Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Leitura Literária na Escola - Reflexões e Propostas na Perspectiva do Letramento

(Organização: Berta Lúcia Tagliari Feba e Renata Junqueira de Souza)

 

• Berta Lúcia Tagliari Feba
• Renata Junqueira de Souza

 

As criações recentes, de que se ocupa essa publicação (as histórias em quadrinhos, os livros de imagens, as narrativas curtas e os livros-brinquedo) como que rompem com os limites do livro, valendo-se do cruzamento de códigos vários para contaruma história e promover uma experiência de leitura lúdica às crianças. Nesse sentido, elas quebram os protocolos tradicionais e apontam para outras alternativas de interação entre textos e leitores. De certo modo, há uma recuperação da relação original do ser humano com a arte: novas linguagens que se aliam às palavras são feitas de cores e formas, luzes esombras, movimentos e balões, alterando o conceito de livro infantil e restaurando a liberdade do contato prazeroso com o objeto estético. Talvez aí residam as razões de terem caído tão bem no gosto do público. (Vera Aguiar)

A ideia de escrever um livro que reunisse diversos gêneros textuais surgiu há muito tempo. No entanto, não bastava escrever capítulos que definissem esses gêneros. Nós privilegiávamos dois aspectos: que este livro fosse escrito por membros do grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e que esses artigos conseguissem estabelecer um diálogo entre o gênero textual e a prática em sala de aula.
O CELLIJ foi criado em 1996 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente, e sempre esteve à frente de projetos que discutem leitura, interpretação, produção de textos e literatura infantil e juvenil entre professores e crianças. Professores que, por muitas vezes, têm a oportunidade de vir ao Centro para cursos de formação continuada ou em serviço, e crianças que frequentam o CELLIJ participando de projetos de contação de histórias, produção de textos e de incentivo à leitura.
Os integrantes do Centro são discentes de doutorado, mestrado, professores da rede municipal e estadual de ensino e alunos de graduação dos cursos de Letras e Pedagogia que, motivados por discussões acerca do ensino da leitura e da escrita em séries iniciais, aceitaram escrever este livro com alguns convidados especiais. Tais convidados são professores e pesquisadores da área da leitura, escrita, literatura, alfabetização e letramento de várias Universidades do país que direta ou indiretamente interagem com os projetos desenvolvidos pelo CELLIJ.
O livro, neste sentido, contribui para ampliar os conhecimentos do professor para que possa unir teoria e prática da leitura da literatura no espaço escolar. Ainda, a publicação deste material demonstra o comprometimento do Centro com a formação continuada de professores das séries iniciais.
Assim, nos artigos que compõem este livro  temos como objetivo principal discutir a configuração de diversos gêneros textuais e propor atividades que possam levar os alunos das séries iniciais a compreender o texto literário de modo mais proficiente e, sobretudo, a ler na perspectiva do letramento literário. Esperamos, portanto, que professores e mediadores de leitura possam fazer uso desse material e levar seus alunos à verdadeira função da leitura literária: sensibilidade estética, diversão e prazer.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-188-4
Páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2011
 
 
Formas de Pagamento