A publicação dessa coletânea é sumamente relevante e bem-vinda, uma vez que aborda, questões como a importância, a necessidade e o impacto da formação continuada no campo do ensino de línguas, objeto de uma bem-fundada argumentação; a promoção de práticas dialógicas de instauração de processos colaborativos de investigação e formação; a consideração das modalidades, estilos e estratégias de aprendizagem como relevantes fatores individuais dos aprendizes que influenciam o processo de ensino-aprendizagem; a metodologia de ensino por projetos (procedimento que requer a integração entre coerência, regularidade e modo de agir); uma proposta inovadora de formação mediante os gêneros do discurso; o uso da imagem no ensino da leitura e da escrita; uma proposta teórica e praticamente inovadora de ensino da ortografia; e, por fim, uma ousada reflexão epistemológica sobre as relações entre sintaxe, gêneros, discurso e sequência didática, com base em uma experiência prática. (Uma publicação com a apoio institucional da Capes e do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação de Docência -- PIBID)
ORGANIZADORAS:
Silvana Silva é professora de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), pesquisadora do Grupo Linguagem e Currículo na Unipampa, Mestre e Doutoranda em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. silvanasilva@unipampa.edu.br
Valesca Brasil Irala é Mestre e Doutora em Letras, com área de concentração em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Fez Pós-doutorado na Universidad de la República, em Montevidéu, no Uruguai e é professora da área de Estágios Supervisionados e Linguística Aplicada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé. valesca.irala@unipampa.edu.br
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Beatriz Gabbiani é Doutora em Letras, U.N.S., Bahia Blanca, Argentina (1997). Licenciada em Letras com especialização em Linguística, UdelaR, Uruguay (1986). Professora agregada de Psicolinguística e Sociolinguística.
begabb@adinet.com.uy
Carolina Fernandes é Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realiza Doutorado nesta mesma área e instituição. É professora na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus de Bagé, onde atua na área de Língua Portuguesa e Linguística.
carolinafernandes@unipampa.edu.br
Cristiane Lazzarotto-Volcão é fono-audióloga, Mestre e Doutora em Letras e Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Estuda a aquisição da linguagem na criança, em ambas as modalidades – falada e escrita. Atualmente, é professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.
cristiane.volcao@cce.ufsc.br
Fabiana Giovani é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé-RS e atua no curso de Licenciatura em Letras. Tem Mestrado em Educação e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Araraquara.
fabiunipampa@gmail.com
Isaphi Marlene Jardim Alvarez é professora assistente na Unipampa, Curso de Letras, Campus Bagé. Formação inicial em Letras – Espanhol (UFSM) e Mestrado em Letras – Linguística, pela Universidade Federal de Santa Maria.
isapalv@yahoo.com.br
Simone Silva Pires de Assumpção é Doutora em Letras pela UFRGS, na área de Estudos da Linguagem. É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), atuando no curso de Licenciatura em Letras nas disciplinas de Linguística Aplicada e de Estágio em Língua Inglesa, além de orientar trabalhos de conclusão de curso. simone.assumpcao@unipampa.edu.br