Essa obra é uma coletânea de estudos resultantes de pesquisa qualitativa acerca da interação e do discurso em sala de aula. Na perspectiva interpretativista, as salas de aula são vistas como microculturas, como universos simbólicos ou sistemas entrelaçados de significados vividos de modo singular por aqueles que se reúnem cotidianamente. Esse livro busca suprir a escassez de publicações no campo da pesquisa qualitativa na confluência da educação com a linguagem em sua dimensão mais ampla (educação como prática interacional) e mais restrita (o ensino de línguas). Nele, o leitor terá a oportunidade de apreciar o prefácio escrito pelo professor Frederick Erickson que condensa o cerne de seu pensamento sobre a pesquisa qualitativa da interação em sala de aula. Todos aqueles que se interessam pela interação como ambiente de aprendizagem e pelo ensino de línguas encontrarão boas razões para ler este livro.
SOBRE AS AUTORAS
Maria Inês Pagliarini Cox, doutora em Educação pela Unicamp, é professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso. Interessa-se por questões relativas ao binômio entre Linguagem e Educação, tendo investigado, nos últimos anos, o processo de aquisição da escrita em sala de aula.
Ana Antônia de Assis-Peterson, Ph.D. Pela University of Pennsylvania (EUA), é professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso. Interessa-se por questões relativas à aprendizagem de língua estrangeira e formação de professores, tendo investigado, nos últimos anos, a interação como contexto favorável à aprendizagem.