seqüencial de Agentes Regionais PROESDE Lages e São Joaquim. Pesquisadora do CNPq desde 2009 e da CAPES/INEP (projeto aprovado do Observatório de Educação) a partir de 2011. malu04@gmail.com

Nilson Thomé - Doutor em Educação (História e Filosofia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), com Graduação em História pela UNICS de Palmas (1991), especializações em História do Brasil na UNOESC (1995) e em Administração Escolar na ESAB (2008) e mestrado em Educação pela UNICAMP/ UnC (2001). Atuou no magistério superior da Universidade do Contestado de 1984 a 2010 em Caçador (SC). Pesquisador de temas regionais: contestado, educação, história e antropologia. Capacitação e aperfeiçoamento em EAD no Brasil e na Espanha (UNED). Tem publicados 33 livros e mais de 100 outras obras entre livretes, participações em coletâneas, suplementos e artigos científicos. Membro da SBHE e da ABED. Participa de conselhos de consultores de revistas científicas. Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) de Lages (SC). nilsonthome@gmail.com

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Ana Paula Hey
Afrânio Mendes Catani
Airton Carlos Batistela
Carmen Lúcia Fornari Diez
Fatima Antunes
Geraldo Antônio da Rosa
Geraldo Augusto Locks
José Licínio Backes
Lucia Ceccato de Lima
Ludimar Pegoraro
Marina Patrício de Arruda
Márcia Schlemper Wernke
Ruth Pavan
Virgínio Isidro Martins Sá

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-235-5
Páginas: 328
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2012
 
 
Formas de Pagamento