Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Universidade Contemporânea

Políticas do Processo de Bolonha

DE R$ 58,00 

• Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
• Maria de Lourdes P. de Almeida

 

Este livro sobre as atuais políticas de educação superior da Europa, conhecidas como “Processo de Bolonha”, traz importantes textos tanto da perspectiva de autores europeus que as estão vivenciando, como de autores brasileiros apresentando uma análise crítica de seus princípios, objetivos e compromissos políticos. O livro assume importância uma vez que o Processo de Bolonha abrange atualmente, 45 países. O texto interessa a todo estudioso, ou professor universitário, que deseja conhecer questões implicadas tanto na estrutura das instituições de educação superior como no desenvolvimento curricular destas.

A intenção de publicar um livro sobre a política da educação superior européia foi a de possibilitar ao público brasileiro um contato mais sistematizado com o denominado “Processo de Bolonha”, ao qual se integram 45 países europeus. Os capítulos aqui reunidos apresentam debates sobre essa política que, de uma forma ou outra, está modificando a estruturação da educação superior, das instituições e dos currículos de todas as universidades européias. O Processo de Bolonha tem uma perspectiva político-educativa com a formalização de um sistema europeu de ensino superior que vai para além das questões pedagógicas e curriculares.

O sistema tem seu marco oficial na Declaração de Bolonha de Junho de 1999, e seus princípios estão assentados na idéia base de ser um sistema flexível que permita a mobilidade de estudantes e docentes entre os países pertencentes à Comunidade Européia e a de instituir um diploma de graduação reconhecido em todos os países membro. A proposição desse sistema suscitou muitas discussões em torno das questões sobre universidade, sobre seu papel, sobre as próprias condições de mobilidade e sobre as formas de estruturar o currículo universitário. Este último tem merecido especial debate. O entendimento curricular é o de uma arquitetura regida por homogêneos princípios de formação e de tempo acadêmico, com a finalidade de ser possibilitado o reconhecimento dos diferentes graus acadêmicos – graduação e pós-graduação – no âmbito europeu.
A comunidade acadêmica brasileira tem acompanhado o desenvolvimento desse processo através de palestras, debates e publicações. A intenção de organizar esta coletânea com artigos escritos por estudiosos da questão, tanto no âmbito europeu como no âmbito brasileiro, foi a de possibilitar uma análise das diferentes apreciações feitas aos seus princípios, objetivos e desenvolvimento.

 
 
Por: R$ 40,60
Em Dólar: $ 20.00
ISBN: 978-85-7591-107-5
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento