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A obra tem por objetivo informar àqueles que se encarregam do ensino da escrita, bem como àqueles que participam de situações de comunicação escolarizado/não-escolarizado através de programas de difusão de tecnologias (como técnicos agrícolas, de saúde pública, de habitação), sobre os fatos e os mitos do letramento. Os trabalhos que se seguem, resultados de pesquisas realizadas no Brasil, sob várias perspectivas e utilizando variados tipos de evidências, examinam diversas concepções -- leigas e especializadas -- do fenômeno do letramento. Esse conhecimento, acreditamos, poderá dar sustentação à práxis que tem por objetivo o ensino da escrita e de tecnologias das sociedades letradas como uma das formas de se potencializar o cidadão para lidar com as estruturas de poder da sociedade. Embora utilizando diferentes metodologias, os estudos sobre o letramento que aqui incluímos têm um traço em comum: o letramento é aqui considerado enquanto conjunto de práticas sociais, cujos modos específicos de funcionamento têm implicações importantes para as formas pelas quais os sujeitos envolvidos nessas práticas constroem relações de identidade e de poder.