Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Literatura
Memória e História da Educação
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Teoria Literária
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Transculturalidade, Linguagem e Educação

-

• Marilda Cavalcanti
• Stella Bor.-Ricardo

Elaborada por pesquisadores vinculados a áreas de conhecimento diversas, tais como, Lingüística Aplicada, Sociolingüística Interacional, Etnografia Escolar, Educação e Semiótica, esta obra traz um tema de grande relevância neste início de milênio, marcado paralelamente pela ampliação da “convivência” entre culturas e conseqüente exacerbação de conflitos: trata-se da questão da transculturalidade, seu foco central, associado às questões de linguagem e educação. A transculturalidade é enfocada com base nas dimensões culturais de comunidades de fala – tratadas aqui em termos dos padrões de uso das línguas e variedades que compõem sua ecologia lingüística – e representa uma alternativa aos estudos dos aspectos sociodemográficos e censitários, inserindo-se no paradigma qualitativo-interpretativista das ciências humanas. Propõe, ainda, o termo transculturalidade como apropriado para desnaturalizar as questões de hegemonia cultural, sendo o radical “trans” visto como portador do sentido de movimento multi e bidirecional e, também, complementar e, nessa perspectiva de transculturalidade, vários capítulos do livro ressaltam a questão educacional: a transição lar-escola para as crianças ou a transição oralidade-letramento para os educandos em geral. Pode-se ver ainda nesse livro que a questão da transculturalidade no Brasil adquire certas especificidades decorrentes de características da sociedade brasileira, marcada pelas disparidades sociais e desigualdades socioeconômicas, que a distinguem de outras sociedades, sejam elas de países em desenvolvimento ou desenvolvidas. Entre essas especificidades, merece especial atenção uma releitura de conceitos como o de status de minorias, de comunidades de fala, de diglossia e de afirmação identitária.

ESGOTADO

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-064-1
Páginas: 252
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2010
 
 
Formas de Pagamento