Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Formação do Professor

Perspectivas da linguística aplicada. Angela B. Kleiman (org.)

DE: R$ 104,00 

• Angela B. Kleiman

 

Este livro é para a professora e o professor, não porque apresente fórmulas ou forneça a chave mágica que resolverá os muitos problemas da difícil tarefa de ensinar, mas porque é preciso ouvir o que dizem aqueles que pesquisam a realidade do ensino, muitas vezes com o próprio "militante" do ensino. O volume ajuda a pensar a teoria com base na prática de professoras e professores que se constituíram em sujeitos participantes da pesquisa, em diversos contextos, com diversos observadores participantes dessa prática. Os trabalhos são resultado de um processo de reflexão contínua, a longo prazo, de longo alcance, por pesquisadores que se encontram em momentos muito diversos da sua reflexão sobre o assunto. Na diversidade, torna-se mais difícil encontrar as "verdades indiscutíveis" e mais fácil fugir do dogmatismo que acaba impedindo a reflexão sobre tão complexo tema. Todos os trabalhos partilham de um princípio geral da pesquisa sobre a linguagem na Lingüística Aplicada: a análise das práticas lingüísticas e discursivas é o instrumento, por excelência, para se estudar o processo de ensino e aprendizagem.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO - Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa
Angela B. Kleiman
PARTE I - A leitura do professor: interface com os estudos do letramento


Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? Angela B. Kleiman
Narrativas de práticas de leitura: trajetórias da professora alfabetizadora
Ana Lúcia Guedes-Pinto
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação do professor: quais as contribuições possíveis?
Simone Bueno Borges da Silva
Professor-leitor, sua identidade e sua práxis
Ana Lúcia de Campos Almeida <
PARTE II - Construindo saberes sobre a língua: interface com a Lingüística


Em nome da língua (em nome de quem?)
Inês Signorini
Atualização em sala de aula de saberes lingüísticos de formação: os efeitos da transposição didática
Edmilson Luiz Rafael
As ações didático-discursivas do professor para a construção e manutenção dos tópicos em aula de gramática
Ana Silvia Moço Aparício
A avaliação de redações na escola: uma experiência no semi-árido
Cosme Batista dos Santos
PARTE III - Contextos e propostas: interface com os programas de desenvolvimento profissional


A pesquisa do professor como parte da educação continuada em curso de magistério indígena no Acre
Marilda C. Cavalcanti
Modelos de educação continuada: os diferentes sentidos da formação reflexiva do professor
Luciane Manera Magalhães
A formação de uma professora Sem Terra: reflexos do processo na prática escolar
Samuel Campos
Formação inicial e letramento do professor de Português: uma proposta em implantação
Jane Q. G. Silva, Juliana A. Assis, Maria de Lourdes M. Matencio

PARTE IV - Novos diálogos interdisciplinares: interface com a Didática


Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor?
Roxane Helena Rodrigues Rojo
 

 
 
Por: R$ 72,80
ISBN: 85-85725-84-2
Páginas: 344
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento