Leitura: múltiplos olhares apresenta um rol de visões atuais de estudiosos e especialistas em linguagem, preocupados com o fenômeno da leitura. São visões atualíssimas, vindas da Desconstrução, da Psicanálise, da Análise de Discurso, da Hermenêutica e do Sócio-interacionismo que, embora sob certos aspectos constituam discursos em tensão, dialogam entre si de forma instigante e criativa.
Alguns autores discutem os efeitos que as diferentes concepções sobre leitura provocam na relação leitor-autor-texto, enquanto outros refletem como esses conceitos estão sendo levados para a prática pedagógica em seus diferentes níveis.
Outros, ainda, proporcionam preciosas análises de textos verbais e/ou não verbais, de gêneros diversos, análises essas que têm em comum o objetivo de compreender como a singularidade/subjetividade se manifesta através da linguagem. Em suma, este livro caracteriza-se por apresentar uma heterogeneidade de abordagens teóricas, de propostas de análise e de diretivas para o ensino, que o tornam leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pelo tema leitura, com vistas tanto em aprofundar conhecimentos, como em se munir de subsídios que auxiliem a melhor compreender as práticas sociais letradas e a atualizar os fundamentos do exercício profissional.
PARTICIPAM DESTA COLETÂNEA
Maria José R. Faria Coracini, Márcia Ap. Amador Mascia, Elzira Yoko Uyeno, Márcia Helena de Melo, Valdir Heitor Barzotto, José Carlos Paes de Almeida Filho, Ernesto S. Bertoldo, Regina Célia de Carvalho P. Lima (org.), Beatriz Maria Eckert-Hoff, Claudete Moreno Ghiraldelo, Claudia Rosa Riolfi, Lucas Vieira Dutra.