As ameaças tradicionais aos estados nacionais e às democracias são acrescidas hoje de novas ameaças envolvendo outras maneiras de radicalismo ideológico e religioso, narcotráfico, terrorismo internacional, porosidade de fronteiras, governos democráticos fracos e instáveis e um misto de globalização com nacionalismo, processo não previsto pelas teorias tradicionais. Por isso mesmo, estudos sobre defesa nacional, segurança internacional e temas correlatos são cruciais no Brasil e no mundo. A Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) propõe-se a atuar nessa direção. Para tanto agregou pesquisadores, nacionais e estrangeiros, e realizou seu primeiro encontro nacional em 2007. Textos selecionados desse encontro são apresentados aqui.
O livro reúne 17 artigos que expressam cinco das linhas de trabalho às quais a ABED vem se dedicando: História Militar, Instituições Militares, Defesa Nacional, Gênero e Forças Armadas e Segurança Internacional, com ênfase em operações de paz. É um bom pretexto para debate e reflexão do público diretamente interessado nesses temas e em áreas correlatas cuja análise estratégica contribua para a melhor compreensão de fatores históricos e políticos que possam gerar a paz e a segurança.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Claudio Rogerio de Andrade Flor, Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense, graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, oficial da Marinha do Brasil.
Cristiane Aparecida Baquim, doutoranda e mestre em Educação pela Ufscar, tenente-pedagoga da Força Aérea Brasileira, do quadro temporário.
Elói Martins Senhoras, doutorando pela Unicamp, economista, cientista político e especialista em administração e estratégia de empresas.
Emilia Emi Takahashi, doutora e mestre em Educação pela Unicamp, professora adjunto da Academia da Força Aérea (AFA), pesquisadora associada do Núcleo de Psicologia Política PUC/SP.
Eliézer Rizzo de Oliveira, professor titular aposentado da Unicamp; pesquisador e ex-coordenador do seu Núcleo de Estudos Estratégico; ex-diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Memorial da América Latina, São Paulo).
Helena Carreiras, doutora e mestre em Ciência Política, professora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa.
Juliana de Paula Bigatão, mestranda em Relações Internacionais, Programa Santiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP), redatora do Observatório do Cone Sul de Defesa e Forças Armadas, e pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Gedes), da Universidade Estadual Paulista.
Luciana P. Fagundes, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV.
Marcio de Andrade Nogueira, doutorado Profissional em Ciências Navais pelo Centro de Altos Estudos de Defesa (CASD) em Roma, mestrando em ciência política pela Universidade Federal Fluminense, professor da Escola de Guerra Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil.
Maria Celina D Araujo (org.), doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Professora da Fundação Getúlio Vargas, RJ. Foi professora visitante em várias universidades do Brasil e do exterior.
Marco Tulio Delgobbo Freitas, mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense, historiador.
Mauro Barbosa Siqueira Doutorando em ciências aeroespaciais Universidade da Força Aérea (Unifa), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense, adjunto da Coordenadoria de Pós-Graduação da Unifa.
Patrícia Nasser de Carvalho, mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense, economista pela Unicamp.
Paulo Jorge dos Santos Fleury, doutor e mestre em educação, professor universitário e pesquisador associado do Laboratório para estudos de atuação dos Militares na Política - UFRJ (LEMP).
Renato Luís do Couto Neto e Lemos, doutor e mestre em história, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (Lemp).
Richard Marin, doutor em história pela Université de Toulouse II (Le Mirail), França, professor na mesma universidade.
Rodrigo Nabuco de Araújo, doutorando em história pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur lAmérique Latine à Toulouse, Université de Toulouse, França.
Samuel Alves Soares (org.), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisador do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP).
Sergio Luiz Cruz Aguilar, doutorando em história pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis), mestre em integração latino-americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
Shênia Kellen de Lima, mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em relações internacionais pela PUC/MG.
Suzeley Kalil Mathias (org.), doutora em Ciências Sociais pela Unicamp com pós-doutorado na UNED – Instituto Universitário “General Gutiérrez Mellado” (Madri). Professora livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Tânia Regina Pires de Godoy, doutora em história pela Ufscar, docente de História Militar na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA).
TEMAS ABORDADOS NA COLETÂNEA E SEUS RESPECTIVOS AUTORES:
SAUDAÇÃO À ABED
Eliézer Rizzo de Oliveira
PARTE I - ESTRATÉGIA E DEFESA
PODER AÉREO: RECURSO DA MODERNA COERÇÃO MILITAR
Mauro Barbosa Siqueira
DISSUASÃO E COERÇÃO: O EMPREGO DA FORÇA PELO ESTADO BRASILEIRO
Marcio de Andrade Nogueira
EQUACIONANDO A INSEGURANÇA
Claudio Rogerio de Andrade Flor
POLÍTICAS DE DEFESA E ORÇAMENTOS MILITARES NO CONE SUL
Sérgio Luiz Cruz Aguilar
A AGENDA CONTEMPORÂNEA DA POLÍTICA DE SEGURANÇA E DEFESA BRASILEIRA
Elói Martins Senhoras
Patrícia Nasser de Carvalho
PARTE II - PERSPECTIVAS HISTÓRICAS
VERSÕES DA HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA OFICIAL DAS FORÇAS TERRESTRE E NAVAL BRASILEIRAS
Amanda Pinheiro Mancuso
A QUESTÃO DA DEFESA NACIONAL NO PARLAMENTOBRASILEIRO (1891-1921)
Renato Luís do Couto Neto e Lemos
A NAÇÃO EM ARMAS SE APRESENTA AO REI: UMA ANÁLISEDA PARTICIPAÇÃO DOS MILITARES NA VISITA DOS REIS DA BÉLGICA AO BRASIL (1920)
Luciana P. Fagundes
GUERRA REVOLUCIONÁRIA: AFINIDADES ELETIVAS ENTRE OFICIAIS BRASILEIROS E A IDEOLOGIA FRANCESA (1957 - 1972)
Rodrigo Nabuco de Araujo
Richard Mari
PERÍODO MCNAMARA (1961-68) E PREEMINÊNCIA DE AUTORIDADES CIVIS NA FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE DEFESADOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: UM ESBOÇO DE PESQUISA
Shênia Kellen de Lima
PARTE III - ESTUDOS DE GÊNERO
MULHERES NAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS: DUAS DÉCADAS DE INTEGRAÇÃO
Helena Carreiras
MULHER E PILOTO: O CASO DAS PIONEIRAS DA AVIAÇÃO MILITAR BRASILEIRA
Cristiane Aparecida Baquim
NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DAS PRIMEIRAS MULHERES NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
Emilia Emi Takahashi
PARTE IV - MISSÕES E RECRUTAMENTO
AS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS NO PÓS-GUERRA FRIA: O CASO DOS CONFLITOSARMADOS INTRA-ESTATAIS
Juliana de Paula Bigatão
A UTILIZAÇÃO DE SOLDADOS MUJAHIDINS E MERCENÁRIOS NOS CONFLITOS AFRICANOS E NOS BÁLCÃS: O CASO DA SOMÁLIA E DA BÓSNIA-HERZEGOVINA
Marco Tulio Delgobbo Freitas
PARTE V - FORMAÇÃO
AS RELAÇÕES ENTRE A MARINHA DE GUERRA E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE Paulo Jorge dos Santos Fleury
DOUTRINA VERSUS REALIDADE: A DIFÍCIL FORMAÇÃO DA LIDERANÇA MILITAR DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA PARA SUA DESTINAÇÃO NA DEFESA NACIONAL
Tânia Regina Pires de Godoy