Há quase 3 decênios das primeiras iniciativas acadêmicas civis de criação de grupos de estudos estratégicos – defesa, relações civil-militares e relações interestatais –, e há 6 anos da criação da ABED, no seu V Encontro, a temática da Defesa consolida-se como área de pesquisas científicas. Testemunhamos todos as dificuldades enfrentadas nesse empreendimento. Desconfianças generalizadas: de pesquisadores civis para com os estudos estratégicos, de civis para com os militares, de militares para com os civis, de nacionais para com estrangeiros e destes para com os nacionais; dificuldades para obtenção de reconhecimento acadêmico e financiamento perante as instituições de fomento à pesquisa. Se há muito por fazer e a caminhar, trilhamos o bom caminho e os resultados são notórios. Mais e mais a desconfiança cede lugar ao diálogo, e o conflito à colaboração. É o que se depreende do êxito do V ENABED, realizado em Fortaleza de 08 a 10 de agosto de 2011. De fato, a excelente qualidade dos trabalhos apresentados, a amplitude dos temas, além da distribuição geográfica dos pesquisadores e das academias civis e militares participantes, evidenciam que a iniciativa de um grupo inicialmente pequeno frutificou e disseminou-se, fincando as raízes de um sólido e vigoroso campo de pesquisas.
SOBRE OS AUTORES
Adriana Suzart de Pádua é mestranda em História Univeridade Estadual de São Paulo, campus Franca.
Antonio Henrique Lucena Silva é doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense.
Camila Cristina Ribeiro Luis é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” da Unesp, Unicamp e PUC-SP.
Cláudio de Carvalho Silveira é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Daniel Zirker é doutor em Ciência Política pela University of Alberta, Canadá e professor da University of Waikato, Nova Zealândia.
Diana Thomaz é graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense.
Emerson Maione de Souza é doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense e professor convidado na mesma instituição.
Fernando Brancoli é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas -- Unesp, Unicamp e PUC-SP e pesquisador do Grupo de Análise em Politica Internacional da Universidade Federal Fluminense.
Francisco Eduardo Alves de Almeida é doutorando em História Comparada na UFRJ e professor da Escola de Guerra Naval.
Hermes Moreira Jr. é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” da Unesp, Unicamp e PUC-SP e professor da Universidade Federal da Grande Dourados.
Jussara de Oliveira Machado é graduada em Direito e pesquisadora estudante do Centro de Estudos Estratégicos e Inteligência Governamental da Universidade Federal de Minas Gerais.
Martino Gabriel Musumeci é mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Estudante de Pesquisa na Tokyo University of Foreign Studies.
Paulo Gustavo Pellegrino Corrêa, é doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos e professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU e no Centro Universitário Senac.
Priscila Carlos Brandão é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e professora da Universidade Federal de Minas Gerais.
Rodrigo Fernandes More é doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Católica de Santos e Diretor do Instituto de Estudos Marítimos.