Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Transferências Culturais: O Exemplo da Imprensa na França e no Brasil

(Organização: Valéria Guimarães)

 

• Valéria Guimarães

 

Resultado de uma jornada de estudos organizada por Diana Cooper-Richet e Valéria Guimarães intitulada "As transferências culturais no domínio da imprensa: o exemplo da França e do Brasil" realizada em 2009 no Centre d'histoire culturelle des sociétés contemporaines da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, esta obra é o fruto de uma longa colaboração entre pesquisadores brasileiros e franceses especialistas em história do livro e das mídias, da leitura e da edição.
Os artigos desta obra atestam a especificidade e a pertinência do conceito de transferência cultural. Pois se a imprensa é um dos lugares da construção da identidade nacional, esta não pode se edificar a não ser em relação "à alteridade" uma vez que "... o elemento do nacional tem, ele próprio, um fundamento intercultural". A esse respeito, certos textos deste volume evidenciam a complexidade das trocas, entre Europa e América Latina, e os múltiplos produtos editoriais originais que resultaram destas interações. Esses estudos confirmam, igualmente, o papel privilegiado da imprensa do século XIX como mediador cultural, assim como a existência, no mundo ocidental, de circuitos integrados de informação.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Valéria Guimarães é Doutora em História Social pela USP, pesquisadora responsável pelo projeto Jovem Pesquisador - Fapesp - “as transferências Culturais na imprensa na passagem do século XIX ao XX - Braisle França” no Cedap-Unesp/Assis. Pesquisadora associada ao Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines (CHCSC) da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), onde concluiu parte de seu pós-doutorado com bolsa Hermès da Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH) e da CAPES.

SOBRE OS COLABORADORES:

Lise Andries –  Diretora de pesquisa no CNRS e membro do CELLF, Universidade Paris-Sorbonne.

Jean-François Botrel – Professor de espanhol, Universidade de Rennes 2 Alta-Bretanha.

André Caparelli – Doutorando em literatura francesa e comparada, Universidade de Montpellier III.

Diana Cooper-Richet – Maître de conferénce em história, Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines [CHCSC].

Jerusa Pires Ferreira – Diretora do CEO (Centro de Estudos da Oralidade) e professora de comunicação e semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lúcia Granja – Professora de literatura brasileira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Valéria Guimarães – Pesquisadora em história cultural, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [CEO-COS], bolsa Fapesp e da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines [CHCSC], Bolsa Hermès-FMSH.

Tania Regina de Luca – Professora do Curso e Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisadora do CNPq.

Jean-Yves Mollier – Professor de história contemporânea, Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines [CHCSC].

Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos – Professora de literatura inglesa, Universidade de São Paulo.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-216-4
Páginas: 160
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2012
 
 
Formas de Pagamento